O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), publicou nesta quinta-feira (16/12), o extrato para execução das obras de construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na MG-402, localizada no Norte de Minas Gerais.

A ponte será uma das maiores já construídas no Estado, com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura, além de um acesso de aproximadamente 3 km. Para a execução de toda obra serão investidos cerca de R$ 113 milhões.

Os recursos são do Termo de Reparação assinado em fevereiro de 2021, e visam reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

No Norte de Minas, a travessia do rio São Francisco vem sendo realizada por meio de balsas, que dependem das condições climáticas e da capacidade fluvial do rio para realizarem a transposição de veículos de cargas e de passeio.

Com a construção da ponte, a circulação de mercadorias do setor agropecuário entre as regiões Norte e Noroeste de Minas será facilitada e, também, o escoamento da produção dos estados de Goiás e Mato Grosso para o Nordeste brasileiro. Outro importante benefício da obra será o de ampliar o acesso das cidades norte mineiras ao Distrito Federal, uma vez que, por vias asfaltadas, é preciso passar por Pirapora, João Pinheiro, Paracatu e Unaí.

“A construção de uma ponte de mais de 1.000 metros não é uma tarefa fácil, uma vez que ela possui outras características que a tornam grandiosa como um vão de navegação de 240 metros, outros vãos menores de 40 metros e pilares centrais de 15 metros de altura” explica o diretor-geral do DER-MG, Robson Santana.

“Esperamos começar os serviços no início de 2022, com a fase de mobilização que consiste na contratação de mão de obra, deslocamento de máquinas e montagem do canteiro de obras e nossa meta é concluí-la em 24 meses”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Corredor de transporte
A ponte que liga São Francisco a Pintópolis é uma demanda antiga dos moradores da região, que reivindicam a obra desde os anos 1950, época em que Juscelino Kubitschek, ainda candidato ao Governo Mineiro, tinha como como mote de campanha o binômio “Energia e Transporte”.

A obra que fica bem próxima a área urbana da cidade de São Francisco está vinculada a execução da pavimentação do trecho de 73 quilômetros entre Pintópolis e Urucuia. Nessa etapa serão investidos R$ 65,5 milhões e a previsão de início dos trabalhos é no início do próximo ano, com conclusão ao final de 2023.

“Com o asfaltamento do trecho cria-se um corredor no modal rodoviário que ligará a região Centro-Oeste, passando por cidades mineiras como Unaí, Arinos, Urucuia, Pintópolis, São Francisco, Brasília de Minas, Montes Claros, Francisco Sá e Salinas, até chegar na BR-116 que corta o interior do Nordeste até Fortaleza, no Ceará”, concluiu Santana.