Notícias http://setop.mg.gov.br Sat, 01 Nov 2025 11:57:44 -0200 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Governo de Minas divulga audiências públicas sobre projeto de travessia multimodal nos lagos de Furnas e Mascarenhas de Moraes http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3661-governo-de-minas-divulga-audiencias-publicas-sobre-projeto-de-travessia-multimodal-nos-lagos-de-furnas-e-mascarenhas-de-moraes http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3661-governo-de-minas-divulga-audiencias-publicas-sobre-projeto-de-travessia-multimodal-nos-lagos-de-furnas-e-mascarenhas-de-moraes

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), realizará, a partir da próxima segunda-feira (13/10), uma série de audiências públicas em municípios do Sul e Sudoeste do estado.

O objetivo é debater com a população os projetos de concessão do transporte coletivo aquaviário por balsas no Lago de Furnas e a construção da ponte entre os municípios de Delfinópolis e Cássia, no reservatório da Usina Mascarenhas de Moraes.

As audiências fazem parte do processo de consulta pública iniciado em setembro para garantir a participação ativa da sociedade na estruturação dos projetos, que beneficiarão mais de 300 mil pessoas em 50 municípios mineiros.

Diálogo

Os encontros serão uma oportunidade para a população conhecer os projetos, tirar dúvidas diretamente com os técnicos da Seinfra e contribuir com sugestões que podem melhorar ainda mais as propostas.

“A escuta ativa é um compromisso essencial da nossa atuação. Queremos construir soluções que reflitam as necessidades reais dos mineiros que dependem dessas travessias diariamente”, destaca o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Cronograma

As audiências serão realizadas de forma presencial em municípios diretamente impactados pelos projetos, com transmissão pelo canal da Seinfra no Youtube, além de duas sessões virtuais transmitidas pelo referido canal.

Transporte Aquaviário por Balsas no Lago de Furnas:

• São José da Barra – 13/10, às 14h30 | Câmara Municipal (Avenida Ary Brasileiro de Castro, 242 – Centro)

• Campo do Meio – 14/10, às 17h | Câmara Municipal (Rua José Miguel Vilela, 256 – Centro)

• Três Pontas – 15/10, às 17h | Centro Cultural Milton Nascimento (Rua Celso Gazola, 23 – Jardim Brasil)

• Campo Belo – 16/10, às 17h | Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Lafaiete Corrêa, 40 – Centro)

• Audiência Virtual Transporte Aquaviário Balsas do Lago de Furnas – 17/10, às 14h30 | Canal do Youtube da Seinfra

Ponte Delfinópolis - Cássia:

• Audiência Virtual Ponte Delfinópolis-Cássia – 22/10, às 14h30 | Canal do Youtube da Seinfra

• Delfinópolis – 24/10, às 17h | Escola Estadual Professora Neiva Maria Leite (Avenida Padre Ivo Soares de Matos, 888)

Como participar

Para participar, os interessados devem acessar os regulamentos de participação nas audiências públicas, disponíveis no Data Room do Estado de Minas Gerais, nas abas Transporte Aquaviário - Balsas do Lago de Furnas e Lote 12: Ponte Delfinópolis - Cássia.

Além das audiências, os cidadãos poderão enviar contribuições aos projetos, que devem ser encaminhadas para os e-mails travessias@infraestrutura.mg.gov.br ou ponte@infraestrutura.mg.gov.br, devidamente identificadas e fundamentadas conforme o Regulamento de Participação em Consulta Pública.

Mais detalhes estão disponíveis no site da Seinfra, em Consulta Pública Lago de Furnas e Consulta Pública Ponte Cássia-Delfinópolis, e no portal da Unidade de Parcerias Público-Privadas do Estado de Minas Gerais, nas abas de transporte aquaviário no Lago de Furnas e ponte Delfinópolis-Cassia.

Próximos passos

Além de melhorar o transporte, a iniciativa deve impulsionar o desenvolvimento regional, com impactos positivos no agronegócio, no turismo e na economia local. Com as consultas públicas em andamento, os editais devem ser publicados até o fim de 2025.

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Notícias Fri, 10 Oct 2025 11:04:00 -0300
Tarifa do metrô da Região Metropolitana de BH será atualizada a partir de 1º de julho http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3672-tarifa-do-metro-da-regiao-metropolitana-de-bh-sera-atualizada-a-partir-de-1-de-julho http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3672-tarifa-do-metro-da-regiao-metropolitana-de-bh-sera-atualizada-a-partir-de-1-de-julho

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), informa que está autorizado o reajuste de preço da tarifa do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Metrô BH) de R$ 5,50 para R$ 5,80 a partir de 1º de julho. A atualização de 5,45% do valor, conforme os índices inflacionários, está prevista no contrato de concessão.

Desde o início da concessão, em março de 2023, o sistema vem passando por uma série de melhorias, como a modernização das estações e a ampliação da capacidade operacional. Em um esforço conjunto entre o Governo de Minas e a concessionária, algumas entregas estão sendo antecipadas.

O avanço nas obras da Linha 2, que terá um novo traçado para interligar a Linha 1 à região do Barreiro, já é visualmente perceptível. A operação comercial das estações Amazonas e Nova Suíça deverá começar no segundo semestre de 2026. A previsão é que todo o trajeto esteja em pleno funcionamento até 2028, encerrando uma espera de mais de duas décadas pela população mineira.

Na linha 1, um novo trecho de 1,7 quilômetro de extensão, que vai ligar a estação Eldorado à futura estação Novo Eldorado, deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2026, melhorando a conexão entre Contagem e Belo Horizonte.

Novos trens

A compra de novos trens para operação no metrô de BH também foi antecipada em dois anos.

A previsão é que dez novos trens entrem em operação até o fim de 2026. A fabricação completa dos outros 14 também está prevista para acontecer de forma antecipada. O volume de investimento é de cerca de R$ 700 milhões.

Investimentos

A concessão do Metrô da RMBH, com investimento total de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada, tem possibilitado melhorias nos serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o Metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Atendimento ao usuário

Ligação e WhatsApp: 0800 723 1456
E-mail: falemetrobh@metrobh.com.br
Site: https://www.metrobh.com.br/fale-com-a-gente/

O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

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Notícias Tue, 24 Jun 2025 12:46:00 -0300
Governo de Minas realiza primeira audiência pública sobre concessão de terminais de ônibus metropolitanos em Nova Lima http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3671-governo-de-minas-realiza-primeira-audiencia-publica-sobre-concessao-de-terminais-de-onibus-metropolitanos-em-nova-lima http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3671-governo-de-minas-realiza-primeira-audiencia-publica-sobre-concessao-de-terminais-de-onibus-metropolitanos-em-nova-lima

 

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realiza, nesta segunda-feira (23/6), a primeira de cinco audiências públicas para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.


A audiência será realizada, às 19h, no Centro de Educação Ambiental (Rua Lauro Magalhães Santeiro, 1491 – Chácara dos Cristais) e também será transmitida pela internet, no //www.youtube.com/@SeinfraMG" target="_blank" style="box-sizing: border-box; transition: color 1s, background-color, border-color; background: rgb(255, 255, 255); color: rgb(255, 147, 0); font-family: Georgia, Times, serif; font-size: 16px;">canal do Youtube da Seinfra.

O novo terminal em Nova Lima deverá ocupar uma área com mais de 12 mil metros quadrados, próximo da rodovia MG-030, no bairro Fazenda do Benito. Durante a reunião, a população terá a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto, bem como de enviar sugestões, contribuições e questionamentos. 

Além de Nova Lima, o projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano.

Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outros dois terminais estão sendo construídos pelos próprios municípios, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. É o caso do terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, e o terminal de Santa Luzia, que conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

 

Terminais

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente.

A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.

No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.

Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita, adequação da infraestrutura, construção de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário, e a disponibilização de espaços para realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem estar.

O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

 

 

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Notícias Mon, 23 Jun 2025 11:56:00 -0300
Governo de Minas lança edital da maior obra hospitalar do SUS no estado e projeta salto histórico no atendimento http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3670-governo-de-minas-lanca-edital-da-maior-obra-hospitalar-do-sus-no-estado-e-projeta-salto-historico-no-atendimento http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3670-governo-de-minas-lanca-edital-da-maior-obra-hospitalar-do-sus-no-estado-e-projeta-salto-historico-no-atendimento

Governo de Minas Gerais lançou, nesta quarta-feira (18/6), o Edital da Parceria Público-Privada (PPP) para construção, equipagem, operação, manutenção e prestação de serviços do Complexo de Saúde Hospitalar Padre Eustáquio (HoPE), em Belo Horizonte. Com estrutura moderna e 100% voltada ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o novo complexo representa um dos maiores investimentos da saúde pública mineira nas últimas décadas.

Com mais de 500 leitos, sendo 100 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mais de 60 consultórios, 13 salas cirúrgicas e um laboratório de última geração, o novo complexo hospitalar será erguido no bairro Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte. A estrutura vai permitir um salto histórico no atendimento, com crescimento estimado de 40% nas consultas especializadas — ultrapassando 200 mil atendimentos anuais — e aumento de 60% nas internações, que devem chegar a 30 mil por ano.

"Estamos falando de um projeto que resolve gargalos históricos da saúde pública, substitui estruturas defasadas e entrega um novo modelo, mais eficiente, moderno e humanizado", afirmou o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti.

O projeto é desenvolvido sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em articulação com a SES-MG.

A estruturação técnica do projeto contou com apoio da Corporação Financeira Internacional (IFC), instituição do Grupo Banco Mundial, referência global em modelagens de PPP.

"A PPP do HoPE é uma solução moderna e eficiente, que alia inovação e foco no cidadão. O novo prédio atende às exigências sanitárias atuais, superando as limitações estruturais dos prédios antigos, muitas vezes, inadequados para a área da saúde", destacou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Diagnósticos mais rápidos, estrutura integrada

O HoPE será referência em cinco linhas de cuidado prioritárias: oncologia, infectologia, pediatria, hematologia, maternidade e saúde da mulher.

Além disso, será sede do novo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG), da Funed, com capacidade para realizar até 1,5 milhão de exames laboratoriais e 375 mil análises sanitárias por ano, reforçando a vigilância em saúde e o enfrentamento a emergências epidemiológicas.

As unidades assistenciais da Fhemig e o Lacen continuarão operando normalmente durante as obras. A previsão é de que, a partir de 2030, após a conclusão do novo complexo, a migração dessas unidades seja feita de forma faseada, garantindo que o acesso e a qualidade dos serviços ofertados não sejam afetados.


Modelo já testado, com foco na eficiência e resultados

O modelo de gestão do Complexo HoPE une forças entre o setor público e privado, seguindo a lógica de PPP bem-sucedidas no Brasil, como o Hospital do Subúrbio, na Bahia, e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Minas Gerais.

Pela modelagem da PPP, a empresa parceira será responsável por serviços de apoio não assistenciais – como limpeza, alimentação, lavanderia e segurança-, enquanto a assistência médica, os atendimentos e os exames permanecerão sob gestão das fundações estaduais Fhemig e Funed.

Atualmente, essas fundações juntas administram mais de 250 contratos distintos. Com a chegada do HoPE, esse arcabouço será substituído por um único contrato, simplificando a gestão, aumentando a eficiência e eliminando sobreposição de processos, sem qualquer prejuízo aos servidores públicos, que permanecem vinculados ao Estado. "É uma reorganização estratégica. O Estado permanece na linha de frente da assistência à saúde, mas com uma estrutura mais integrada e funcional", reforça o secretário Fábio Baccheretti.

Investimento com foco social

O valor estimado de contrato – valor presente líquido – é de R$ 2,4 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão dos investimentos serão em obras de infraestrutura e equipamentos ao longo dos próximos 30 anos.

"O nome HoPE também significa esperança, e é exatamente isso que o projeto representa: um novo tempo para a saúde pública de Minas, com mais acesso, mais agilidade e mais cuidado para quem realmente precisa", conclui Fábio Baccheretti.

 

Parte dos recursos são advindos do Termo de Medidas de Reparação, que tem como objetivo reparar os danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado.

O edital da PPP ficará aberto até o dia 16/9. Os documentos e anexos da licitação podem ser acessados neste link.

 

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Notícias Wed, 18 Jun 2025 11:24:00 -0300
Novos trens do metrô da RMBH terão wi-fi e contagem de passageiros; inovações garantem bem-estar do usuário em maior mudança desde a inauguração http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3669-novos-trens-do-metro-da-rmbh-terao-wi-fi-e-contagem-de-passageiros-inovacoes-garantem-bem-estar-do-usuario-em-maior-mudanca-desde-a-inauguracao http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3669-novos-trens-do-metro-da-rmbh-terao-wi-fi-e-contagem-de-passageiros-inovacoes-garantem-bem-estar-do-usuario-em-maior-mudanca-desde-a-inauguracao

O sonho dos mineiros em ter mais qualidade na mobilidade urbana está mais próximo de ser realizado. Os novos trens para o metrô de Belo Horizonte e Região Metropolitana já estão sendo produzidos, e o governador Romeu Zema conheceu o primeiro dos 24 que serão entregues. Em Changchun, na China, o Chefe do Executivo foi apresentado às novas tecnologias que vão possibilitar mais conforto, segurança e sustentabilidade para quem precisa usar o metrô.

Zema esteve na fábrica da Changchun Railway Vehicles (CRRC), responsável pela produção dos novos modais, para conhecer as instalações industriais, processos de produção e inovação tecnológica adotados pela empresa, líder mundial no fornecimento de trens.

“Esses novos trens vão revolucionar o transporte urbano de Minas Gerais. As máquinas são mais seguras, tecnológicas, eficientes e menos poluentes. Tenho certeza que a população vai ficar extremamente satisfeita. Desde a inauguração do metrô de Belo Horizonte, em 1986, que a capital não tem uma mudança tão significativa na vida dos mineiros. Para esse momento se tornar realidade, tivemos muito trabalho, então, para mim, como governador, é um momento de muito orgulho”, disse Romeu Zema.

O que os novos trens vão oferecer para a população?

Para garantir ainda mais conforto e segurança, os trens são equipados com sistema de vigilância por câmeras (CFTV) e canal direto de comunicação com o condutor em situações de emergência. A conectividade também foi contemplada: o sistema de Wi-Fi embarcado permite que os passageiros se conectem à internet por meio de uma página de login segura, permanecendo conectados durante toda a viagem.

Pensando na lotação dos carros, foi implementado um sistema de contagem de passageiros, que informa às estações seguintes o nível de ocupação de cada carro. Assim, os usuários conseguem se posicionar de forma mais estratégica na plataforma, escolhendo os carros menos cheios, o que contribui para uma melhor distribuição dos passageiros e maior conforto.

Outro aspecto importante é o sistema de climatização. Cada carro possui duas unidades de ar-condicionado que monitoram automaticamente a qualidade do ar. Quando necessário, o sistema realiza a troca entre o ar interno e externo, utilizando filtros para garantir a qualidade do ambiente.

A experiência do passageiro também foi amplamente considerada no projeto. Os trens contam com um moderno sistema de multimídia ativa, que inclui dois displays de LED informando o nome da estação atual, a próxima parada e o destino final. Além disso, há oito telas LCD de 21,5 polegadas por carro, com capacidade para transmitir conteúdos diversos, como informações operacionais e institucionais. Acima de cada porta, um mapa eletrônico dinâmico em LCD mostra o trajeto completo da linha, com indicações em tempo real sobre a posição do trem, o que proporciona mais segurança e orientação aos usuários.

O design interno também recebeu atenção especial. Os bancos dos novos trens foram projetados para oferecer mais espaço, sendo os maiores já utilizados na frota do metrô de BH. Isso proporciona maior comodidade durante o trajeto.

Novos sistemas de operação

Outro diferencial tecnológico é o uso de telemetria embarcada, que envia dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações (CCO). Esta ferramenta será essencial para a manutenção preventiva dos trens, aumentando a confiabilidade do serviço, esse sistema irá permitir a identificação rápida de falhas nos veículos, possibilitando intervenções e substituições com o mínimo de impacto para os passageiros.

Um sistema importante dessa nova frota é o que transforma a energia gerada na frenagem em eletricidade. Essa tecnologia, além de reduzir o consumo energético, contribui significativamente para a sustentabilidade ambiental e para a eficiência do transporte sobre trilhos.

A operação dos trens conta ainda com o sistema ATO (Operação Automática de Trens), que realiza automaticamente as funções de aceleração, frenagem e abertura e fechamento das portas. Isso garante uma viagem mais suave e segura, com controle rigoroso do tempo entre as estações e precisão na parada dos trens.

Os novos trens do Metrô de Belo Horizonte incorporam uma série de inovações tecnológicas que tornam o transporte público mais eficiente, sustentável, seguro e confortável. Essas melhorias são fundamentais para incentivar o uso do metrô como alternativa viável ao transporte individual, contribuindo para a mobilidade urbana e para a qualidade de vida na capital mineira.

Previsão de entrega

Com apoio do Governo de Minas, a Metrô BH, concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da RMBH, antecipou em dois anos a compra dos 24 novos trens previstos para o sistema.

A previsão é que dez novos trens entrem em operação até o fim de 2026. A fabricação completa dos outros 14 também está prevista para acontecer de forma antecipada. O volume de investimento é de cerca de R$ 700 milhões.

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Notícias Wed, 18 Jun 2025 11:13:00 -0300
Na China, Governo de Minas conhece fábrica dos novos trens do Metrô da RMBH http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3668-na-china-governo-de-minas-conhece-fabrica-dos-novos-trens-do-metro-da-rmbh http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3668-na-china-governo-de-minas-conhece-fabrica-dos-novos-trens-do-metro-da-rmbh

Comitiva liderada pelo governador Romeu Zema conheceu as fábricas do grupo Changchun Railway Vehicles (CRRC)

O governador Romeu Zema e a comitiva do Estado realizaram, nesta quarta-feira (18/6), em Changchun, na China, uma visita técnica às fábricas do grupo Changchun Railway Vehicles (CRRC) para conhecer as instalações industriais, processos de produção e inovação tecnológica adotados pela empresa, líder mundial no fornecimento de trens. A companhia é responsável pela produção dos novos modais que serão utilizados no metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Durante a vistoria, o governador conheceu um dos trens que fará parte do dia a dia de quem utiliza o metrô na capital e na Região Metropolitana, e destacou que a nova tecnologia será essencial para a mobilidade da população.

"Fiz questão de estar aqui e conhecer o primeiro dos 24 trens que serão entregues nos próximos meses. Nós vamos ver, ainda neste ano, esta unidade rodando em Belo Horizonte. Essa é uma máquina mais econômica, mais confortável, com ar-condicionado, mais silenciosa, com muito mais conforto para o usuário. É isso que queremos: mobilidade com qualidade para os mineiros", disse o governador.

A comitiva do Governo de Minas também esteve na fábrica da Joint Venture da CRRC com a Alstom (Carc), onde são produzidos painéis elétricos e o console do operador dos novos trens do metrô. Após esta etapa de fabricação, os equipamentos são enviados para a fábrica da CRRC Changchun para testes e montagem final.

A CRRC Changchun possui um histórico consolidado de fornecimento de trens para o Brasil, com veículos em operação no Metrô Rio e na Supervia.

"Estivemos na fábrica e vimos como os trens são produzidos, vimos como esta empresa está avançada em tecnologia. Inclusive, eles produzem os trens-bala utilizados na China e em outros países do mundo. Com certeza, o Metrô da RMBH vai ter aquilo que há de mais moderno e melhor, o que o mineiro merece", destacou o governador Romeu Zema.

Com apoio do Governo do Estado, a Metrô BH, concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da RMBH, antecipou em dois anos a compra dos 24 novos trens previstos para o sistema.

A previsão é que dez novos trens entrem em operação até o fim de 2026. A fabricação completa dos outros 14 também está prevista para acontecer de forma antecipada. No total, serão 96 vagões à disposição da população. O volume de investimento é de cerca de R$ 700 milhões.

A empresa prevê que os quatro primeiros vagões sejam despachados para o Brasil até setembro de 2025. Em seguida, serão iniciados os testes de campo, com o objetivo de assegurar a segurança, o conforto e a rapidez na aplicação dos outros 23 trens que serão entregues posteriormente.

“Como governador de Minas, ver que os novos trens do metrô não são mais projetos, e sim realidade, é motivo de muito orgulho. Estamos fazendo uma revolução no transporte urbano do estado”, pontuou Zema.

Para a superintendente de Logística de Transportes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Larissa Albuquerque, que integra a comitiva na Ásia, a expectativa para a chegada dos novos trens é grande.

"Esse é um marco histórico para a população, que aguardava há muitos anos. Os novos trens serão muito importantes para a linha 1 do metrô e a linha 2, que será inaugurada. São máquinas tecnológicas, que vão permitir mais conforto, segurança e agilidade", ressaltou a superintendente.

Entregas antecipadas

A concessão do Metrô da RMBH, com investimento total de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada, tem possibilitado melhorias nos serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias.

Atualmente, estão em curso as obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o Metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Grupo CCR

Com sede em Pequim, o grupo é composto por 46 empresas e tem cerca de 180 mil colaboradores. Ele se destaca pela ampla diversidade de produtos com alta tecnologia, incluindo trens de alta velocidade, locomotivas, veículos de transporte coletivo e vagões de carga. O CRRC está em 24 países e já produziu 9,5 mil veículos.

 

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Notícias Wed, 18 Jun 2025 10:44:00 -0300
Governo de Minas entrega novos ônibus para linhas metropolitanas de Caeté http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3665-governo-de-minas-entrega-novos-onibus-para-linhas-metropolitanas-de-caete http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3665-governo-de-minas-entrega-novos-onibus-para-linhas-metropolitanas-de-caete


Governo de Minas entregou, nesta terça-feira (17/6), por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), quatro novos ônibus para as linhas metropolitanas que atendem Caeté e redondezas, dando continuidade à renovação da frota de transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A iniciativa integra um conjunto de ações para modernizar o transporte público. “É uma grande alegria celebrar uma entrega tão simbólica aqui em Caeté, que representa melhorias reais na vida das pessoas. Os novos veículos vão beneficiar mais de 2,2 mil pessoas por dia, oferecendo mais conforto, segurança e menor impacto ambiental”, detalhou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno.

"Tudo isso faz parte de um esforço maior para integrar os municípios da RMBH, encurtar distâncias e transformar a mobilidade em um instrumento de inclusão, qualidade de vida e desenvolvimento", explicou Pedro Bruno.

Renovação da frota


Os novos ônibus entregues são do modelo Padrão Euro 6, com tecnologia mais limpa e menor emissão de poluentes. Eles irão compor a frota que opera em Caeté, com 75 viagens por dia, em cinco linhas do sistema.

Com isso, o número total de novos ônibus já em circulação na RMBH chega a 632 veículos, com o objetivo de chegar a 850 veículos até dezembro. A entrada dos novos veículos vai impactar na redução da idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, que passará de 11 para 6 anos até o final de 2025. 

Os veículos estão circulando em linhas que atendem municípios como Caeté, Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves. A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Os novos veículos fazem parte do acordo firmado entre Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG)  para a aquisição de novos veículos e o reequilíbrio dos contratos de transporte afetados pelos impactos da pandemia, com intermediação da Seinfra, da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

O investimento total previsto é de R$ 382 milhões, com recursos oriundos do Acordo de Reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho. O rompimento das barragens da Vale, em 2019, tirou a vida de 272 pessoas e causou diversos impactos sociais, econômicos e ambientais.

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Notícias Tue, 17 Jun 2025 15:00:00 -0300
Governo de Minas anuncia abertura de edital do Complexo de Saúde do Hospital Padre Eustáquio http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3667-governo-de-minas-anuncia-abertura-de-edital-do-complexo-de-saude-do-hospital-padre-eustaquio http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3667-governo-de-minas-anuncia-abertura-de-edital-do-complexo-de-saude-do-hospital-padre-eustaquio

O governador de Minas Gerais em exercício, Mateus Simões, anunciou nesta terça-feira (17/6), na 38ª edição do congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a abertura do edital de Parceria Público-Privada (PPP), que visa a construção, equipagem, operação, manutenção e prestação de serviços não finalísticos (não assistenciais e não laboratoriais) do Complexo de Saúde Hospitalar Padre Eustáquio (HoPE), em Belo Horizonte.

"É um momento muito importante na história da estrutura hospitalar do estado de Minas Gerais. O HoPE foi modelado dentro do que existe de mais moderno em práticas e técnicas de uma PPP no mundo, vai permitir 30 mil internações por ano, com mais de 500 leitos e cerca de oito blocos cirúrgicos", anunciou Mateus Simões.


Com estrutura moderna e 100% voltada ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o novo complexo representa um dos maiores investimentos da saúde pública mineira nas últimas décadas. O projeto prevê investimento de R$ 2,57 bilhões, somando as fases de implantação e operação ao longo dos próximos 30 anos. O financiamento virá de recursos do Acordo de Reparação de Brumadinho, firmado com a Vale, voltado a projetos com alto impacto social.

"É uma PPP em que não há intervenção na atuação médica, no controle das equipes médicas. Estamos falando de uma estrutura de prédio e serviços para a saúde, para que nós possamos fazer o que a gente faz melhor, que é prestar assistência adequada a cada um dos mineiros. Belo Horizonte vai ganhar muito com isso, mas junto com a capital mineira, a Região Metropolitana e o estado ganham porque teremos a condição de atender mais pacientes gerando um desafogo para o resto do estado", ressaltou Mateus Simões.

Diagnósticos mais rápidos, estrutura integrada

O HoPE contará com uma infraestrutura integrada de saúde pública, reunindo cinco linhas de cuidado – oncologia, infectologia, pediatria, hematologia, maternidade e saúde da mulher – e o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG). A iniciativa busca acelerar exames e procedimentos de média e alta complexidade, proporcionando mais qualidade no atendimento.

O complexo vai promover ainda a interação do Lacen/MG ao hospital, otimizando diagnósticos e a tomada de decisões em saúde pública. Entre os benefícios diretos para a população, estão consultas especializadas mais rápidas, acesso aos exames de alta tecnologia e resposta eficiente em situações de emergência, de interesse epidemiológico e de controle sanitário.

 RIS2103
Modelo já testado e com foco na eficiência e nos resultados

A gestão do Complexo de Saúde HoPE será dividida entre o parceiro privado e o Estado. Pela modelagem da PPP, a empresa vencedora será responsável por serviços de apoio não finalísticos, como a limpeza, alimentação, lavanderia e segurança, enquanto a assistência à saúde e os exames laboratoriais seguirão sob gestão controle da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e da Fundação Ezequiel Dias (Funed), respectivamente, fundações estaduais de saúde.

Atualmente, essas fundações estaduais de saúde administram mais de 200 contratos distintos. Com a chegada do HoPE, esse arcabouço será substituído por um único contrato, simplificando a gestão, aumentando a eficiência e eliminando sobreposição de processos — sem prejuízo aos direitos dos servidores.

Congresso de Saúde

Durante três dias, o 38ª Congresso do Conasems reúne milhares de gestores, profissionais e autoridades no Expominas, na capital mineira, fortalecendo o debate sobre a gestão pública da saúde e a construção coletiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mantém um espaço institucional voltado à troca de experiências e à apresentação das principais ações estratégicas do Governo de Minas, abordando temas como o Acordo da Fundação Estadual de Saúde (FES) e as estratégias de enfrentamento às epidemias de arboviroses e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A abertura oficial do evento ocorreu nessa segunda-feira (16/6), com a participação de representantes dos governos federal, estadual e municipal, como o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Baccheretti destacou a importância de fortalecer o protagonismo dos municípios na formulação de políticas públicas mais eficazes e próximas da população. "São vocês que conhecem de perto os problemas nos serviços de saúde, por estarem mais próximos das pessoas", afirmou, ao se dirigir aos gestores de saúde das cidades.

Ele ressaltou que Minas Gerais tem construído, ao longo dos anos, uma relação sólida de confiança com os municípios, baseada na regionalização da saúde.

"Essa mudança de cultura demanda tempo. Vale a pena dar poder e força aos municípios para construirmos, de forma colaborativa, políticas públicas mais efetivas", reforçou Fábio Baccheretti.

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Notícias Tue, 17 Jun 2025 09:51:00 -0300
Avanços na infraestrutura do estado são apresentados no Assembleia Fiscaliza http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3663-avancos-na-infraestrutura-do-estado-sao-apresentados-no-assembleia-fislizaca http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3663-avancos-na-infraestrutura-do-estado-sao-apresentados-no-assembleia-fislizaca

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Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) prestou contas aos parlamentares mineiros, na quarta-feira (11/6), no âmbito do Assembleia Fiscaliza, iniciativa desenvolvida pelo poder legislativo mineiro para acompanhar as ações realizadas pelo poder executivo em diversas áreas.

Durante a abertura, o secretário de Estado da Seinfra-MG, Pedro Bruno, ressaltou que, nos próximos anos, Minas Gerais passará por uma grande transformação no setor de infraestrutura.

“A infraestrutura é uma agenda que precisamos dar as mãos e avançarmos juntos. E, em Minas Gerais isso tem acontecido. Nos próximos sete anos, de acordo com um dado da Federação das Indústrias, nós teremos 100 bilhões de reais em investimentos em infraestrutura no nosso estado, o que vai contribuir para transformar completamente o setor”, destacou.

Um dos destaques da reunião foram as obras do Caminhos para Avançar, o maior programa de recuperação de rodovias da última década, com 164 empreendimentos, entre obras em andamento, concluídas e a serem iniciadas, somando mais de R$ 5 bilhões em investimentos.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, mencionou as melhorias nos contratos de conservação das rodovias em diferentes regiões do estado.

“A partir do mês de julho, vamos ter toda a nossa malha contemplada pelos novos contratos de conservação. E vamos investir, só em conservação, anualmente, entre R$800 e R$900 milhões. Com esse contrato agora conseguimos ter uma abrangência maior de todo o estado e ter um nível de conservação melhor. Isso é um legado que vamos deixar", comemorou.

Artemig

A criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), aprovada pela ALMG no mês de abril, foi muito repercutida durante a reunião de prestação de contas. O secretário enfatizou que a criação da agência é um marco histórico e reconheceu o trabalho dos parlamentares para a aprovação do projeto de lei que instituiu a autarquia.

Na prática, a Artemig funcionará para reforçar a qualidade dos serviços geridos pela iniciativa privada, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessões, para os usuários.

Transporte e mobilidade

Na área de transporte e mobilidade, o destaque ficou por conta da conclusão do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG), coordenado pela Seinfra, em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O plano tem como objetivo aprimorar a infraestrutura logística mineira e impulsionar o desenvolvimento regional de forma estratégica e integrada.

Também foram apresentados ao avanços das obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2, que vai levar o sistema metroviário até a região do Barreiro.

Na apresentação, o secretário lembrou do acordo assinado no mês de maio com as famílias das moradias a serem desocupadas para viabilizar a continuidade das obras da Linha 2. Ao todo, 341 famílias serão indenizadas, além de receberem quatro meses de aluguel social.

Além disso, foi abordado o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, recuperação, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos e o encontro que reuniu Estado e municípios para discutirem a construção de modelo integrado de mobilidade para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A atuação das Agências de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) nos processos de ordenação territorial e fiscalização também foi apresentada aos parlamentares.

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Notícias Fri, 13 Jun 2025 15:00:00 -0300
Governador de Minas lidera missão na Ásia para atrair investimentos, ampliar parcerias e conhecer empresa que fornecerá novos trens para o Metrô da RMBH http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3664-governador-de-minas-lidera-missao-na-asia-para-atrair-investimentos-ampliar-parcerias-e-conhecer-empresa-que-fornecera-novos-trens-para-o-metro-da-rmbh http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3664-governador-de-minas-lidera-missao-na-asia-para-atrair-investimentos-ampliar-parcerias-e-conhecer-empresa-que-fornecera-novos-trens-para-o-metro-da-rmbh

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O governador Romeu Zema participa, nas próximas duas semanas, de uma série de compromissos oficiais na China e no Japão. A missão internacional tem como objetivos formalizar e ampliar parcerias comerciais, buscar novos investimentos para o estado, além de entender o processo de melhorias no metrô de Belo Horizonte e fortalecer a cooperação em relação à prevenção de desastres. Os dois países são líderes em setores importantes da economia global, como tecnologia, infraestrutura e logística de exportações.

Assim como nas viagens anteriores à Ásia, em 2023 e 2024, a expectativa é de resultados positivos e melhorias que impactem a vida dos mineiros, como, por exemplo, na atração de empresas que gerem emprego e renda.

“É a terceira vez que vou à Ásia na minha gestão e, todas as vezes, com um resultado excepcional. Sempre trazendo novos investimentos, sempre divulgando Minas Gerais para o mundo: as potencialidades que temos aqui, o Vale do Lítio, que hoje é uma realidade, e as oportunidades que temos nos demais setores da economia. Tenho certeza que, mais uma vez, vamos trazer bons resultados”, disse Romeu Zema.  

Acompanham o governador os secretários de Comunicação, Bernardo Santos, de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o chefe do Gabinete Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, além do presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Roteiro

A viagem terá início pela China, onde o governador passará pelas cidades de Pequim e Changchun. As agendas, que começam no dia 16/6, incluem uma reunião com representantes do Ministério do Comércio, encontros com empresários no chamado “Vale do Silício chinês”, reuniões bilaterais e a ida às instalações da empresa que está fabricando os novos trens para o Metrô da RMBH.

No Japão, a comitiva do Governo de Minas passa por Tóquio e Osaka. Na capital japonesa, haverá agendas para a consolidação do intercâmbio permanente de cooperação técnica entre os dois países para a prevenção de desastres. Também está prevista uma reunião com representantes da Jica, agência do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA).

Em Osaka, a comitiva participa da Expo Osaka e do Japan Business Forum, este último realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para ampliar conexões entre industriais mineiros e empresários japoneses.

Parceria crescente

A China é hoje o maior parceiro comercial brasileiro, e também de Minas Gerais. Apenas no ano passado, o estado exportou aproximadamente US$ 15,5 bilhões para o país asiático, enquanto as importações alcançaram a marca de US$ 4,3 bilhões.

Dentre os produtos exportados de Minas para a China, destacam-se, principalmente, minerais — metais e derivados —, além de produtos agrícolas e proteínas. Entre os produtos importados, os mais destacados são máquinas e aparelhos, material elétrico e suas partes, aparelhos de gravação e reprodução e produtos das indústrias químicas.

Em relação ao Japão, Minas foi o principal estado exportador brasileiro para país em 2024, com uma participação de quase 20% das vendas do Brasil, totalizando US$ 1,1 bilhão. O Japão foi o sexto principal destino das exportações mineiras.

Outras missões

As missões do Governo de Minas na Ásia têm rendido frutos para o estado. Em novembro de 2023, o governador Romeu Zema também esteve na China e no Japão, trazendo na bagagem mais de 2 mil novas vagas de emprego e R$ 1 bilhão em investimentos.

Já no ano passado, também em novembro, a comitiva do governo esteve em países da Ásia e da Europa, promovendo o estado e garantindo a atração de novos negócios.

 

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Notícias Fri, 13 Jun 2025 14:17:00 -0300
Governo de Minas apresenta pacote de mais de R$ 500 bilhões em investimentos em transportes e logística http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3662-governo-de-minas-apresenta-pacote-de-mais-de-r-500-bilhoes-em-investimentos-em-transportes-e-logistica http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3662-governo-de-minas-apresenta-pacote-de-mais-de-r-500-bilhoes-em-investimentos-em-transportes-e-logistica

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Governo de Minas apresentou, nesta quinta-feira (12/6), os próximos investimentos prioritários que serão realizados no setor de transportes e logística em todo o estado. As ações foram definidas a partir do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG) de curto prazo, focando na resolução de problemas atualmente existentes. 


A carteira de projetos do Pelt-MG contempla mais de 480 empreendimentos, que reúnem cerca de 4.582 obras. Entre os destaques estão mais de 400 ações rodoviárias, incluindo o lote de concessão da Zona da Mata, um dos cinco maiores investimentos previstos no setor. O volume total de investimentos, entre públicos e privados, soma R$ 513 bilhões.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o plano tem como objetivo aprimorar a infraestrutura logística mineira e impulsionar o desenvolvimento regional de forma estratégica e integrada.

“O Brasil hoje possui a maior carteira de projetos de investimentos do mundo. E dentro desse contexto, Minas Gerais será o epicentro do investimento em infraestrutura do país nos próximos anos. Então, ter essa clareza de planejamento com o Pelt-MG é fundamental para podermos avançar e seguir sendo referência em infraestrutura”, enfatizou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

O plano também contempla 17 intervenções ferroviárias, 13 projetos dutoviários, 12 iniciativas aeroportuárias e duas ações hidroviárias. Vários desses empreendimentos já estão contratados ou em processo de execução, enquanto outros necessitam de ações governamentais do Estado ou alinhamento junto ao Governo Federal para desenvolvimento. O documento completo está disponível neste link.

“O negócio da Codemge é fazer Minas crescer. Em linha com essa missão, o Pelt-MG representa uma estratégia organizada de desenvolvimento, que busca integrar todas as regiões do Estado e garantir oportunidades para a população, fomentando cadeias produtivas regionais, atraindo novos negócios e promovendo inclusão por meio da mobilidade interurbana”, afirma a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto.

O diretor de Concessões e Parcerias da Companhia, Gabriel Fajardo, destaca que as ações resultantes do plano se dividem em carteiras de empreendimentos como as de concessões de infraestrutura junto à iniciativa privada e as de obras públicas, além de projetos com alinhamento interinstitucional e intergovernamental para sua concretização, como no caso das ferrovias e aeroportos. “O foco do Pelt-MG está na melhoria da conectividade, na redução de custos logísticos e no aumento da competitividade do Estado”, salienta.

Inovação

Minas Gerais é pioneira na utilização do Five Case Model (5CM), metodologia desenvolvida pelo Tesouro Britânico e adotada para embasar a seleção e priorização dos empreendimentos. É a primeira vez que esse é aplicado como uma ferramenta de planejamento de carteiras de investimentos no Brasil, conferindo mais rigor técnico, visão de longo prazo e transparência às decisões de investimento.

Além disso, coloca o Estado nos mesmos caminhos que países mais desenvolvidos tomam suas decisões sobre investimentos, baseando a alocação dos recursos em critérios técnicos e com potencial de melhores efeitos para a população.

Sobre o Pelt-MG

O Plano Estadual de Logística e Transportes foi construído a partir de uma série de encontros realizados em diferentes regiões do estado, com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas para a área de transportes.

O documento técnico apresenta a visão estratégica do Governo de Minas, com cenários, avaliações e recomendações de curto prazo para empreendimentos e iniciativas voltadas ao transporte de bens e pessoas por rodovias, ferrovias, aeroportos, dutos e vias navegáveis.

Baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais de planejamento, o Pelt-MG proporciona maior previsibilidade na aplicação de recursos públicos e privados, o que reforça a segurança para investidores e contribui para a viabilidade de novas obras em todo o estado.

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Notícias Thu, 12 Jun 2025 14:55:00 -0300
Estado e municípios discutem construção de modelo integrado de mobilidade para a região Metropolitana de BH http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3660-estado-e-municipios-discutem-construcao-de-modelo-integrado-de-mobilidade-para-a-regiao-metropolitana-de-bh http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3660-estado-e-municipios-discutem-construcao-de-modelo-integrado-de-mobilidade-para-a-regiao-metropolitana-de-bh

A integração dos sistemas de transporte público e a criação de um modelo de governança conjunta para a região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foram os principais temas do 1º Encontro Estratégico de Mobilidade, realizado nesta sexta-feira (6/6), no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A reunião contou com a presença de representantes do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Governo (Segov), da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), e das prefeituras de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Nova Lima.

Com o tema “Governança e Projetos”, o encontro abordou os desafios históricos enfrentados pela falta de integração entre os sistemas de transporte da região Metropolitana, como a concorrência entre modais e a crescente demanda pelo transporte coletivo. Os participantes destacaram a urgência em integrar física, operacional, institucional e tarifariamente os sistemas em operação.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou os impactos positivos dessa aproximação para a mobilidade da RMBH.

“Sabemos que a mobilidade urbana não é apenas um desafio, mas uma oportunidade de transformar o cotidiano dos cidadãos, promovendo inclusão, acessibilidade e qualidade de vida. Nosso objetivo é estruturar um sistema moderno, integrado e alinhado às necessidades da região, fomentando o desenvolvimento econômico e social. Seguiremos empenhados em buscar investimentos, planejamento estratégico e tecnologia para viabilizar essa transformação”, afirmou.

A agenda do encontro foi dividida em três eixos principais: diagnóstico da mobilidade na RMBH, apresentação de projetos em andamento e sugestões para o futuro. Entre as propostas debatidas até 2030, destaca-se a operação integrada entre o Sistema SIM, o BRT Amazonas e o metrô, além da implantação de novas linhas metroviárias que permitam maior compatibilidade entre os modais.

A diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha, destacou a importância da articulação entre diferentes esferas para enfrentar os desafios da mobilidade.“É simbólico vermos municípios, o Estado e tantas outras instituições responsáveis por garantir a mobilidade das cidades que compõem a Região Metropolitana, unidos e pensando juntos”, ressaltou.

O prefeito em exercício de Contagem, Ricardo Faria, reforçou a necessidade de diálogo e cooperação. “As cidades estão cada vez mais interligadas e, por isso, a pauta da mobilidade se faz necessária e precisamos tratar o tema com diálogo, de maneira mais colaborativa, encarando os desafios que existem”.

Outro tema em destaque foi a Parceria Público-Privada (PPP) para construção e gestão de novos terminais metropolitanos. Durante o encontro, foram detalhados os terrenos selecionados e as estratégias de integração entre os diferentes meios de transporte.
“Precisamos sair do discurso e avançar em ações concretas, juntos, pois somente assim os benefícios serão coletivos. A mobilidade não pode esperar”, reiterou o prefeito de Nova Lima, João Marcelo.

Próximos passos

Entre os encaminhamentos definidos está a articulação conjunta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com apoio das prefeituras, à solicitação feita pela Seinfra para a criação de uma faixa exclusiva na BR-040, que pode beneficiar significativamente o transporte público metropolitano.

Também será criado um Grupo Estratégico, com reuniões bimestrais, e um Grupo Técnico de Trabalho, com representantes do Estado e dos municípios. A próxima reunião foi sugerida para o dia 8 de agosto, com a apresentação do modelo de governança e a aprovação do plano de trabalho.

Para o secretário de Governo de Belo Horizonte, Guilherme Daltro, esse primeiro encontro foi um divisor de águas em relação ao transporte na Região Metropolitana. “Agradecemos muito à Seinfra por ter organizado essa reunião para discutir de uma maneira bem ampla e unificada o planejamento estratégico e tudo que vai ser executado ao longo dos próximos 10 anos para modernizar toda a mobilidade urbana da RMBH". 

Já o prefeito de Betim, Heron Guimarães, classificou a reunião como uma força-tarefa em direção a um pacto pela mobilidade urbana. “Não tem como discutir transporte público sem envolver as prefeituras, porque não existem mais limites geográficos que possam permitir que cada prefeitura, ou cada órgão de governo, discuta as suas estratégias de forma isolada”, finalizou.

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Notícias Fri, 06 Jun 2025 13:48:54 -0300
Pedágio sem cancela free flow completa um ano em operação em Minas e registra baixo índice de inadimplência http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3659-pedagio-sem-cancela-free-flow-completa-um-ano-em-operacao-em-minas-e-registra-baixo-indice-de-inadimplencia http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3659-pedagio-sem-cancela-free-flow-completa-um-ano-em-operacao-em-minas-e-registra-baixo-indice-de-inadimplencia

O primeiro pórtico de pedágio sem cancela free flow de Minas Gerais, instalado no km 12,7 da MG-459, em Monte Sião, no Sul do estado, completou um ano de operação nesta quarta-feira (4/6). O sistema permite que os motoristas passem sem precisar parar para pagar a tarifa, trazendo mais segurança, fluidez e rapidez ao trânsito.

A iniciativa faz parte do compromisso do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), de modernizar as estradas do estado e acompanhar as principais tendências do setor.

No último ano, mais de 700 mil veículos passaram pelo pórtico, que também se destaca por registrar uma das menores taxas de inadimplência do país entre as rodovias concessionadas: apenas 3,8%.

“O sucesso do pedágio eletrônico mostra como a combinação da inovação com a tecnologia pode transformar a mobilidade. Isso prova que estamos no caminho certo para modernizar nossas rodovias e facilitar a vida de quem trafega por elas”, afirma o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Free flow

Com o modelo de pedágio sem cancela, o motorista pode pagar a tarifa em até 30 dias após passar pelo pórtico, usando diversas formas de pagamento: TAGs eletrônicas, totens de autoatendimento, site ou aplicativo da concessionária. O aplicativo ainda oferece facilidades, como recarga de créditos, alertas de cobrança e consulta ao histórico de viagens.

Para Erica Kawatake, diretora-executiva da EPR Sul de Minas, os números mostram que os motoristas adotaram bem a novidade. “O sistema foi pensado para garantir a melhor experiência possível, tanto para os usuários quanto para as comunidades da região. Além de deixar o trânsito mais rápido, também ajudamos a reduzir a emissão de gases poluentes e facilitamos o transporte de mercadorias”, explica.

Além das opções digitais, foram criados 30 pontos de pagamento em comércios locais, e também é possível quitar a tarifa em outras praças físicas do trecho, para atender quem tem menos familiaridade com tecnologia.

A equipe da concessionária está disponível para tirar dúvidas pelo telefone 0800 290-0459. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia.

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Notícias Wed, 04 Jun 2025 14:36:03 -0300
Governo de Minas anuncia construção e reforma de terminais de ônibus metropolitanos http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3658-governo-de-minas-anuncia-construcao-e-reforma-de-terminais-de-onibus-metropolitanos http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3658-governo-de-minas-anuncia-construcao-e-reforma-de-terminais-de-onibus-metropolitanos


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apresentou, nesta quinta-feira (29/5), o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção, reforma, recuperação, modernização, manutenção e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos.

A iniciativa inclui a construção de nove novas estruturas e a requalificação de outros dois terminais existentes. O lançamento foi feito com a abertura da consulta pública até o dia 28/6.

"A partir de hoje, já está disponível no site da Seinfra o link para o envio de contribuições, bem como toda a documentação que embasou o projeto. Além disso, teremos várias audiências públicas, no mês de junho, para colhermos todas as percepções dos usuários e dos municípios. Essa participação ampla é fundamental para termos um projeto robusto e legitimado por todos os atores da sociedade", destacou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

O projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem, Veneza, em Ribeirão das Neves, Regap, em Betim, Nova Lima, São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano.

Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outros dois terminais estão sendo construídos pelos próprios municípios, sendo contemplados para operação e manutenção pelo contrato de concessão. É o caso do terminal Várzea das Flores (Darcy Ribeiro), financiado e edificado pelo Município de Contagem, e o terminal de Santa Luzia, que conta com recursos do Estado e obra realizada pela prefeitura.

A iniciativa faz parte do pacote de ações para o aprimoramento e eficiência do Transporte Estadual Metropolitano (Trem), otimizando as rotas já existentes e a integração com o metrô da RMBH, garantindo uma melhor cobertura do transporte público e ampliando a gama de destinos possíveis.

Os estudos indicam que os terminais abrangidos no projeto irão atender mais de 150 mil passageiros por dia, somando mais de 40 milhões de usuários anualmente.

A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato.

De acordo com o diretor de Concessões e Parcerias da Codemge, Gabriel Fajardo, o contrato de PPP a ser celebrado entre o poder público e a iniciativa privada permitirá viabilizar os investimentos necessários.

“A Codemge é apoiadora da Seinfra e braço técnico para desenvolver os projetos de concessões e parcerias público-privadas, dando continuidade a um projeto já realizado, que foi a concessão da Rodoviária de BH e de terminais metropolitanos. Estamos desdobrando, na pauta de mobilidade, novas infraestruturas”, destacou.

O cronograma estima a publicação do edital e leilão para o segundo semestre deste ano. A entrega dos primeiros terminais, que serão construídos do zero, deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.

Terminais

A estrutura dos terminais proporciona acesso direto, de embarque e desembarque, às linhas do Move da Região Metropolitana de Belo Horizonte, funcionando como pontos de convergência e permitindo que linhas de ônibus alimentadoras se conectem a linhas troncais (principais).

No projeto, há intervenções imediatas para serem realizadas nos terminais que serão requalificados, como a melhoria das condições de utilização dos banheiros, a revitalização e atualização das sinalizações de informação.

Também está prevista a implantação de rede wi-fi gratuita com cobertura integral nas áreas de circulação dos terminais, sem exigência de cadastro prévio, facilitando o acesso à informação e a integração digital dos usuários.

Toda a infraestrutura será adequada às normas técnicas de acessibilidade, incluindo piso tátil, sinalização em braile, rampas, elevadores e dispositivos de comunicação em português e inglês, promovendo inclusão de todos os usuários.

Todos os terminais deverão dispor de bicicletários, promovendo a integração com o transporte cicloviário e o estímulo ao uso de modais sustentáveis.

A concessionária também deverá disponibilizar, a título gratuito, espaços para a venda de produtos agrícolas e artesanais por pequenos produtores e feirantes, bem como para a realização de atividades sem fins lucrativos de cunho cultural, social, de saúde e bem estar.

Consulta e audiências

A consulta é uma das oportunidades para que a população possa enviar sugestões, contribuições e questionamentos sobre o projeto.

A documentação completa, bem como o regulamento de participação estão disponíveis no site da Seinfra. As manifestações poderão ser feitas pelo formulário e encaminhadas para o e-mail terminais@infraestrutura.mg.gov.br.

Ainda estão previstas cinco audiências públicas para apresentação e esclarecimentos sobre o projeto, entre 23/5 e 1/7. As datas, horários e os locais das sessões serão divulgadas em breve.

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Notícias Thu, 29 May 2025 14:03:21 -0300
Segurança nas rodovias concedidas pelo Governo de Minas é ampliada com parceria com a Climatempo http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3657-seguranca-nas-rodovias-concedidas-pelo-governo-de-minas-e-ampliada-com-parceria-com-a-climatempo http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3657-seguranca-nas-rodovias-concedidas-pelo-governo-de-minas-e-ampliada-com-parceria-com-a-climatempo


Motoristas que trafegam por mais de 1,4 mil quilômetros de rodovias concedidas em Minas Gerais pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), contam com reforço importante na segurança: um sistema de monitoramento climático em tempo real.

A tecnologia foi implantada por meio de uma parceria entre a empresa Climatempo e a concessionária EPR, responsável pelos lotes concedidos no Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Varginha-Furnas.

Por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta da Climatempo (Smac), as condições meteorológicas são atualizadas instantaneamente. Os alertas emitidos orientam ações preventivas, como a suspensão de obras em caso de mau tempo, mobilização de equipes de emergência e avisos antecipados aos motoristas.

O acompanhamento é realizado pelos Centros de Controle de Operações (CCOs) da EPR, que permitem a identificação de riscos, como deslizamentos, e viabilizam o fechamento temporário de áreas vulneráveis com segurança.

O sistema está em operação nas rodovias que cortam as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Minas e Zona da Mata.

Para o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Calixto, a integração entre a gestão rodoviária e a tecnologia amplia a eficiência do planejamento e das operações nas estradas.

"Essa colaboração entre a concessionária e a Climatempo é um exemplo claro de como a inovação, viabilizada pelos contratos de concessão, pode transformar a segurança viária, impactando positivamente a vida dos motoristas e fortalecendo a infraestrutura rodoviária de Minas Gerais", ressalta o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Calixto.

Segundo Diogo Santiago, diretor-presidente do Núcleo Minas Gerais da EPR, a iniciativa tem se mostrado um grande diferencial. “O monitoramento climático é crucial para a gestão moderna das rodovias. A parceria com a Climatempo nos permite antecipar riscos e agir de maneira preventiva, sempre com foco na segurança dos motoristas”.

Thiago Aires, head da Vertical Infra da Climatempo, também destaca os benefícios do uso de dados em tempo real para a segurança nas estradas. “A inteligência meteorológica, com dados atualizados em tempo real, tem sido fundamental para antecipar situações críticas, facilitando decisões rápidas que minimizam riscos e promovem mais segurança nas rodovias”, finaliza.

Concessões

O portfólio de projetos estruturado pela Seinfra abrange diversas áreas de infraestrutura e é um dos mais robustos do país.

Atualmente, a pasta possui sob sua gestão cinco contratos de concessões rodoviárias (MG-050, BR-135, Lote Triângulo Mineiro, Lote Sul de Minas e Lote Varginha-Furnas), que somam cerca de 2.250 quilômetros concedidos.

Há ainda o contrato de concessão do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em fase pré-operacional, que terá aproximadamente 70 quilômetros de extensão.

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Notícias Thu, 29 May 2025 04:54:14 -0300
Governo de Minas é pioneiro na adoção de inteligência artificial para manutenção da malha rodoviária estadual http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3656-governo-de-minas-e-pioneiro-na-adocao-de-inteligencia-artificial-para-manutencao-da-malha-rodoviaria-estadual http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3656-governo-de-minas-e-pioneiro-na-adocao-de-inteligencia-artificial-para-manutencao-da-malha-rodoviaria-estadual


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), começa, a partir deste mês, a utilizar a inteligência artificial para monitorar as condições da malha rodoviária estadual. Com a adoção da nova tecnologia, o Estado é o primeiro a implementar esse recurso nas rodovias sob sua responsabilidade e também nas concedidas.

O acompanhamento, que antes era feito de forma praticamente manual - trabalho em conjunto entre humanos e máquinas, passa a contar com a tecnologia que vai apontar com mais agilidade e precisão as condições da malha mineira e dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias na infraestrutura rodoviária.

O início das operações é resultado de uma parceria firmada entre o Estado e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em novembro do ano passado. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo setor da instituição em parceria com o Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (Dnit).

A cooperação com o Governo de Minas veio com o objetivo de desenvolver estudos técnicos, metodologias e ferramentas para a manutenção e planejamento no âmbito do DER-MG.

O secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto, explica que a avaliação automatizada por meio da inteligência artificial vai ampliar o monitoramento da malha rodoviária estadual e dar agilidade nos diagnósticos e ações.

"O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora vamos fazer mensalmente em toda malha pavimentada do estado de Minas Gerais, com a utilização dessa ferramenta. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o estado, quanto o cidadão, que terá a certeza de que as rodovias estarão permanentemente monitoradas", afirma Pedro Calixto.

O levantamento será feito continuamente em todas as rodovias sob responsabilidade do DER-MG, abrangendo 20 mil quilômetros, e funcionará como apoio aos levantamentos do Índice de Condição da Manutenção (ICM), que tem por finalidade parametrizar a avaliação da condição de conservação das rodovias pavimentadas sob jurisdição da autarquia, e servir de referência para o acompanhamento das ações a serem implementadas na malha. O investimento é de cerca de R$ 5 milhões.

De acordo com o vice-diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, o diagnóstico mensal das condições das rodovias estaduais poderá ser ampliado para trechos não pavimentados em uma segunda etapa.

"Estamos dando início ao levantamento contínuo das rodovias pavimentadas, incluindo as concedidas. No entanto, pretendemos ampliar o uso dessa ferramenta para as não pavimentadas, fazendo uma adaptação ao sistema, junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvedora da ferramenta, para também conseguir identificar os problemas desse tipo de estrada, que hoje somam mais de cinco mil quilômetros", avalia Matheus Novais.

Como funciona
Na metodologia de monitoramento de rodovias por IA, um veículo equipado com câmera de ação percorre os trechos rodoviários a serem avaliados, coletando vídeos em alta resolução. Na sede do DER-MG, as imagens serão processadas por um software. Dez veículos equipados serão disponibilizados para fazer o levantamento da qualidade das rodovias.

Para iniciar o novo sistema, na quinta-feira (22/5), a equipe do DER-MG recebeu, pela manhã, um treinamento em campo com coleta de dados, na MG-030, rodovia que liga Belo Horizonte a Nova Lima, da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Além dessa prática, os profissionais, na parte da tarde, foram capacitados para operar o software que trabalha as informações coletadas. O professor e pesquisador da UFSC, Jorge Destri Junior, explica que a ferramenta detecta e classifica os diferentes elementos viários existentes no trecho percorrido, tais como, sinalização horizontal e vertical, elementos de drenagem, defeitos no pavimento, entre outros itens.

Com essas informações, o sistema gera arquivos georreferenciados para cada tipo de objeto identificado. Esses arquivos fornecem subsídio para análises nas áreas de segurança viária, gestão do pavimento, manutenção da via.

Conforme contrato, a ferramenta vai ser utilizada tanto para análise do índice de desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG, quanto para adaptação aos critérios definidos nos contratos de concessão de rodovias, sob a gestão da Seinfra.

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Notícias Fri, 23 May 2025 07:28:53 -0300
Atenção motorista: restrição de tráfego em ponte na MG-181, no Noroeste de Minas http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3655-atencao-motorista-restricao-de-trafego-em-ponte-na-mg-181-no-noroeste-de-minas http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3655-atencao-motorista-restricao-de-trafego-em-ponte-na-mg-181-no-noroeste-de-minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) determinou, nesta quinta-feira (15/5), a restrição de tráfego para veículos pesados, acima de 16 toneladas, na ponte sobre o rio Paracatu, localizada na rodovia estadual MG-181, km 126,3, em Brasília de Minas, região Noroeste do estado.

Após inspeção realizada por equipes do DER-MG no local, constatou-se que há danos e pontos de atenção que exigem reparos, tornando necessária a restrição temporária da ponte para não comprometer mais a estrutura e garantir a segurança de quem transita, até que as obras sejam iniciadas.

O DER-MG já elabora projeto para recuperar a travessia, cuja conclusão depende de sondagem submersa, que poderá ser feita a partir de julho, devido ao nível do lençol freático do rio. O projeto deve ser concluído no segundo semestre deste ano, conforme cronograma de trabalho.

Para os veículos pesados, é recomendada uma rota alternativa por Paracatu, a partir de João Pinheiro, acessando a BR-040, depois a MG-188 até a MG-251 e retoma novamente à MG-181, o que aumenta o trajeto em cerca de 200 quilômetros.

Todo o trecho está sinalizado adequadamente e as equipes do DER-MG fazem ações educativas nos acessos e reforço nas sinalizações, com uso de placas nos entroncamentos das rodovias próximas aos municípios de Riachinho, Bonfinópolis de Minas, Unaí, e acesso a BR-251.

A autarquia reforça a necessidade de os motoristas respeitarem a restrição acima de 16 toneladas. No entanto, os veículos de pequeno porte têm permissão para transitar na área.

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Notícias Fri, 16 May 2025 06:28:09 -0300
Governo de Minas executa obra rodoviária no Triângulo em parceria com iniciativa privada http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3654-governo-de-minas-executa-obra-rodoviaria-no-triangulo-em-parceria-com-iniciativa-privada http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3654-governo-de-minas-executa-obra-rodoviaria-no-triangulo-em-parceria-com-iniciativa-privada

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) está recuperando o pavimento da LMG-724, no trecho entre o entroncamento da BR‐050 até o acesso a uma unidade de açúcar e álcool, próximo a Uberaba, no Triângulo Mineiro, em uma extensão de 17,3 quilômetros.

As melhorias são frutos de parceria com a iniciativa privada, no âmbito do protocolo de intenções 16/2018, firmado entre o Governo de Minas e as usinas do setor sucroalcooleiro. Com investimentos de mais de R$ 6 milhões, as obras deverão ser finalizadas até o final de maio, conforme cronograma da Coordenadoria Regional do DER-MG em Uberaba, responsável pela condução dos trabalhos.

As intervenções começaram no dia 4/4 e envolvem a revitalização do trecho com serviços de remendo profundo, tapa buracos, reperfilamento, microrrevestimento, pintura de faixas horizontais, colocação de taxas refletivas e serviços de drenagem.

"Tenho visto essa rodovia melhorar, o que favorece os empreendimentos e proporciona mais conforto para a comunidade local. Estamos recebendo uma infraestrutura que nos dá mais tranquilidade e segurança. Nós, usuários, estamos muito satisfeitos", avalia o prestador de serviços Ricardo de Souza Pimenta, que usa diariamente a LMG-724 há oito anos.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a parceria entre Estado e iniciativa privada visa atrair investimentos para a melhoria da infraestrutura rodoviária em Minas Gerais. Segundo ele, essa medida ajuda a impulsionar os investimentos em obras viárias em todo o estado, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias, conectando regiões.

"A união de esforços entre as instituições públicas e privadas é uma ferramenta importante para o aumento da qualidade nas nossas rodovias e, consequentemente, impacta na melhoria qualidade de vida do cidadão e no desenvolvimento econômico", destaca o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

As melhorias da rodovia vão beneficiar um setor importante para a economia mineira. Com uma área plantada de 950,7 mil hectares de cana-de-açúcar, o estado tem uma produção prevista de 81,9 milhões de toneladas da matéria-prima, um crescimento de 0,6% em relação à safra anterior. O estado também é o segundo maior produtor de cana do país, respondendo por 11% da produção nacional.

A lavoura garante a Minas também nível de destaque na produção de etanol, como quinto maior produtor nacional. Na safra 2024/2025, a produção mineira de álcool é estimada em 3 bilhões de litros.

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Notícias Thu, 15 May 2025 13:34:13 -0300
Governo de Minas firma acordo com famílias para avanço das obras da Linha 2 do Metrô da RMBH http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3653-governo-de-minas-firma-acordo-com-familias-para-avanco-das-obras-da-linha-2-do-metro-da-rmbh http://setop.mg.gov.br/municipio/celebracao-de-convenios/stories/3653-governo-de-minas-firma-acordo-com-familias-para-avanco-das-obras-da-linha-2-do-metro-da-rmbh


Após meses de diálogo e construção conjunta, o Governo de Minas firmou um acordo com as famílias das moradias a serem desocupadas para viabilizar a continuidade das obras da Linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A decisão é resultado de negociações conduzidas desde março na mesa de conciliação do Ministério Público de Minas Gerais, reunindo Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Advocacia-Geral do Estado (AGE), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais concessionária e representantes das famílias afetadas.

“É com grande satisfação que anunciamos esse acordo com as famílias, que não vão ficar desamparadas, e asseguramos a continuidade do projeto, que vai transformar a realidade da população da capital e da região metropolitana”, afirmou o governador Romeu Zema.

Ao todo, 341 famílias serão indenizadas, além de receberem quatro meses de aluguel social. O valor será creditado diretamente aos beneficiários, que poderão escolher o imóvel em que desejam residir durante o período de transição.

As famílias também terão direito a duas mudanças custeadas pela concessionária: uma para o imóvel alugado e outra para a nova moradia definitiva adquirida com os recursos da indenização.

“Este acordo, celebrado entre a Metrô BH e as famílias pouco mais de um mês do início das negociações, é mais um marco importante para a consolidação da Linha 2 do metrô. Ao mesmo tempo em que as famílias foram ouvidas e conseguimos garantir os direitos de cada uma delas, estamos assegurando o cumprimento do cronograma desta obra, tão aguardada pelos moradores não só de Belo Horizonte, como da região metropolitana”, disse o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

A Metrô BH será a responsável por formalizar os acordos individualmente com cada família e efetuar os pagamentos. A desocupação dos imóveis será feita em cronograma alinhado com a concessionária, permitindo o avanço das obras com segurança. Após a liberação das áreas, as estruturas serão demolidas.

“Chegar a esse acordo é um grande passo para a continuidade da Linha 2, uma obra que representa a transformação da mobilidade urbana na RMBH. Fizemos questão de construir esse processo com diálogo, responsabilidade e respeito aos direitos das pessoas envolvidas”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

A construção da Linha 2 do metrô começou em setembro de 2024, com o início da edificação das estações Amazonas e Nova Suíça. A obra é uma demanda histórica da população da RMBH, aguardada há mais de 20 anos.

Com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações, a nova linha vai beneficiar diretamente mais de 50 mil pessoas por dia, promovendo integração com a Linha 1, redução do tempo de deslocamento e mais qualidade de vida para milhares de trabalhadores e estudantes.

O acordo firmado marca mais uma etapa vencida em um projeto estruturante para a capital e simboliza o compromisso do Governo de Minas com uma infraestrutura moderna, eficiente e socialmente justa.

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Notícias Thu, 15 May 2025 06:28:36 -0300