O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), entregou nesta segunda-feira (8/4) as obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço. As intervenções foram finalizadas antes do prazo e a Azul Linhas Aéreas já vistoriou a pista de pousos e decolagens para, em breve, voltar a operar voos no local.

As obras de reparo foram iniciadas no dia 19/3 e a empresa possuía, por contrato, 30 dias corridos para conclusão. No dia 29/3, foram finalizados os serviços de fresagem de segmentos da pista, com substituição do material de base e reposição da capa asfáltica. Nos pontos mais críticos, foram feitos procedimentos profundos para recompor a base, a sub-base e reforçar a estrutura.

Na sequência, foi feita limpeza da pista para execução dos serviços de sinalização horizontal - tanto na pista quanto na área de estacionamento de aeronaves-, concluídos no sábado (6/4). Com a finalização das obras, a Azul Linhas Aéreas, empresa que opera no local, planeja antecipar o retorno da operação, anteriormente agendado para o dia 2 de maio.

“As melhorias foram concluídas com êxito, atendendo aos requisitos técnicos. A resolução rápida do problema é uma ótima notícia, já que o aeroporto tem grande importância para o desenvolvimento regional do Vale do Aço”, destaca o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi.

No dia 2 de abril, em vistoria no local, com participação de representantes da Setop, da Azul e da SOCICAM, administradora do aeroporto, além de representante da EMPAV - Empreendimentos e Pavimentação Ltda, executora da obra, foi produzido relatório sobre as condições operacionais da pista, a ser analisado pela ANAC para liberação definitiva do aeroporto.

Histórico
Em 15 de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas decidiu pela paralisação das atividades no aeroporto, em função das más condições operacionais da pista. Tão logo foi comunicada, a Setop tomou providências imediatas, incluindo visitas técnicas ao sítio aeroportuário e o diálogo constante com a Azul, o Ministério Público, a administradora do aeroporto e lideranças locais.

Importante ressaltar que esse pleito, por melhorias na pista, vinha sendo feito desde 2016, sem que soluções definitivas tivessem sido apresentadas por governos anteriores.

No dia 26/2, a Secretaria, por meio do DEER/MG, já havia publicado edital para que as empresas interessadas apresentassem proposta, em licitação na modalidade Carta Convite. A vencedora da licitação foi anunciada no dia 8/3, e as obras iniciadas no dia 19/3.

Após a realização destas obras emergenciais, o aeroporto contará com outro importante ganho: em mais um esforço empreendido pelo Governo de Minas Gerais, foi feita parceria com o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.