Notícias http://www.infraestrutura.mg.gov.br Mon, 30 Jun 2025 17:35:22 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Santa Luzia recebe terceira audiência pública realizada pelo Governo de Minas sobre concessão de terminais de ônibus metropolitanos http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3674-santa-luzia-recebe-terceira-audiencia-publica-realizada-pelo-governo-de-minas-sobre-concessao-de-terminais-de-onibus-metropolitanos http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3674-santa-luzia-recebe-terceira-audiencia-publica-realizada-pelo-governo-de-minas-sobre-concessao-de-terminais-de-onibus-metropolitanos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realiza, nesta segunda-feira (1º/7), a terceira de cinco audiências públicas para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.

A audiência será realizada às 19h, na Câmara Municipal de Santa Luzia - Rua Direita, 750 – Centro, e também será transmitida pela internet, no canal do Youtube da Seinfra. Durante a reunião, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.

O terminal de Santa Luzia conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura, sendo contemplado para operação e manutenção pelo contrato de concessão. O novo terminal deverá ocupar uma área com mais de 8 mil metros quadrados, na Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho.

Além de Santa Luzia, o projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano.

Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, também terá a operação e manutenção incluídos no contrato de concessão.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Demais audiências

Duas audiências já foram realizadas, uma no município de Nova Lima e outra em São José da Lapa. A agenda ainda prevê mais duas reuniões nos próximos dias em municípios da RMBH, conforme cronograma a seguir:

1/7 (19h) - Ribeirão das Neves - Auditório Interno da Secretaria Municipal de Educação - Rua Seicídio Jorge Ricardo, 86 - Santa Paula.

2/7 (19h) - Câmara Municipal de Contagem - Praça São Gonçalo, 18 – Centro.

Terminais

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente.

A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.

No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.

Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita, adequação da infraestrutura, construção de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário, e a disponibilização de espaços para realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem-estar.

O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

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Notícias Mon, 30 Jun 2025 06:11:32 -0300
Governo de Minas autoriza pavimentação da rodovia MG-170 entre Pimenta e Guapé http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3672-governo-de-minas-autoriza-pavimentacao-da-rodovia-mg-170-entre-pimenta-e-guape http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3672-governo-de-minas-autoriza-pavimentacao-da-rodovia-mg-170-entre-pimenta-e-guape


O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), autorizou, nesta sexta-feira (27/6) o início das obras de pavimentação da rodovia MG-170, no trecho entre Pimenta e Guapé, estrada que liga o Sudoeste ao Centro-Oeste mineiro. O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Mateus Simões, durante solenidade realizada no município de Pimenta.

Para a execução da obra de pavimentação e restauração de 15,2 quilômetros da rodovia serão investidos cerca de R$ 68 milhões de recursos provenientes do Tesouro Estadual e do Acordo de Brumadinho.

O prazo de execução deste contrato é de 450 dias consecutivos, contados a partir da data da ordem de início. De acordo com a empresa contratada, a obra deve proporcionar a geração de cerca de cem empregos diretos e outros 400 indiretos.

A rodovia deverá favorecer a conexão das regiões Sul e Sudoeste de Minas, por meio da BR-265 e da MG-050, ao oferecer uma ligação completamente asfaltada, o que vai contribuir para o desenvolvimento dos municípios de Guapé e Pimenta, que se destacam na produção de grãos, sobretudo de café e soja, além da vocação turística da região, com destaque para o distrito de Santo Hilário, muito procurado por ser banhado pelo Lago de Furnas e ter belas cachoeiras.

Paralisada desde 2014, o reinício das obras é aguardado pelos moradores da região há mais de uma década e, há 30 anos, eles aguardam a conexão pavimentada do trecho, que beneficia, diretamente, mais de 20 mil habitantes dos dois municípios.

O governador em exercício reforçou a importância da obra para a região e celebrou o fato dela está sendo retomada depois de um grande período de espera da população. "Sou grato pelo trabalho que o DER-MG tem feito nessa direção. Quero dizer à população que fiquem tranquilos. Essa obra não para mais".

"A obra será entregue até o ano que vem, tanto o trecho de recuperação do asfalto que já existe, quanto o trecho de asfaltamento de mais de 12 quilômetros e o encabeçamento da ponte. Nós estamos falando agora de prazo para ela terminar e não mais para começar", salientou Mateus Simões.

A obra

As intervenções na MG-170 estão incluídas no programa Caminhos pra Avançar, e foram divididas em dois lotes.

No Lote 1, será feita a melhoria de 2,72 quilômetros em segmentos descontínuos, além da complementação de duas pontes, uma sobre o Córrego Grande ou Cachoeira, com a finalização do tabuleiro e o encabeçamento, e a outra sobre o ribeirão Jardim, para conclusão da laje de transição.

No Lote 2, será implantada a pavimentação de 12,48 quilômetros contínuos, que completam o acesso a Guapé, além da instalação de sinalização vertical e sinalização horizontal, bem como obras de drenagem.

"É muito gratificante poder colocar fim a todas essas obras. Tudo que foi deixado parado lá atrás, nós vamos deixar pronto com dinheiro em caixa para poder terminar e o compromisso do Governo de Minas é que nós nunca vamos começar nada que a gente não possa acabar", garantiu o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

"Esta obra aqui da MG-170, que estamos dando a hoje a ordem de início, nos próximos dez a 15 dias a empresa já estará mobilizada com as maquinas iniciando os trabalhos e até o final deste governo vamos entregá-la", complementou Tavares.

Reparação socioeconômica

O Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho foi firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e a empresa Vale S.A, com mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), após o rompimento das barragens da Vale em Brumadinho.

O rompimento em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, econômicos e ambientais.

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Notícias Fri, 27 Jun 2025 12:41:30 -0300
Trechos da MG-424 operam com esquema pare e siga entre Matozinhos e Sete Lagoas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3673-trechos-da-mg-424-operam-com-esquema-pare-e-siga-entre-matozinhos-e-sete-lagoas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3673-trechos-da-mg-424-operam-com-esquema-pare-e-siga-entre-matozinhos-e-sete-lagoas

Dando sequência às obras de recuperação do pavimento na rodovia MG-424, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os trechos entre os kms 20 e 50, entre Matozinhos e Sete Lagoas, vão operar pelo sistema pare e siga a partir da próxima segunda-feira (30/6).

Nesse tipo de operação, apenas um fluxo é liberado por vez, o que pode ocasionar em retenção de veículos e aumentar o tempo de viagem. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), autarquia que conduz as obras, orienta o condutor sobre a necessidade de redobrar os cuidados ao passar pelo trecho, obedecer a sinalização e respeitar o limite de velocidade.

“Quem transita pela via tem que redobrar os cuidados e, se possível, utilizar rotas alternativas, por meio da BR-040, por exemplo, para chegar a Sete Lagoas, explica o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

“Essas intervenções são necessárias para reestabelecer o pavimento às suas melhores condições, garantindo assim, uma viagem mais confortável e segura para todo os usuários. Os transtornos são temporários, mas os benefícios serão contínuos”, acrescenta.

As melhorias na MG-424, que integram o programa Caminhos pra Avançar, maior conjunto de obras rodoviárias das últimas décadas em Minas, abrangem 50 quilômetros, entre o entroncamento com a MG-010 e Sete Lagoas.

O trecho passa, também, pelos municípios de São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos e Prudente de Morais. O investimento é de mais de R$ 80 milhões e beneficia mais de meio milhão de habitantes dos municípios diretamente envolvidos

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Notícias Fri, 27 Jun 2025 10:05:44 -0300
Governo de Minas realiza segunda audiência pública sobre concessão de terminais de ônibus metropolitanos em São José da Lapa http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3671-governo-de-minas-realiza-segunda-audiencia-publica-sobre-concessao-de-terminais-de-onibus-metropolitanos-em-sao-jose-da-lapa http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3671-governo-de-minas-realiza-segunda-audiencia-publica-sobre-concessao-de-terminais-de-onibus-metropolitanos-em-sao-jose-da-lapa

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realizou, nesta quarta-feira (25/6), a segunda de cinco audiências públicas para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.

A audiência foi realizada às 19h, na Câmara Municipal de São José da Lapa - R. Padre José Dias, 965 – Centro e transmitida pela internet, no canal do Youtube da Seinfra.

O novo terminal em São José da Lapa deverá ocupar uma área com mais de 35 mil metros quadrados, próximo da rodovia MG-424. Durante a reunião, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.

Além de São José da Lapa, o projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, Nova Lima e Lagoa Santa/Vespasiano.

Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outros dois terminais estão sendo construídos pelos próprios municípios, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. É o caso do terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, e o terminal de Santa Luzia, que conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Demais audiências

A primeira audiência pública foi realizada no dia 23/6, em Nova Lima. Outras três estão agendadas para os próximos dias em municípios da RMBH, conforme cronograma a seguir:

30/6 (19h) - Santa Luzia - Câmara Municipal de Santa Luzia - Rua Direita, 750 – Centro.

1/7 (19h) - Ribeirão das Neves - Auditório Interno da Secretaria Municipal de Educação - Rua Seicídio Jorge Ricardo, 86 - Santa Paula.

2/7 (19h) - Câmara Municipal de Contagem - Praça São Gonçalo, 18 – Centro.

Terminais

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente.

A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.

No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.

Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita, adequação da infraestrutura, construção de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário, e a disponibilização de espaços para realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem estar.

O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

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Notícias Thu, 26 Jun 2025 10:27:42 -0300
Governo de Minas regulamenta transporte de cães e gatos de pequeno porte em ônibus intermunicipais http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3670-governo-de-minas-regulamenta-transporte-de-caes-e-gatos-de-pequeno-porte-em-onibus-intermunicipais http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3670-governo-de-minas-regulamenta-transporte-de-caes-e-gatos-de-pequeno-porte-em-onibus-intermunicipais

Viajar com animais de estimação vai ficar mais fácil em Minas a partir desta sexta-feira (27/6). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), vai publicar, no Diário Oficial de Minas Gerais, o regulamento para transporte de cães e gatos domésticos de pequeno porte nos ônibus do sistema intermunicipal de passageiros.

A norma, que entra em vigor na mesma data, estabelece diretrizes para garantir a segurança e o conforto de tutores, animais e demais usuários durante as viagens. A regulamentação se aplica a veículos rodoviários nas categorias convencional e executivo.

O documento foi elaborado em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpas) e o Ministério Público do Estado (MPMG).

De acordo com a publicação, são considerados de pequeno porte os cães e gatos domésticos que possam ser transportados em caixas que o tutor consiga carregar e manusear, e que tenham espaço suficiente para o animal se levantar, virar e se deitar com conforto.

"Esse decreto é fundamental para padronizar o transporte de animais nos ônibus intermunicipais, garantindo mais segurança e tranquilidade para tutores, passageiros e empresas. É uma iniciativa que organiza o serviço e reflete o compromisso do Estado em estabelecer regras que atendam ao interesse coletivo", afirma o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Aaron Dalla.

Benefícios

Há muitos anos, Joyce da Silva Mendes resgata animais em situação de risco por meio do projeto Amor a Quatro Patas. Ela ressalta que a regulamentação é um passo importante para fortalecer a responsabilidade com os pets.

Em períodos como as férias, quando aumentam os casos de abandono, oferecer condições seguras de viagem pode fazer a diferença na decisão dos tutores.

"Quando o transporte é acessível e regulamentado, ele protege os animais e incentiva as famílias a mantê-los por perto, inclusive nas viagens. Isso ajuda a combater o abandono e reforça a importância da guarda responsável", destaca Joyce da Silva Mendes.

Regras

Entre as principais exigências para as viagens, estão o uso obrigatório de caixas de transporte resistentes, ventiladas e compatíveis com o tamanho do animal, que impeçam o contato com outros passageiros. Também é necessária a compra de passagem para o pet.

O tutor deverá portar atestado de saúde emitido por médico veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, com validade de até 30 dias antes da data da viagem, comprovando que o animal está em boas condições de saúde.

O assessor técnico do CRMV-MG, Messias Lobo, ressalta que os tutores devem ficar atentos à vacinação e vermifugação dos animais para agilizar o processo de emissão do atestado pelo médico veterinário.

“A exigência do atestado garante a segurança para os animais e para os passageiros que utilizam o serviço de transporte intermunicipal. É um processo rápido. O médico faz uma consulta, avalia as condições de saúde do animal e já emite o atestado na hora”, explica.

Para embarcar, cães e gatos devem estar limpos e não podem representar riscos à segurança dos demais usuários. É permitido o transporte de até dois animais domésticos de pequeno porte por viagem no sistema intermunicipal, seguindo a ordem de reserva.

Cães-guia e outros animais amparados por legislação específica seguem regras próprias.

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Notícias Thu, 26 Jun 2025 10:12:09 -0300
Tarifa do metrô da Região Metropolitana de BH será atualizada a partir de 1º de julho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3669-tarifa-do-metro-da-regiao-metropolitana-de-bh-sera-atualizada-a-partir-de-1-de-julho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3669-tarifa-do-metro-da-regiao-metropolitana-de-bh-sera-atualizada-a-partir-de-1-de-julho

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), informa que está autorizado o reajuste de preço da tarifa do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Metrô BH) de R$ 5,50 para R$ 5,80 a partir de 1º de julho. A atualização de 5,45% do valor, conforme os índices inflacionários, está prevista no contrato de concessão.

Desde o início da concessão, em março de 2023, o sistema vem passando por uma série de melhorias, como a modernização das estações e a ampliação da capacidade operacional. Em um esforço conjunto entre o Governo de Minas e a concessionária, algumas entregas estão sendo antecipadas.

O avanço nas obras da Linha 2, que terá um novo traçado para interligar a Linha 1 à região do Barreiro, já é visualmente perceptível. A operação comercial das estações Amazonas e Nova Suíça deverá começar no segundo semestre de 2026. A previsão é que todo o trajeto esteja em pleno funcionamento até 2028, encerrando uma espera de mais de duas décadas pela população mineira.

Na linha 1, um novo trecho de 1,7 quilômetro de extensão, que vai ligar a estação Eldorado à futura estação Novo Eldorado, deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2026, melhorando a conexão entre Contagem e Belo Horizonte.

Novos trens

A compra de novos trens para operação no metrô de BH também foi antecipada em dois anos.

A previsão é que dez novos trens entrem em operação até o fim de 2026. A fabricação completa dos outros 14 também está prevista para acontecer de forma antecipada. O volume de investimento é de cerca de R$ 700 milhões.

Investimentos

A concessão do Metrô da RMBH, com investimento total de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada, tem possibilitado melhorias nos serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o Metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Atendimento ao usuário

Ligação e WhatsApp: 0800 723 1456
E-mail: falemetrobh@metrobh.com.br
Site: https://www.metrobh.com.br/fale-com-a-gente/

O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

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Notícias Tue, 24 Jun 2025 14:07:32 -0300
A maior renovação da história no transporte metropolitano de Minas já começou! http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3668-a-maior-renovacao-da-historia-no-transporte-metropolitano-de-minas-ja-comecou http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3668-a-maior-renovacao-da-historia-no-transporte-metropolitano-de-minas-ja-comecou

O Governo de Minas está promovendo a maior renovação da frota de ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte. São mais de 600 ônibus novinhos em folha já circulando, e até o final de 2025, esse número chegará a 850 novos veículos nas ruas!

Com essa iniciativa, 1 em cada 3 ônibus será novo, garantindo viagens mais rápidas, seguras e confortáveis para milhares de mineiros. E o melhor: os novos ônibus seguem o padrão Euro 6, com tecnologia mais limpa e menos poluentes no ar.

Um investimento de R$ 382 milhões foi destinado à compra dos 600 primeiros veículos, e as concessionárias que operam as linhas também estão fazendo a sua parte, com previsão de adquirir mais 250 ônibus.

Com tantos ônibus novos, a idade média da frota será reduzida de 11 para apenas 6 anos!

Tudo isso foi planejado com responsabilidade e de forma estratégica, distribuindo os novos veículos nas linhas com maior demanda e necessidade de renovação.

A renovação da frota de ônibus é só o começo! Essa transformação faz parte de um grande pacote de melhorias do Transporte Estadual Metropolitano – o TREM, que está redesenhando a forma como você se move pela Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além dos novos ônibus, o sistema conta com o Metrô de BH em plena modernização: a Linha 1 está sendo requalificada e a tão esperada Linha 2 até o Barreiro está saindo do papel!

Com o Trem, você ganha integração real entre os modais, ampliando suas opções de deslocamento e melhorando a cobertura do transporte público para toda a RMBH.

Chegou a hora de viver uma mobilidade mais ágil, acessível e sustentável.

Veículos adquiridos com recursos do termo de reparação. O rompimento em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas.

 

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Notícias Mon, 23 Jun 2025 13:28:00 -0300
Governo de Minas realiza primeira audiência pública sobre concessão de terminais de ônibus metropolitanos em Nova Lima http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3667-governo-de-minas-realiza-primeira-audiencia-publica-sobre-concessao-de-terminais-de-onibus-metropolitanos-em-nova-lima http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3667-governo-de-minas-realiza-primeira-audiencia-publica-sobre-concessao-de-terminais-de-onibus-metropolitanos-em-nova-lima

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realiza, nesta segunda-feira (23/6), a primeira de cinco audiências públicas para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.

A audiência será realizada, às 19h, no Centro de Educação Ambiental (Rua Lauro Magalhães Santeiro, 1491 – Chácara dos Cristais) e também será transmitida pela internet, no canal do Youtube da Seinfra.

O novo terminal em Nova Lima deverá ocupar uma área com mais de 12 mil metros quadrados, próximo da rodovia MG-030, no bairro Fazenda do Benito. Durante a reunião, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos.

Além de Nova Lima, o projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano.

Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outros dois terminais estão sendo construídos pelos próprios municípios, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. É o caso do terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, e o terminal de Santa Luzia, que conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Terminais

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente.

A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.

No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.

Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita, adequação da infraestrutura, construção de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário, e a disponibilização de espaços para realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem estar.

O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

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Notícias Mon, 23 Jun 2025 11:31:07 -0300
Novos trens do metrô da RMBH terão wi-fi e contagem de passageiros; inovações garantem bem-estar do usuário em maior mudança desde a inauguração http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3666-novos-trens-do-metro-da-rmbh-terao-wi-fi-e-contagem-de-passageiros-inovacoes-garantem-bem-estar-do-usuario-em-maior-mudanca-desde-a-inauguracao http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3666-novos-trens-do-metro-da-rmbh-terao-wi-fi-e-contagem-de-passageiros-inovacoes-garantem-bem-estar-do-usuario-em-maior-mudanca-desde-a-inauguracao

O sonho dos mineiros em ter mais qualidade na mobilidade urbana está mais próximo de ser realizado. Os novos trens para o metrô de Belo Horizonte e Região Metropolitana já estão sendo produzidos, e o governador Romeu Zema conheceu o primeiro dos 24 que serão entregues. Em Changchun, na China, o Chefe do Executivo foi apresentado às novas tecnologias que vão possibilitar mais conforto, segurança e sustentabilidade para quem precisa usar o metrô.

Zema esteve na fábrica da Changchun Railway Vehicles (CRRC), responsável pela produção dos novos modais, para conhecer as instalações industriais, processos de produção e inovação tecnológica adotados pela empresa, líder mundial no fornecimento de trens.

“Esses novos trens vão revolucionar o transporte urbano de Minas Gerais. As máquinas são mais seguras, tecnológicas, eficientes e menos poluentes. Tenho certeza que a população vai ficar extremamente satisfeita. Desde a inauguração do metrô de Belo Horizonte, em 1986, que a capital não tem uma mudança tão significativa na vida dos mineiros. Para esse momento se tornar realidade, tivemos muito trabalho, então, para mim, como governador, é um momento de muito orgulho”, disse Romeu Zema.

O que os novos trens vão oferecer para a população?

Para garantir ainda mais conforto e segurança, os trens são equipados com sistema de vigilância por câmeras (CFTV) e canal direto de comunicação com o condutor em situações de emergência. A conectividade também foi contemplada: o sistema de Wi-Fi embarcado permite que os passageiros se conectem à internet por meio de uma página de login segura, permanecendo conectados durante toda a viagem.

Pensando na lotação dos carros, foi implementado um sistema de contagem de passageiros, que informa às estações seguintes o nível de ocupação de cada carro. Assim, os usuários conseguem se posicionar de forma mais estratégica na plataforma, escolhendo os carros menos cheios, o que contribui para uma melhor distribuição dos passageiros e maior conforto.

Outro aspecto importante é o sistema de climatização. Cada carro possui duas unidades de ar-condicionado que monitoram automaticamente a qualidade do ar. Quando necessário, o sistema realiza a troca entre o ar interno e externo, utilizando filtros para garantir a qualidade do ambiente.

A experiência do passageiro também foi amplamente considerada no projeto. Os trens contam com um moderno sistema de multimídia ativa, que inclui dois displays de LED informando o nome da estação atual, a próxima parada e o destino final. Além disso, há oito telas LCD de 21,5 polegadas por carro, com capacidade para transmitir conteúdos diversos, como informações operacionais e institucionais. Acima de cada porta, um mapa eletrônico dinâmico em LCD mostra o trajeto completo da linha, com indicações em tempo real sobre a posição do trem, o que proporciona mais segurança e orientação aos usuários.

O design interno também recebeu atenção especial. Os bancos dos novos trens foram projetados para oferecer mais espaço, sendo os maiores já utilizados na frota do metrô de BH. Isso proporciona maior comodidade durante o trajeto.

Novos sistemas de operação

Outro diferencial tecnológico é o uso de telemetria embarcada, que envia dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações (CCO). Esta ferramenta será essencial para a manutenção preventiva dos trens, aumentando a confiabilidade do serviço, esse sistema irá permitir a identificação rápida de falhas nos veículos, possibilitando intervenções e substituições com o mínimo de impacto para os passageiros.

Um sistema importante dessa nova frota é o que transforma a energia gerada na frenagem em eletricidade. Essa tecnologia, além de reduzir o consumo energético, contribui significativamente para a sustentabilidade ambiental e para a eficiência do transporte sobre trilhos.

A operação dos trens conta ainda com o sistema ATO (Operação Automática de Trens), que realiza automaticamente as funções de aceleração, frenagem e abertura e fechamento das portas. Isso garante uma viagem mais suave e segura, com controle rigoroso do tempo entre as estações e precisão na parada dos trens.

Os novos trens do Metrô de Belo Horizonte incorporam uma série de inovações tecnológicas que tornam o transporte público mais eficiente, sustentável, seguro e confortável. Essas melhorias são fundamentais para incentivar o uso do metrô como alternativa viável ao transporte individual, contribuindo para a mobilidade urbana e para a qualidade de vida na capital mineira.

Previsão de entrega

Com apoio do Governo de Minas, a Metrô BH, concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da RMBH, antecipou em dois anos a compra dos 24 novos trens previstos para o sistema.

A previsão é que dez novos trens entrem em operação até o fim de 2026. A fabricação completa dos outros 14 também está prevista para acontecer de forma antecipada. O volume de investimento é de cerca de R$ 700 milhões.

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Notícias Wed, 18 Jun 2025 11:47:31 -0300
Na China, Governo de Minas conhece fábrica dos novos trens do Metrô da RMBH http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3665-na-china-governo-de-minas-conhece-fabrica-dos-novos-trens-do-metro-da-rmbh http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3665-na-china-governo-de-minas-conhece-fabrica-dos-novos-trens-do-metro-da-rmbh

O governador Romeu Zema e a comitiva do Estado realizaram, nesta quarta-feira (18/6), em Changchun, na China, uma visita técnica às fábricas do grupo Changchun Railway Vehicles (CRRC) para conhecer as instalações industriais, processos de produção e inovação tecnológica adotados pela empresa, líder mundial no fornecimento de trens. A companhia é responsável pela produção dos novos modais que serão utilizados no metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Durante a vistoria, o governador conheceu um dos trens que fará parte do dia a dia de quem utiliza o metrô na capital e na Região Metropolitana, e destacou que a nova tecnologia será essencial para a mobilidade da população.

"Fiz questão de estar aqui e conhecer o primeiro dos 24 trens que serão entregues nos próximos meses. Nós vamos ver, ainda neste ano, esta unidade rodando em Belo Horizonte. Essa é uma máquina mais econômica, mais confortável, com ar-condicionado, mais silenciosa, com muito mais conforto para o usuário. É isso que queremos: mobilidade com qualidade para os mineiros", disse o governador.

A comitiva do Governo de Minas também esteve na fábrica da Joint Venture da CRRC com a Alstom (Carc), onde são produzidos painéis elétricos e o console do operador dos novos trens do metrô. Após esta etapa de fabricação, os equipamentos são enviados para a fábrica da CRRC Changchun para testes e montagem final.

A CRRC Changchun possui um histórico consolidado de fornecimento de trens para o Brasil, com veículos em operação no Metrô Rio e na Supervia.

"Estivemos na fábrica e vimos como os trens são produzidos, vimos como esta empresa está avançada em tecnologia. Inclusive, eles produzem os trens-bala utilizados na China e em outros países do mundo. Com certeza, o Metrô da RMBH vai ter aquilo que há de mais moderno e melhor, o que o mineiro merece", destacou o governador Romeu Zema.

Com apoio do Governo do Estado, a Metrô BH, concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da RMBH, antecipou em dois anos a compra dos 24 novos trens previstos para o sistema.

A previsão é que dez novos trens entrem em operação até o fim de 2026. A fabricação completa dos outros 14 também está prevista para acontecer de forma antecipada. O volume de investimento é de cerca de R$ 700 milhões.

“Como governador de Minas, ver que os novos trens do metrô não são mais projetos, e sim realidade, é motivo de muito orgulho. Estamos fazendo uma revolução no transporte urbano do estado”, pontuou Zema.

Entregas antecipadas

A concessão do Metrô da RMBH, com investimento total de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada, tem possibilitado melhorias nos serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias.

Atualmente, estão em curso as obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o Metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Grupo CCR

Com sede em Pequim, o grupo é composto por 46 empresas e tem cerca de 180 mil colaboradores. Ele se destaca pela ampla diversidade de produtos com alta tecnologia, incluindo trens de alta velocidade, locomotivas, veículos de transporte coletivo e vagões de carga. O CRRC está em 24 países e já produziu 9,5 mil veículos.

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Notícias Wed, 18 Jun 2025 07:16:06 -0300
Governo de Minas entrega novos ônibus para linhas metropolitanas de Caeté http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3664-governo-de-minas-entrega-novos-onibus-para-linhas-metropolitanas-de-caete http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3664-governo-de-minas-entrega-novos-onibus-para-linhas-metropolitanas-de-caete

O Governo de Minas entregou, nesta terça-feira (17/6), por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), quatro novos ônibus para as linhas metropolitanas que atendem Caeté e redondezas, dando continuidade à renovação da frota de transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A iniciativa integra um conjunto de ações para modernizar o transporte público. “É uma grande alegria celebrar uma entrega tão simbólica aqui em Caeté, que representa melhorias reais na vida das pessoas. Os novos veículos vão beneficiar mais de 2,2 mil pessoas por dia, oferecendo mais conforto, segurança e menor impacto ambiental”, detalhou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno.

"Tudo isso faz parte de um esforço maior para integrar os municípios da RMBH, encurtar distâncias e transformar a mobilidade em um instrumento de inclusão, qualidade de vida e desenvolvimento", explicou Pedro Bruno.

Renovação da frota

Os novos ônibus entregues são do modelo Padrão Euro 6, com tecnologia mais limpa e menor emissão de poluentes. Eles irão compor a frota que opera em Caeté, com 75 viagens por dia, em cinco linhas do sistema.

Com isso, o número total de novos ônibus já em circulação na RMBH chega a 632 veículos, com o objetivo de chegar a 850 veículos até dezembro. A entrada dos novos veículos vai impactar na redução da idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, que passará de 11 para 6 anos até o final de 2025.

Os veículos estão circulando em linhas que atendem municípios como Caeté, Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves. A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Os novos veículos fazem parte do acordo firmado entre Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) para a aquisição de novos veículos e o reequilíbrio dos contratos de transporte afetados pelos impactos da pandemia, com intermediação da Seinfra, da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

O investimento total previsto é de R$ 382 milhões, com recursos oriundos do Acordo de Reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho. O rompimento das barragens da Vale, em 2019, tirou a vida de 272 pessoas e causou diversos impactos sociais, econômicos e ambientais.

Fotos: Francielle Cota

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Notícias Wed, 18 Jun 2025 05:00:00 -0300
Governo de Minas apresenta próximos investimentos em transportes e logística http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3662-governo-de-minas-apresenta-proximos-investimentos-em-transportes-e-logistica http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3662-governo-de-minas-apresenta-proximos-investimentos-em-transportes-e-logistica

O Governo de Minas apresentou, nesta quinta-feira (12/6), os próximos investimentos prioritários que serão realizados no setor de transportes e logística em todo o estado. As ações foram definidas a partir do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG) de curto prazo, focando na resolução de problemas atualmente existentes.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o plano tem como objetivo aprimorar a infraestrutura logística mineira e impulsionar o desenvolvimento regional de forma estratégica e integrada.

“O Brasil hoje possui a maior carteira de projetos de investimentos do mundo. E dentro desse contexto, Minas Gerais será o epicentro do investimento em infraestrutura do país nos próximos anos. Então, ter essa clareza de planejamento com o Pelt-MG é fundamental para podermos avançar e seguir sendo referência em infraestrutura”, enfatizou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

A carteira de projetos do Pelt-MG contempla mais de 480 empreendimentos, que reúnem cerca de 4.582 obras. Entre os destaques estão mais de 400 ações rodoviárias, incluindo o lote de concessão da Zona da Mata, um dos cinco maiores investimentos previstos no setor. O volume total de investimentos, entre públicos e privados, soma R$ 513 bilhões.

O plano também contempla 17 intervenções ferroviárias, 13 projetos dutoviários, 12 iniciativas aeroportuárias e duas ações hidroviárias. Vários desses empreendimentos já estão contratados ou em processo de execução, enquanto outros necessitam de ações governamentais do Estado ou alinhamento junto ao Governo Federal para desenvolvimento. O documento completo está disponível neste link.

“O negócio da Codemge é fazer Minas crescer. Em linha com essa missão, o Pelt-MG representa uma estratégia organizada de desenvolvimento, que busca integrar todas as regiões do Estado e garantir oportunidades para a população, fomentando cadeias produtivas regionais, atraindo novos negócios e promovendo inclusão por meio da mobilidade interurbana”, afirma a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.

O diretor de Concessões e Parcerias da Companhia, Gabriel Fajardo, destaca que as ações resultantes do plano se dividem em carteiras de empreendimentos como as de concessões de infraestrutura junto à iniciativa privada e as de obras públicas, além de projetos com alinhamento interinstitucional e intergovernamental para sua concretização, como no caso das ferrovias e aeroportos. “O foco do Pelt-MG está na melhoria da conectividade, na redução de custos logísticos e no aumento da competitividade do Estado”, salienta.

Inovação

Minas Gerais é pioneira na utilização do Five Case Model (5CM), metodologia desenvolvida pelo Tesouro Britânico e adotada para embasar a seleção e priorização dos empreendimentos. É a primeira vez que esse é aplicado como uma ferramenta de planejamento de carteiras de investimentos no Brasil, conferindo mais rigor técnico, visão de longo prazo e transparência às decisões de investimento.

Além disso, coloca o Estado nos mesmos caminhos que países mais desenvolvidos tomam suas decisões sobre investimentos, baseando a alocação dos recursos em critérios técnicos e com potencial de melhores efeitos para a população.

Sobre o Pelt-MG

O Plano Estadual de Logística e Transportes foi construído a partir de uma série de encontros realizados em diferentes regiões do estado, com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas para a área de transportes.

O documento técnico apresenta a visão estratégica do Governo de Minas, com cenários, avaliações e recomendações de curto prazo para empreendimentos e iniciativas voltadas ao transporte de bens e pessoas por rodovias, ferrovias, aeroportos, dutos e vias navegáveis.

Baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais de planejamento, o Pelt-MG proporciona maior previsibilidade na aplicação de recursos públicos e privados, o que reforça a segurança para investidores e contribui para a viabilidade de novas obras em todo o estado.

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Notícias Fri, 13 Jun 2025 06:11:58 -0300
Avanços na infraestrutura do estado são apresentados no Assembleia Fiscaliza http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3663-avancos-na-infraestrutura-do-estado-sao-apresentados-no-assembleia-fiscaliza http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3663-avancos-na-infraestrutura-do-estado-sao-apresentados-no-assembleia-fiscaliza


A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) prestou contas aos parlamentares mineiros, na quarta-feira (11/6), no âmbito do Assembleia Fiscaliza, iniciativa desenvolvida pelo poder legislativo mineiro para acompanhar as ações realizadas pelo poder executivo em diversas áreas.

Durante a abertura, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, ressaltou que, nos próximos anos, Minas Gerais passará por uma grande transformação no setor de infraestrutura.

“A infraestrutura é uma agenda que precisamos dar as mãos e avançarmos juntos. E em Minas Gerais isso tem acontecido. Nos próximos sete anos, de acordo com um dado da Federação das Indústrias, nós teremos 100 bilhões de reais em investimentos em Infraestrutura no nosso Estado, o que vai contribuir para transformar completamente o setor”, destacou.

Um dos destaques da reunião foram as obras do Caminhos para Avançar, maior programa de recuperação de rodovias da última década, com 164 empreendimentos, entre obras em andamento, concluídas e a serem iniciadas, somando mais de R$ 5 bilhões em investimentos.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, mencionou as melhorias nos contratos de conservação das rodovias em diferentes regiões do estado.

“A partir do mês de julho, vamos ter toda a nossa malha contemplada pelos novos contratos de conservação. E vamos investir, só em conservação, anualmente, entre R$800 e R$900 milhões. Com esse contrato agora conseguimos ter uma abrangência maior de todo o estado e ter um nível de conservação melhor. Isso é um legado que vamos deixar", comemorou.

Artemig
A criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), aprovada pela ALMG no mês de abril, foi muito repercutida durante a reunião de prestação de contas. O secretário enfatizou que a criação da agência é um marco histórico e reconheceu o trabalho dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei que instituiu a autarquia.

Na prática, a Artemig funcionará para reforçar a qualidade dos serviços geridos pela iniciativa privada, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessões, para os usuários.

Transporte e Mobilidade
Na área de Transporte e Mobilidade, o destaque ficou por conta da conclusão do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG), coordenado pela Seinfra, em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O plano tem como objetivo aprimorar a infraestrutura logística mineira e impulsionar o desenvolvimento regional de forma estratégica e integrada.

Também foram apresentados ao avanços das obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2, que vai levar o sistema metroviário até o Barreiro.

Na apresentação, o secretário lembrou do acordo assinado no mês de maio com as famílias das moradias a serem desocupadas para viabilizar a continuidade das obras da Linha 2. Ao todo, 341 famílias serão indenizadas, além de receberem quatro meses de aluguel social.

Além disso, foi abordado o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, recuperação, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos e o encontro que reuniu Estado e municípios para discutirem a construção de modelo integrado de mobilidade para a região Metropolitana de BH.

A atuação das Agências de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) nos processos de ordenação territorial e fiscalização também foi apresentada aos parlamentares.

Fotos: Elizabete Guimarães / ALMG

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Notícias Thu, 12 Jun 2025 10:43:50 -0300
Governo de Minas lança programa de infraestrutura para estimular turismo e recuperar 35 rodovias http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3661-governo-de-minas-lanca-programa-de-infraestrutura-para-estimular-turismo-e-recuperar-35-rodovias http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3661-governo-de-minas-lanca-programa-de-infraestrutura-para-estimular-turismo-e-recuperar-35-rodovias

Uma iniciativa que une desenvolvimento da infraestrutura viária com a valorização do turismo regional. Assim é definido o programa Infraturismo – Minas é o Caminho, lançado, nesta segunda-feira (9/6), pelo Governo de Minas, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em Belo Horizonte.

Sob coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o programa tem como foco principal melhorar o acesso a destinos turísticos estratégicos, promovendo não apenas a mobilidade de visitantes, mas também a qualidade de vida da população mineira.

Com investimento superior a R$ 1,5 bilhão, o Infraturismo contempla 35 rodovias que somam mais de 1,3 mil quilômetros de intervenções, entre obras de pavimentação e recuperação funcional. A proposta é, antes de atrair turistas de fora, criar melhores condições para que os próprios mineiros redescubram o estado, impulsionando a economia local, a cultura regional e o sentimento de pertencimento.

Ao todo, 26 regiões turísticas serão beneficiadas, abrangendo diferentes territórios de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Serras Verdes do Sul de Minas, Trilhas do Rio Doce, Mar de Minas, Caminhos da Mantiqueira, entre outros.

"O Infraturismo integra a infraestrutura ao planejamento turístico, conectando pessoas, cidades e oportunidades de forma inteligente e sustentável. Estamos falando de um programa com potencial de transformar o jeito de fazer turismo em Minas Gerais", afirma o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas, Pedro Bruno.

"Trata-se de um pilar fundamental, pois influencia diretamente na acessibilidade, no conforto e na segurança dos visitantes, estimulando o crescimento da atividade turística e melhorando a experiência dos viajantes", acrescenta o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Destaques

Com previsão de execução até 2026, o programa também atua como indutor de desenvolvimento econômico regional, contribuindo para geração de emprego, renda e para o fortalecimento da economia da criatividade em mais de 47 municípios e áreas de abrangência de 26 Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

Entre os destaques do programa, há rodovias que conectam importantes atrativos naturais, culturais e religiosos, como o Santuário da Padroeira de Minas em Caeté, o Parque Estadual do Rio Doce, o Centro Histórico de Diamantina, o Parque Nacional da Serra do Cipó, além de cidades turísticas como Monte Verde (Camanducaia), Conceição do Mato Dentro, Gonçalves e Serro.

Marco para o turismo

Com cerca de 32 milhões de turistas em Minas somente em 2024, dos quais 78% se locomovem por via terrestre, o fortalecimento das rodovias é estratégico. O programa ainda reforça a diretriz de valorização do turismo interno: 61% dos turistas em Minas são os próprios mineiros.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o Infraturismo é uma política pública ampla que promove a cidadania e reforça o papel do turismo como vetor de desenvolvimento humano, cultural e econômico.

O Infraturismo representa um marco para o turismo em Minas Gerais. Não estamos apenas abrindo caminhos para o visitante, estamos fortalecendo as rotas do afeto, do pertencimento e da memória dos mineiros. É um projeto que conecta pessoas, valoriza o território e transforma a infraestrutura em ponte para a cidadania", conclui Leônidas de Oliveira.

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Notícias Wed, 11 Jun 2025 06:24:23 -0300
Estado e municípios discutem construção de modelo integrado de mobilidade para a região Metropolitana de BH http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3660-estado-e-municipios-discutem-construcao-de-modelo-integrado-de-mobilidade-para-a-regiao-metropolitana-de-bh http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3660-estado-e-municipios-discutem-construcao-de-modelo-integrado-de-mobilidade-para-a-regiao-metropolitana-de-bh

A integração dos sistemas de transporte público e a criação de um modelo de governança conjunta para a região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foram os principais temas do 1º Encontro Estratégico de Mobilidade, realizado nesta sexta-feira (6/6), no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A reunião contou com a presença de representantes do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Governo (Segov), da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), e das prefeituras de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Nova Lima.

Com o tema “Governança e Projetos”, o encontro abordou os desafios históricos enfrentados pela falta de integração entre os sistemas de transporte da região Metropolitana, como a concorrência entre modais e a crescente demanda pelo transporte coletivo. Os participantes destacaram a urgência em integrar física, operacional, institucional e tarifariamente os sistemas em operação.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou os impactos positivos dessa aproximação para a mobilidade da RMBH.

“Sabemos que a mobilidade urbana não é apenas um desafio, mas uma oportunidade de transformar o cotidiano dos cidadãos, promovendo inclusão, acessibilidade e qualidade de vida. Nosso objetivo é estruturar um sistema moderno, integrado e alinhado às necessidades da região, fomentando o desenvolvimento econômico e social. Seguiremos empenhados em buscar investimentos, planejamento estratégico e tecnologia para viabilizar essa transformação”, afirmou.

A agenda do encontro foi dividida em três eixos principais: diagnóstico da mobilidade na RMBH, apresentação de projetos em andamento e sugestões para o futuro. Entre as propostas debatidas até 2030, destaca-se a operação integrada entre o Sistema SIM, o BRT Amazonas e o metrô, além da implantação de novas linhas metroviárias que permitam maior compatibilidade entre os modais.

A diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha, destacou a importância da articulação entre diferentes esferas para enfrentar os desafios da mobilidade.“É simbólico vermos municípios, o Estado e tantas outras instituições responsáveis por garantir a mobilidade das cidades que compõem a Região Metropolitana, unidos e pensando juntos”, ressaltou.

O prefeito em exercício de Contagem, Ricardo Faria, reforçou a necessidade de diálogo e cooperação. “As cidades estão cada vez mais interligadas e, por isso, a pauta da mobilidade se faz necessária e precisamos tratar o tema com diálogo, de maneira mais colaborativa, encarando os desafios que existem”.

Outro tema em destaque foi a Parceria Público-Privada (PPP) para construção e gestão de novos terminais metropolitanos. Durante o encontro, foram detalhados os terrenos selecionados e as estratégias de integração entre os diferentes meios de transporte.
“Precisamos sair do discurso e avançar em ações concretas, juntos, pois somente assim os benefícios serão coletivos. A mobilidade não pode esperar”, reiterou o prefeito de Nova Lima, João Marcelo.

Próximos passos

Entre os encaminhamentos definidos está a articulação conjunta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com apoio das prefeituras, à solicitação feita pela Seinfra para a criação de uma faixa exclusiva na BR-040, que pode beneficiar significativamente o transporte público metropolitano.

Também será criado um Grupo Estratégico, com reuniões bimestrais, e um Grupo Técnico de Trabalho, com representantes do Estado e dos municípios. A próxima reunião foi sugerida para o dia 8 de agosto, com a apresentação do modelo de governança e a aprovação do plano de trabalho.

Para o secretário de Governo de Belo Horizonte, Guilherme Daltro, esse primeiro encontro foi um divisor de águas em relação ao transporte na Região Metropolitana. “Agradecemos muito à Seinfra por ter organizado essa reunião para discutir de uma maneira bem ampla e unificada o planejamento estratégico e tudo que vai ser executado ao longo dos próximos 10 anos para modernizar toda a mobilidade urbana da RMBH". 

Já o prefeito de Betim, Heron Guimarães, classificou a reunião como uma força-tarefa em direção a um pacto pela mobilidade urbana. “Não tem como discutir transporte público sem envolver as prefeituras, porque não existem mais limites geográficos que possam permitir que cada prefeitura, ou cada órgão de governo, discuta as suas estratégias de forma isolada”, finalizou.

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Notícias Fri, 06 Jun 2025 13:48:54 -0300
Inovação: sistema de pedágio Free Flow completa um ano em operação em Minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3659-pedagio-sem-cancela-free-flow-completa-um-ano-em-operacao-em-minas-e-registra-baixo-indice-de-inadimplencia http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3659-pedagio-sem-cancela-free-flow-completa-um-ano-em-operacao-em-minas-e-registra-baixo-indice-de-inadimplencia

O primeiro pórtico de pedágio sem cancela free flow de Minas Gerais, instalado no km 12,7 da MG-459, em Monte Sião, no Sul do estado, completou um ano de operação nesta quarta-feira (4/6). O sistema permite que os motoristas passem sem precisar parar para pagar a tarifa, trazendo mais segurança, fluidez e rapidez ao trânsito.

A iniciativa faz parte do compromisso do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), de modernizar as estradas do estado e acompanhar as principais tendências do setor.

No último ano, mais de 700 mil veículos passaram pelo pórtico, que também se destaca por registrar uma das menores taxas de inadimplência do país entre as rodovias concessionadas: apenas 3,8%.

“O sucesso do pedágio eletrônico mostra como a combinação da inovação com a tecnologia pode transformar a mobilidade. Isso prova que estamos no caminho certo para modernizar nossas rodovias e facilitar a vida de quem trafega por elas”, afirma o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Free flow

Com o modelo de pedágio sem cancela, o motorista pode pagar a tarifa em até 30 dias após passar pelo pórtico, usando diversas formas de pagamento: TAGs eletrônicas, totens de autoatendimento, site ou aplicativo da concessionária. O aplicativo ainda oferece facilidades, como recarga de créditos, alertas de cobrança e consulta ao histórico de viagens.

Para Erica Kawatake, diretora-executiva da EPR Sul de Minas, os números mostram que os motoristas adotaram bem a novidade. “O sistema foi pensado para garantir a melhor experiência possível, tanto para os usuários quanto para as comunidades da região. Além de deixar o trânsito mais rápido, também ajudamos a reduzir a emissão de gases poluentes e facilitamos o transporte de mercadorias”, explica.

Além das opções digitais, foram criados 30 pontos de pagamento em comércios locais, e também é possível quitar a tarifa em outras praças físicas do trecho, para atender quem tem menos familiaridade com tecnologia.

A equipe da concessionária está disponível para tirar dúvidas pelo telefone 0800 290-0459. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia.

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Notícias Wed, 04 Jun 2025 14:36:03 -0300
Governo de Minas anuncia construção e reforma de terminais de ônibus metropolitanos http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3658-governo-de-minas-anuncia-construcao-e-reforma-de-terminais-de-onibus-metropolitanos http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3658-governo-de-minas-anuncia-construcao-e-reforma-de-terminais-de-onibus-metropolitanos


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apresentou, nesta quinta-feira (29/5), o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, recuperação, modernização, manutenção e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.

A iniciativa inclui a construção de nove novas estruturas e a requalificação de outros dois terminais existentes. O lançamento foi feito com a abertura da consulta pública até o dia 28/6.

"A partir de hoje, já está disponível no site da Seinfra o link para o envio de contribuições, bem como toda a documentação que embasou o projeto. Além disso, teremos várias audiências públicas, no mês de junho, para colhermos todas as percepções dos usuários e dos municípios. Essa participação ampla é fundamental para termos um projeto robusto e legitimado por todos os atores da sociedade", destacou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

O projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano.

Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outros dois terminais estão sendo construídos pelos próprios municípios, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. É o caso do terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, e o terminal de Santa Luzia, que conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente.

A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.

De acordo com o diretor de Concessões e Parcerias da Codemge, Gabriel Fajardo, o contrato de PPP a ser celebrado entre o poder público e a iniciativa privada permitirá viabilizar os investimentos necessários.

“A Codemge é apoiadora da Seinfra e braço técnico para desenvolver os projetos de concessões e parcerias público-privadas, dando continuidade a um projeto já realizado, que foi a concessão da Rodoviária de BH e de terminais metropolitanos. Estamos desdobrando, na pauta de mobilidade, novas infraestruturas”, destacou.

O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

Terminais

A estrutura dos terminais proporciona acesso direto, de embarque e desembarque, às linhas do Move da Região Metropolitana de Belo Horizonte, funcionando como pontos de convergência e permitindo que linhas de ônibus alimentadoras se conectem a linhas troncais (principais).

No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.

Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita com cobertura integral nas áreas de circulação dos terminais, sem exigência de cadastro prévio, facilitando o acesso à informação e a integração digital dos usuários.

Toda a infraestrutura será adequada às normas técnicas de acessibilidade, incluindo piso tátil, sinalização em braile, rampas, elevadores e dispositivos de comunicação em português e inglês, promovendo inclusão de todos os usuários.

Todos os terminais deverão dispor de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário e o estímulo ao uso de modais sustentáveis.

A concessionária também deverá disponibilizar, a título gratuito, espaços para a venda de produtos agrícolas e artesanais por pequenos produtores e feirantes, bem como para a realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem estar.

Consulta e audiências

A consulta é uma das oportunidades para que a população possa enviar sugestões, contribuições e questionamentos sobre o projeto.

A documentação completa, bem como o regulamento de participação estão disponíveis no site da Seinfra. As manifestações poderão ser feitas pelo formulário e encaminhadas para o e-mail terminais@infraestrutura.mg.gov.br.

Ainda estão previstas cinco audiências públicas para apresentação e esclarecimentos sobre o projeto, entre 23/5 e 1/7. As datas, horários e os locais das sessões serão divulgadas em breve.

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Notícias Thu, 29 May 2025 14:03:21 -0300
Segurança nas rodovias concedidas pelo Governo de Minas é ampliada com parceria com a Climatempo http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3657-seguranca-nas-rodovias-concedidas-pelo-governo-de-minas-e-ampliada-com-parceria-com-a-climatempo http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3657-seguranca-nas-rodovias-concedidas-pelo-governo-de-minas-e-ampliada-com-parceria-com-a-climatempo


Motoristas que trafegam por mais de 1,4 mil quilômetros de rodovias concedidas em Minas Gerais pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), contam com reforço importante na segurança: um sistema de monitoramento climático em tempo real.

A tecnologia foi implantada por meio de uma parceria entre a empresa Climatempo e a concessionária EPR, responsável pelos lotes concedidos no Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Varginha-Furnas.

Por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta da Climatempo (Smac), as condições meteorológicas são atualizadas instantaneamente. Os alertas emitidos orientam ações preventivas, como a suspensão de obras em caso de mau tempo, mobilização de equipes de emergência e avisos antecipados aos motoristas.

O acompanhamento é realizado pelos Centros de Controle de Operações (CCOs) da EPR, que permitem a identificação de riscos, como deslizamentos, e viabilizam o fechamento temporário de áreas vulneráveis com segurança.

O sistema está em operação nas rodovias que cortam as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Minas e Zona da Mata.

Para o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Calixto, a integração entre a gestão rodoviária e a tecnologia amplia a eficiência do planejamento e das operações nas estradas.

"Essa colaboração entre a concessionária e a Climatempo é um exemplo claro de como a inovação, viabilizada pelos contratos de concessão, pode transformar a segurança viária, impactando positivamente a vida dos motoristas e fortalecendo a infraestrutura rodoviária de Minas Gerais", ressalta o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Calixto.

Segundo Diogo Santiago, diretor-presidente do Núcleo Minas Gerais da EPR, a iniciativa tem se mostrado um grande diferencial. “O monitoramento climático é crucial para a gestão moderna das rodovias. A parceria com a Climatempo nos permite antecipar riscos e agir de maneira preventiva, sempre com foco na segurança dos motoristas”.

Thiago Aires, head da Vertical Infra da Climatempo, também destaca os benefícios do uso de dados em tempo real para a segurança nas estradas. “A inteligência meteorológica, com dados atualizados em tempo real, tem sido fundamental para antecipar situações críticas, facilitando decisões rápidas que minimizam riscos e promovem mais segurança nas rodovias”, finaliza.

Concessões

O portfólio de projetos estruturado pela Seinfra abrange diversas áreas de infraestrutura e é um dos mais robustos do país.

Atualmente, a pasta possui sob sua gestão cinco contratos de concessões rodoviárias (MG-050, BR-135, Lote Triângulo Mineiro, Lote Sul de Minas e Lote Varginha-Furnas), que somam cerca de 2.250 quilômetros concedidos.

Há ainda o contrato de concessão do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em fase pré-operacional, que terá aproximadamente 70 quilômetros de extensão.

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Notícias Thu, 29 May 2025 04:54:14 -0300
Governo de Minas é pioneiro na adoção de inteligência artificial para manutenção da malha rodoviária estadual http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3656-governo-de-minas-e-pioneiro-na-adocao-de-inteligencia-artificial-para-manutencao-da-malha-rodoviaria-estadual http://www.infraestrutura.mg.gov.br/component/gmg/stories/3656-governo-de-minas-e-pioneiro-na-adocao-de-inteligencia-artificial-para-manutencao-da-malha-rodoviaria-estadual


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), começa, a partir deste mês, a utilizar a inteligência artificial para monitorar as condições da malha rodoviária estadual. Com a adoção da nova tecnologia, o Estado é o primeiro a implementar esse recurso nas rodovias sob sua responsabilidade e também nas concedidas.

O acompanhamento, que antes era feito de forma praticamente manual - trabalho em conjunto entre humanos e máquinas, passa a contar com a tecnologia que vai apontar com mais agilidade e precisão as condições da malha mineira e dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias na infraestrutura rodoviária.

O início das operações é resultado de uma parceria firmada entre o Estado e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em novembro do ano passado. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo setor da instituição em parceria com o Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (Dnit).

A cooperação com o Governo de Minas veio com o objetivo de desenvolver estudos técnicos, metodologias e ferramentas para a manutenção e planejamento no âmbito do DER-MG.

O secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto, explica que a avaliação automatizada por meio da inteligência artificial vai ampliar o monitoramento da malha rodoviária estadual e dar agilidade nos diagnósticos e ações.

"O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora vamos fazer mensalmente em toda malha pavimentada do estado de Minas Gerais, com a utilização dessa ferramenta. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o estado, quanto o cidadão, que terá a certeza de que as rodovias estarão permanentemente monitoradas", afirma Pedro Calixto.

O levantamento será feito continuamente em todas as rodovias sob responsabilidade do DER-MG, abrangendo 20 mil quilômetros, e funcionará como apoio aos levantamentos do Índice de Condição da Manutenção (ICM), que tem por finalidade parametrizar a avaliação da condição de conservação das rodovias pavimentadas sob jurisdição da autarquia, e servir de referência para o acompanhamento das ações a serem implementadas na malha. O investimento é de cerca de R$ 5 milhões.

De acordo com o vice-diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, o diagnóstico mensal das condições das rodovias estaduais poderá ser ampliado para trechos não pavimentados em uma segunda etapa.

"Estamos dando início ao levantamento contínuo das rodovias pavimentadas, incluindo as concedidas. No entanto, pretendemos ampliar o uso dessa ferramenta para as não pavimentadas, fazendo uma adaptação ao sistema, junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvedora da ferramenta, para também conseguir identificar os problemas desse tipo de estrada, que hoje somam mais de cinco mil quilômetros", avalia Matheus Novais.

Como funciona
Na metodologia de monitoramento de rodovias por IA, um veículo equipado com câmera de ação percorre os trechos rodoviários a serem avaliados, coletando vídeos em alta resolução. Na sede do DER-MG, as imagens serão processadas por um software. Dez veículos equipados serão disponibilizados para fazer o levantamento da qualidade das rodovias.

Para iniciar o novo sistema, na quinta-feira (22/5), a equipe do DER-MG recebeu, pela manhã, um treinamento em campo com coleta de dados, na MG-030, rodovia que liga Belo Horizonte a Nova Lima, da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Além dessa prática, os profissionais, na parte da tarde, foram capacitados para operar o software que trabalha as informações coletadas. O professor e pesquisador da UFSC, Jorge Destri Junior, explica que a ferramenta detecta e classifica os diferentes elementos viários existentes no trecho percorrido, tais como, sinalização horizontal e vertical, elementos de drenagem, defeitos no pavimento, entre outros itens.

Com essas informações, o sistema gera arquivos georreferenciados para cada tipo de objeto identificado. Esses arquivos fornecem subsídio para análises nas áreas de segurança viária, gestão do pavimento, manutenção da via.

Conforme contrato, a ferramenta vai ser utilizada tanto para análise do índice de desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG, quanto para adaptação aos critérios definidos nos contratos de concessão de rodovias, sob a gestão da Seinfra.

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Notícias Fri, 23 May 2025 07:28:53 -0300