A iniciativa inédita do Governo de Minas, de ouvir a população sobre as políticas públicas do Estado, por meio dos Fóruns Regionais, chega em sua segunda etapa, na Território Sudoeste, em Passos, no próximo dia 25, às 8h, na Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza. Nessa segunda rodada de discussões, a sociedade civil de cada região levanta as prioridades que vão orientar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Em várias regiões, a segunda rodada de debates já ocorreu, como no Mucuri, onde a população definiu como prioridades para a região as áreas de Segurança Pública, Educação e Cultura; Infraestrutura e Logística; Saúde, Proteção Social e, por último, Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico, os cinco eixos que irão orientar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Também no Território Médio e Baixo Jequitinhonha, entre as necessidades consideradas mais importantes para compor o PMDI, estão a criação de organismo de apoio e abrigo às mulheres vítimas de violências e um Centro Regional de Juventude. Ainda no campo da Proteção Social, foi sugerido o fortalecimento de políticas de combate à exploração sexual e a integração das políticas direcionadas ao menor infrator como de geração de emprego e renda. Também foi reivindicada a expansão do número de CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, incluindo equipes volantes e equipes de proteção especial.

No Norte de Minas as prioridades da região na área da Saúde, por exemplo, são a construção de centros especialidades médicas e implantação de teleconsulta para apoiar a atenção primária à saúde, a implantação de uma rede de saúde prisional nos 17 Territórios de Desenvolvimento e a adoção do Plano de Cargos e Carreiras do SUS.

Na semana passada, o governador Fernando Pimentel instalou o Fórum Regional em Juiz de Fora, Território da Mata, anunciando importantes investimentos e obras na região.