Notícias http://200.198.42.171 Thu, 13 Nov 2025 00:42:36 -0200 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe novos equipamentos de manutenção http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3709-metro-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-recebe-novos-equipamentos-de-manutencao http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3709-metro-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-recebe-novos-equipamentos-de-manutencao

O metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) deu mais um passo importante no processo de modernização do sistema. Nesta quarta-feira (12/11), a concessionária Metrô BH apresentou seus novos veículos de alta tecnologia voltados à manutenção das linhas, que vão reduzir o tempo de reparos, aumentar a precisão das intervenções e garantir mais segurança e conforto aos passageiros.

Os dois primeiros equipamentos do novo pacote de investimentos – um Veículo Ferroviário Multifuncional (VF34), de fabricação nacional, e uma Máquina Socadora e Alinhadora de Via, de origem austríaca – representam um salto tecnológico inédito para o sistema metroviário mineiro.

“O metrô está passando pela maior transformação de sua história. Cada nova entrega reforça o nosso compromisso em oferecer um transporte público de qualidade, com mais eficiência, segurança e conforto para os mineiros”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

O VF34 é o primeiro equipamento de grande porte incorporado em 2025 e foi totalmente customizado para o metrô de Belo Horizonte. Trata-se de um veículo de manutenção e apoio operacional, utilizado em serviços de inspeção, reparo e manutenção das linhas. Seu principal diferencial é a plataforma elevatória com giro e extensão, que permite trabalhos de alta precisão entre 4,5 e 8 metros, otimizando a inspeção e manutenção da rede aérea.

Já a Máquina Socadora e Alinhadora de Via substitui processos manuais que antes levavam dias, executando a mesma tarefa em poucas horas e com precisão milimétrica na correção da geometria dos trilhos, o que garante a segurança e a qualidade do transporte.

“O uso dessas novas tecnologias amplia a confiabilidade do serviço, reduz o tempo de intervenções e aumenta o conforto dos passageiros nas viagens”, ressalta o gerente de Manutenção do Metrô BH, Filipe Aquino.

Atualmente, a empresa conta com mais de 60 equipamentos de grande porte, como caminhões rodoferroviários e veículos de correção geométrica.

O investimento em tecnologia e segurança continua, com a chegada de mais sete equipamentos entre dezembro e janeiro, entre eles uma esmerilhadora de trilhos de fabricação suíça e dois rebocadores de trem.

Modernização

Além da compra de novos equipamentos, o primeiro dos 24 trens que vão circular no metrô da RMBH já está a caminho do Brasil. O embarque foi acompanhado no dia 31/10, em Qingdao, na China, pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

Com o apoio do Governo do Estado, a empresa adiantou em dois anos o cronograma de aquisição das composições. Os novos veículos contam com inovações tecnológicas que tornam o transporte mais eficiente, sustentável, seguro e confortável para os usuários.

A expectativa é que o primeiro trem chegue ao Brasil em dezembro e comece a operar no primeiro semestre de 2026.

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Notícias Wed, 12 Nov 2025 13:11:47 -0200
Minas Gerais e Goiás firmam termo de cooperação para integração viária entre os dois estados http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3708-minas-gerais-e-goias-firmam-termo-de-cooperacao-para-integracao-viaria-entre-os-dois-estados http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3708-minas-gerais-e-goias-firmam-termo-de-cooperacao-para-integracao-viaria-entre-os-dois-estados

Quincas Marianook

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) firmaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver ações conjuntas voltadas à melhoria da infraestrutura viária e à integração logística entre os estados.

A assinatura do acordo ocorreu durante o 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e a 50º Reunião Anual de Pavimentação (RAPV), realizados no final de outubro, em Belo Horizonte.

A iniciativa busca fortalecer a conexão econômica e regional entre os dois estados, ampliando a eficiência no transporte de pessoas e mercadorias e impulsionando o desenvolvimento das regiões de divisa.

Recuperação da ponte Quinca Mariano

Em sua etapa inicial, o acordo contempla a recuperação e reabilitação da ponte Quinca Mariano, localizada sobre o Rio Paranaíba, que faz a conexão entre as rodovias MG-413 e a GO-139.

Com 1.153 metros de extensão, a estrutura faz a ligação entre municípios mineiros e goianos, deverá receber um investimento estimado de R$ 27,3 milhões, e o processo de contratação dos serviços está em fase de elaboração.

De acordo com o termo, a cooperação visa aperfeiçoar a conectividade rodoviária interestadual, racionalizar custos operacionais e promover uma integração regional estratégica, de interesse público e econômico. As ações previstas serão detalhadas em planos de trabalho específicos, que passarão a integrar o documento de cooperação.

Integração regional e novos investimentos

A parceria representa um avanço significativo na consolidação de uma rede de infraestrutura compartilhada entre Minas Gerais e Goiás. A iniciativa contribuirá para o escoamento eficiente da produção, o fortalecimento das cadeias produtivas locais e a atração de novos investimentos para ambos os estados.

Além da recuperação da Ponte Quinca Mariano, o DER-MG já iniciou levantamentos técnicos para a elaboração do projeto de construção de uma nova travessia sobre o Rio Paranaíba, desta vez na MG-414, ligando o trecho Araguari – distrito de Amanhece ao município goiano de Anhanguera. A futura obra reforça o compromisso dos governos estaduais com a melhoria das condições de tráfego, o aumento da segurança viária e o fortalecimento do desenvolvimento regional.

Integração ao longo da fronteira

A área de divisa entre Minas Gerais e Goiás soma mais de 1,6 mil quilômetros. Segundo o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, a cooperação permitirá ações coordenadas e de grande impacto.

“Essa parceria é fundamental para fortalecer nossa integração regional. Vamos iniciar com a recuperação da Ponte Quinca Mariano, mas já temos planos de expandir essa cooperação. O cidadão goiano e mineiro é quem mais ganha com essa iniciativa”, afirma.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, também destacou a importância do acordo. “Assinamos um protocolo de intenções que irá regulamentar as ações de interesse comum dos dois estados em relação à malha rodoviária nas regiões fronteiriças. De um lado, Corumbaíba; do outro, Araguari. Estamos unindo esforços para garantir mais segurança e desenvolvimento para nossas populações”, pontua.

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Notícias Tue, 11 Nov 2025 12:57:14 -0200
Governo de Minas divulga novas datas das audiências públicas da concessão rodoviária do Lote Noroeste http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3692-governo-de-minas-divulga-novas-datas-das-audiencias-publicas-da-concessao-rodoviaria-do-lote-noroeste http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3692-governo-de-minas-divulga-novas-datas-das-audiencias-publicas-da-concessao-rodoviaria-do-lote-noroeste


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), com o objetivo de ampliar a participação ativa da sociedade, alterou as datas das consultas públicas do projeto de concessão Rodoviário Noroeste, que serão realizados nas cidades de João Pinheiro e Guimarânia.

Os encontros têm a finalidade de ampliar a participação da sociedade no processo de elaboração do projeto e coletar sugestões e contribuições que possam aprimorar a proposta. Com 767 km de extensão, o lote Noroeste contempla as rodovias BR-365, BR-146, BR-251, CMG-496, MG-408 e MG-181, abrangendo importantes corredores logísticos do estado.

Datas e locais das audiências
- João Pinheiro: 14 de novembro de 2025 (quinta-feira), às 17h
Local: 87ª Subseção da OAB Minas – Rua Frei Carmelo, 321, Centro.

- Guimarânia: 17 de novembro de 2025 (segunda-feira), às 17h
Local: Câmara Municipal – Rua Guimarães, 270, Centro.

Sobre o projeto
O contrato de concessão prevê investimentos estimados em R$ 7,5 bilhões ao longo de 30 anos, destinados a obras de recuperação, manutenção, ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária, além de serviços de atendimento aos usuários.

Entre as principais melhorias previstas estão:
- Duplicação de 79,1 km de rodovias
- Implantação de 70,9 km de acostamentos e 14,6 km de vias marginais
- Asfaltamento de 110,7 km de estradas não pavimentadas
- Construção de 6 passarelas e melhorias em 162 acessos
- 26 intervenções em pontes e viadutos e 46 dispositivos em interseções, como retornos e rotatórias

O lote Noroeste abrange 19 municípios, incluindo Patrocínio, Guimarânia, Patos de Minas, João Pinheiro, Pirapora, Montes Claros, entre outros, integrando regiões estratégicas — Norte, Triângulo Mineiro, Sul e Central — e fortalecendo o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico regional.

Consulta pública
A Seinfra já realizou duas audiências públicas presenciais nas cidades de Pirapora e em Montes Claros, que contaram com a participação de lideranças locais e da população.

Além disso, a consulta pública do projeto segue aberta até o dia 17 de novembro de 2025. Interessados podem enviar sugestões e contribuições por meio do regulamento disponível no site da Seinfra

A expectativa é que o edital da concessão seja publicado ainda em 2025, com o leilão previsto para o primeiro trimestre de 2026.

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Notícias Thu, 06 Nov 2025 09:03:44 -0200
Na China, vice-governador acompanha embarque do primeiro dos novos trens do Metrô da RMBH http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3707-na-china-vice-governador-acompanha-embarque-do-primeiro-dos-novos-trens-do-metro-da-rmbh http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3707-na-china-vice-governador-acompanha-embarque-do-primeiro-dos-novos-trens-do-metro-da-rmbh

O primeiro dos 24 novos trens que vão circular no metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já está a caminho do Brasil. O embarque foi acompanhado nesta sexta-feira (31/10), noite de quinta no Brasil, em Qingdao, na China, pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. O momento marca uma nova etapa no processo de modernização do sistema metroviário.

As novas composições contam com inovações tecnológicas que tornam o transporte mais eficiente, sustentável, seguro e confortável para os usuários. A expectativa é que o trem chegue ao Brasil em dezembro e comece a operar no primeiro semestre de 2026.

"Tenho a alegria de ter estado hoje na fábrica da CRRC, literalmente, despachando o primeiro trem dos 96 vagões, das 24 novas composições que estão sendo enviadas para Minas Gerais. É motivo de satisfação e tranquilidade saber que vamos receber para o metrô vagões climatizados, com internet, sensores de presença, todos funcionando de forma incorporada", celebrou Mateus Simões.

O primeiro veículo foi entregue de forma antecipada pela Metrô BH, concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema. Com apoio do Governo de Minas, a empresa adiantou em dois anos o cronograma de aquisição das composições.

Até o fim do ano que vem, dez trens devem estar em operação, enquanto a fabricação dos outros 14 segue em ritmo acelerado. Com investimento de cerca de R$ 700 milhões, as novas composições atenderão às linhas 1 e 2.

O governador de Minas, Romeu Zema, destaca o salto de qualidade que o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte terá com os novos trens.

"Os usuários do metrô vão contar com o que há de mais moderno e eficiente. Trens confortáveis, econômicos, silenciosos e com ar-condicionado. O nosso governo segue trabalhando para oferecer mobilidade com qualidade e segurança para os mineiros. Muito em breve, esta unidade estará rodando no metrô de Belo Horizonte", afirmou o governador Romeu Zema.

A produção é realizada pela Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, a CRRC Corporation Limited (CRRC), empresa com histórico consolidado de fornecimento de trens para o Brasil, com modelos já em operação no Metrô Rio e na SuperVia.

 

Em junho, comitiva do Governo de Minas liderada pelo governador Romeu Zema em missão à Ásia conheceu a fábrica dos novos trens e pôde vistoriar um dos novos veículos em produção.

O grupo também esteve na fábrica da Joint Venture da CRRC com a Alstom (Carc), onde são produzidos painéis elétricos e o console de operação dos veículos. Após esta etapa de fabricação, os equipamentos são enviados para a fábrica da CRRC Changchun para testes e montagem final.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno, destacou os avanços no transporte público no estado durante este ano.

"Com satisfação, comemoramos hoje o embarque do nosso novo primeiro trem do metrô, que acaba de sair da China com destino ao Brasil. Tivemos, ao longo de 2025, a maior renovação da história do transporte metropolitano. Foram 850 novos ônibus, e agora vamos renovar também a frota de trens do metrô", pontuou Pedro Bruno.

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Tecnologia e operação

Nos novos trens, os passageiros terão mais conforto e segurança durante as viagens. Pensando na lotação dos veículos, foi implementado um sistema de contagem de passageiros, que informa às estações seguintes o nível de ocupação de cada carro. Assim, os usuários podem se posicionar de forma mais estratégica na plataforma.

As composições também contam com câmeras de vigilância (CFTV), canal direto com o condutor em casos de emergência, wi-fi durante todo o trajeto e sistema de climatização. Os bancos foram redesenhados, oferecendo mais espaço e sendo maiores que os utilizados atualmente pelos passageiros.

Os trens dispõem ainda de um moderno sistema de multimídia ativa, com dois displays de LED que informam o nome da estação atual, a próxima parada e o destino final.

Entre as inovações operacionais estão a telemetria embarcada, que envia dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações, e o sistema de recuperação de energia da frenagem, que reduz o consumo energético, contribui para a sustentabilidade ambiental e aumenta a eficiência do transporte sobre trilhos.

A operação conta também com o sistema ATO (Operação Automática de Trens), que realiza automaticamente aceleração, frenagem e abertura e fechamento das portas, garantindo viagens mais suaves e seguras.

Avanços

Depois de mais de duas décadas sem expansão, o metrô se prepara para inaugurar, em janeiro, a estação Novo Eldorado, em Contagem. Será a 20ª estação da Linha 1, acrescentando 1,7 quilômetro ao sistema. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros e reforçar a integração metropolitana entre Contagem e Belo Horizonte.

As obras da Linha 2 também seguem em ritmo acelerado e vão levar o metrô ao Barreiro até 2028, com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

Neste ano, diversas estações já foram modernizadas, com melhorias que contemplaram acessibilidade, com placas e totens em braile, banheiros adaptados e revitalização do piso podotátil, além de novos sistemas hidráulicos, de drenagem, iluminação, telhados, pinturas e pisos. A previsão é que a revitalização completa da Linha 1 seja concluída em 2026.

 

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Notícias Fri, 31 Oct 2025 12:29:00 -0200
Governador de Minas Gerais participa da abertura do 27º Enacor, maior evento nacional de infraestrutura viária http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3706-governador-de-minas-gerais-participa-da-abertura-do-27-enacor-maior-evento-nacional-de-infraestrutura-viaria http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3706-governador-de-minas-gerais-participa-da-abertura-do-27-enacor-maior-evento-nacional-de-infraestrutura-viaria

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na segunda-feira (27/10), da abertura do 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), maior encontro técnico do setor de infraestrutura viária do Brasil, realizado no Expominas, em Belo Horizonte. Até 30/10, o parque de exposições da capital mineira também sedia a 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 6ª Expo Enacor RAPv.O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na segunda-feira (27/10), da abertura do 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), maior encontro técnico do setor de infraestrutura viária do Brasil, realizado no Expominas, em Belo Horizonte. Até 30/10, o parque de exposições da capital mineira também sedia a 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 6ª Expo Enacor RAPv.

"Boas estradas significam desenvolvimento, menos manutenção para as transportadoras, mais segurança para o usuário, além de menos tempo de viagem e cansaço para os motoristas. Por isso, nós estamos fazendo todos os esforços para melhorar as estradas de Minas Gerais, e tenho certeza que este evento faz parte desses avanços para a infraestrutura e mobilidade dos mineiros", destacou Romeu Zema.

Organizados pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (Abder) e pela Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), os eventos terão como anfitrião o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

A expectativa é reunir mais de 2 mil participantes do Brasil e do exterior, incluindo engenheiros, pesquisadores, autoridades, gestores públicos, estudantes e representantes de empresas dos setores de infraestrutura de transporte, logística e tecnologia.

Ao longo dos quatro dias, os participantes terão acesso a uma programação ampla e simultânea, com mais de 80 atividades, entre minicursos, sessões técnicas, palestras especializadas, fóruns temáticos, encontros de grupos de trabalho e visitas técnicas a obras e instalações de referência em infraestrutura viária.

“Sediar o Enacor é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a modernização da infraestrutura e a eficiência na gestão pública. Investir em estradas é conectar pessoas, integrar regiões e impulsionar o desenvolvimento. Encontros como este fortalecem o diálogo e a inovação para um futuro de rodovias mais eficientes em todo o Brasil”, ressaltou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), Pedro Bruno.

A programação inclui ainda o lançamento de livros técnicos e aplicativos que utilizam inteligência artificial aplicada ao setor de transportes e pavimentação, demonstrando o avanço tecnológico e a inovação presentes no evento.

Além disso, a 6ª Expo Enacor RAPv reunirá mais de 50 estandes de empresas que apresentarão produtos, serviços e soluções voltadas à modernização e sustentabilidade da infraestrutura de transporte no Brasil.

A programação teve início na tarde de segunda-feira (27/10), com a Assembleia Geral Ordinária da Abder e minicursos sobre temas técnicos como inovações da nova Lei de Licitações, estabilização de pavimentos com cal, dosagem racional de misturas asfálticas com RAP, microrevestimento asfáltico a frio e aplicações de ciência de dados na infraestrutura viária.

Nos dias seguintes, o evento contará com 28 palestras, três mesas-redondas e oito grupos de estudos abordando gestão de ativos rodoviários, engenharia digital, sistemas inteligentes de manutenção, segurança viária, dispositivos de contenção, novas tecnologias e experiências práticas em estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O 27º Enacor conta com o apoio institucional do Governo de Minas Gerais, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e de diversas entidades públicas e privadas.

 

Estradas mineiras

Minas Gerais possui a maior rede viária do país, com mais de 27 mil quilômetros de rodovias sob responsabilidade direta do Estado. Para garantir a qualidade dessa malha, o Governo de Minas lançou o Caminhos pra Avançar, maior programa de recuperação de rodovias das últimas décadas, com mais de 4,5 mil quilômetros de vias contempladas.

Com um investimento de cerca de R$ 6,3 bilhões, já são cerca de 90 obras concluídas e entregues à população. Há ainda cerca de 40 empreendimentos em andamento e outros 34 a iniciar.

“Com muita gestão e liderança, mudamos o patamar da engenharia rodoviária e da gestão rodoviária em Minas Gerais. Multiplicamos por seis os investimentos em manutenção rodoviária. Até hoje, são mais de 6 bilhões investidos nas rodovias mineiras. Ao final do governo, em 2026, nesse segundo mandato, tenho certeza que estaremos no melhor patamar em termos de qualidade da malha, o melhor patamar histórico de Minas Gerais. Isso é fruto do trabalho desse governo. E esse evento simboliza isso”, disse o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais.

Por meio do DER-MG, o Estado também tem investido cada vez mais em tecnologia na manutenção das pistas. Em parceria com o Waze, dados enviados pelos próprios usuários são utilizados para identificar, em tempo real, ocorrências como buracos, acidentes, engarrafamentos e alagamentos. De julho de 2025 até o momento, foram registradas 65 mil rotas impactadas por 45 alertas emitidos pelo departamento, uma média de 1,4 mil rotas por alerta.

Também neste ano, por meio da Seinfra-MG e do DER, o Governo do Estado passou a utilizar, nas rodovias sob sua responsabilidade e nas concedidas, uma ferramenta de inteligência artificial para apontar, com agilidade e precisão, as condições da malha mineira e dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias na infraestrutura rodoviária. A nova tecnologia foi adquirida pelo estado a partir de uma parceria com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Notícias Tue, 28 Oct 2025 12:17:00 -0200
Serraria Souza Pinto inicia nova fase com as obras de revitalização e modernização http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3705-serraria-souza-pinto-inicia-nova-fase-com-as-obras-de-revitalizacao-e-modernizacao http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3705-serraria-souza-pinto-inicia-nova-fase-com-as-obras-de-revitalizacao-e-modernizacao

Governo de Minas Gerais dá mais um salto na valorização de seu patrimônio material, os equipamentos culturais do Estado. A Serraria Souza Pinto, exemplo arquitetônico e histórico de Belo Horizonte, inicia nova fase com obras de revitalização e modernização, em parceria com o Consórcio Nova Serraria, vencedor da concessão pública formalizada em agosto de 2024.

Nesta quinta-feira (23/10), o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, vistoriou o espaço, ao lado da secretária de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Bárbara Botega, e do presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Sérgio Rodrigo Reis.

O projeto, estruturado pela FCS, com apoio das secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) e Secult-MG, além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), prevê investimentos mínimos de R$ 7 milhões ao longo dos 20 anos de concessão.

O governador em exercício Mateus Simões destacou a importância da revitalização da Serraria Souza Pinto para a cidade de Belo Horizonte e para a vida cultural de Minas Gerais.

"A Serraria Souza Pinto é o único dos nossos prédios históricos, do momento da construção da capital, utilizado como equipamento para eventos públicos. Portanto, ela tem um peso simbólico para a cidade muito grande. Ao longo de um século, esse espaço foi utilizado para festas, eventos, shows. Aqui, houve de tudo ao longo do tempo: casamento, formatura, feira literária e Carnaval", disse o governador em exercício.

“O fechamento desse espaço trouxe uma série de consequências muito negativas para essa região do Centro. A gente vê que, ao longo dos anos, o entorno, de alguma forma, se degradou pelo fato de a Serraria estar fechada, e a gente tem certeza que a reabertura não só representa a recuperação de um espaço importante, mas  também o início da requalificação do entorno pela presença das pessoas”, concluiu Simões.

As obras abrangem restauração da fachada original, modernização das instalações internas, adequações elétricas e hidráulicas, melhorias em acessibilidade e instalação de sistemas de climatização e iluminação, garantindo conforto e segurança para o público.

Com a revitalização, a Serraria Souza Pinto retoma seu papel como símbolo da identidade mineira e palco de grandes eventos, como shows, feiras, exposições, encontros corporativos e celebrações sociais. O espaço, de 4 mil metros quadrados, no Centro da cidade, oferecerá infraestrutura versátil, com áreas destinadas a camarins, bufês, bares e uma nova bilheteria, aprimorando as visitas do público.

"A revitalização da Serraria Souza Pinto representa a continuidade do trabalho do Governo de Minas em valorizar e modernizar nossos equipamentos culturais, unindo preservação do patrimônio e fomento à economia criativa. Esse espaço histórico, tão querido pelos mineiros, volta a ocupar o lugar de destaque que merece como polo de cultura, turismo e convivência no coração de Belo Horizonte", destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.

O consórcio Nova Serraria, formado pelas empresas Revee e Integritate, será responsável pela operação e manutenção do espaço. A agenda de eventos já está aberta, com previsão de reabertura em 2026.

O CEO da Revee, Leonardo Donato, destaca que o projeto de modernização transforma a Serraria em um local capaz de receber eventos de diversos formatos. “Será um espaço multiuso para todo tipo de público e gênero de programação, como convenções, shows, peças de teatro, eventos privados e sociais. Com a agenda de locação aberta, a Serraria entra para rota de destinos e no radar de produtoras de todo o país que nos procuram em busca de soluções para seus eventos”, explicou.

 


Recuperação da fachada

Símbolo da identidade da Serraria Souza Pinto e marco da paisagem urbana da Praça da Estação, a fachada passará por minuciosa restauração, com limpeza, recomposição de elementos arquitetônicos e pintura coerente com as cores e características originais.

O objetivo é resgatar a aparência histórica do imóvel, preservando sua autenticidade e reforçando o vínculo afetivo da população com o espaço.

Modernização da área interna

Os espaços internos também serão completamente modernizados, de modo a atender ao público com mais conforto, praticidade e acessibilidade.

O projeto prevê revitalização dos pisos, atualização dos sistemas elétrico e hidráulico, instalação de climatização e melhoria da iluminação cênica e funcional, criando infraestrutura versátil e preparada para receber eventos de diferentes formatos.

 

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Notícias Thu, 23 Oct 2025 12:07:00 -0200
Governo de Minas realiza audiência pública on-line sobre projeto de Parceria Público-Privada para escolas estaduais http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3704-governo-de-minas-realiza-audiencia-publica-on-line-sobre-projeto-de-parceria-publico-privada-para-escolas-estaduais http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3704-governo-de-minas-realiza-audiencia-publica-on-line-sobre-projeto-de-parceria-publico-privada-para-escolas-estaduais

Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra/MG), além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), realizou, nesta quinta-feira (16/10), audiência pública on-line para apresentar e discutir o Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) voltado à modernização da infraestrutura de escolas estaduais.

A transmissão foi feita pelo canal da SEE/MG no Youtube, reunindo gestores escolares, servidores, estudantes e demais interessados de todas as regiões do estado.

O objetivo do encontro foi ampliar a participação social no processo e esclarecer dúvidas sobre o modelo proposto, que prevê a concessão administrativa para execução de serviços não pedagógicos em 95 unidades escolares da rede estadual.

“Seguimos realizando audiências públicas para manter diálogo com a comunidade escolar envolvida ou interessada no projeto. Essa etapa é fundamental para que possamos não apenas garantir que a comunidade saiba, mas que também possam participar conosco na construção”, afirma a secretária adjunta da SEE/MG, Stephanie Carvalho.

“O investimento em infraestrutura em 95 escolas estaduais que vamos realizar, em parceria com a Codemge e Seinfra, vai tornar o ambiente escolar mais seguro, equipado e dinâmico, para que nossos professores e gestores escolares foquem no que realmente importa: a aprendizagem dos nossos estudantes”, completa.

Assim como nas audiências presenciais realizadas anteriormente em Belo Horizonte e Montes Claros, a iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas com a transparência e o diálogo com a comunidade escolar.

Sobre a parceria

A empresa vencedora ficará responsável por serviços como manutenção predial, fornecimento de utilidades (água, energia, gás e esgoto), limpeza, jardinagem, tecnologia da informação com internet em todos os ambientes e manutenção de equipamentos, além de vigilância 24 horas e controle de acesso.

Essas medidas aumentam a eficiência da gestão, reduzem burocracias e garantem respostas mais rápidas para problemas de infraestrutura. Já a gestão pedagógica das escolas, incluindo corpo docente, currículo e materiais, permanecerá sob responsabilidade exclusiva da SEE/MG.

As informações completas sobre o projeto e os documentos de referência estão disponíveis nos sites da SEE/MG e da Unidade de PPPs do Estado.

Municípios contemplados

As 95 escolas participantes estão distribuídas em 34 municípios: Barão de Cocais, Belo Horizonte, Betim, Bocaiúva, Brasilândia de Minas, Brumadinho, Caeté, Contagem, Coração de Jesus, Esmeraldas, Francisco Sá, Ibirité, Igarapé, Itacarambi, Januária, Juatuba, Juvenília, Lagoa Santa, Lontra, Mirabela, Montes Claros, Nova Lima, Patís, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São Francisco, São João do Paraíso, Taquaraçu de Minas, Ubá e Vespasiano.

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Notícias Thu, 16 Oct 2025 10:56:00 -0300
Após duas décadas, Metrô da RMBH terá nova estação no início de 2026 http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3703-apos-duas-decadas-metro-da-rmbh-tera-nova-estacao-no-inicio-de-2026 http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3703-apos-duas-decadas-metro-da-rmbh-tera-nova-estacao-no-inicio-de-2026

Depois de mais de duas décadas sem expansão, o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) se prepara para ganhar uma nova estação: a Novo Eldorado, em Contagem. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema.

Nesta terça-feira (7/10), ele vistoriou as obras, que já ultrapassam 85% de execução e têm entrega prevista para janeiro. A última estação inaugurada no sistema do Metrô da RMBH foi a Vilarinho, em 2002.

"Estou aqui muito satisfeito em ver que a obra do metrô, que ficou 23 anos parada, já é realidade. Isso faz parte de um projeto muito maior, que é a melhoria da Linha 1 e implantação da Linha 2. Nos próximos anos, Belo Horizonte e Contagem terão essas obras extremamente importantes, que vão melhorar as vidas de milhares de pessoas e a mobilidade urbana", disse Romeu Zema.

A estação Novo Eldorado será a 20ª da Linha 1 e vai acrescentar 1,7 quilômetro ao metrô. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros e reforçar a integração metropolitana entre Contagem e Belo Horizonte.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a celeridade das obras da estação e o cumprimento do cronograma de trabalho. “Esperamos concluir esse grande equipamento em janeiro para a população de Minas, marcando, depois de duas décadas, a entrega da primeira nova estação do metrô”, enfatizou.

Linha 2

As obras da Linha 2 também seguem em ritmo acelerado e vão levar o metrô ao Barreiro até 2028. Serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem, além do Barreiro.

O trajeto vai conectar o sistema a vias importantes, como o Anel Rodoviário e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, passando por áreas com hospitais, escolas, faculdades, indústrias, polos comerciais e shoppings.

A expectativa é que os trens da Linha 2 transportem, em média, cerca de 50 mil passageiros por dia, transformando a mobilidade urbana na capital mineira e em toda a RMBH.

 

Avanços em andamento

A concessão do Metrô da RMBH conta com investimento de R$ 460 milhões do Governo de Minas e tem proporcionado avanços perceptíveis para os mais de 90 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente.

Neste ano, as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho foram modernizadas, com melhorias na acessibilidade, incluindo placas e totens com mapas em braile, banheiros adaptados e revitalização do piso podotátil, para auxiliar usuários com deficiência visual. As intervenções também abrangeram novos sistemas hidráulicos, de drenagem, iluminação, telhados, pinturas e pisos.

Atualmente, estão em reforma as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. A previsão é de que a revitalização completa da Linha 1 seja concluída em 2026.

Outro destaque é a aquisição de 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026. As composições atenderão tanto a Linha 1 quanto a Linha 2, oferecendo mais conforto e estabilidade nas viagens, além de maior economia de energia.

Desde 2023, os passageiros já contam com novidades que tornam o trajeto mais confortável, como o acesso gratuito à internet wi-fi nos trens e estações, sistema de bilhetagem digital e 96 painéis de LED distribuídos em todas as estações, que permitem acompanhar em tempo real a previsão de chegada dos trens.

 

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Notícias Tue, 07 Oct 2025 11:56:00 -0300
Governo de Minas divulga audiências públicas sobre projeto de travessia multimodal nos lagos de Furnas e Mascarenhas de Moraes http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3661-governo-de-minas-divulga-audiencias-publicas-sobre-projeto-de-travessia-multimodal-nos-lagos-de-furnas-e-mascarenhas-de-moraes http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3661-governo-de-minas-divulga-audiencias-publicas-sobre-projeto-de-travessia-multimodal-nos-lagos-de-furnas-e-mascarenhas-de-moraes

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), realizará, a partir da próxima segunda-feira (13/10), uma série de audiências públicas em municípios do Sul e Sudoeste do estado.

O objetivo é debater com a população os projetos de concessão do transporte coletivo aquaviário por balsas no Lago de Furnas e a construção da ponte entre os municípios de Delfinópolis e Cássia, no reservatório da Usina Mascarenhas de Moraes.

As audiências fazem parte do processo de consulta pública iniciado em setembro para garantir a participação ativa da sociedade na estruturação dos projetos, que beneficiarão mais de 300 mil pessoas em 50 municípios mineiros.

Diálogo

Os encontros serão uma oportunidade para a população conhecer os projetos, tirar dúvidas diretamente com os técnicos da Seinfra e contribuir com sugestões que podem melhorar ainda mais as propostas.

“A escuta ativa é um compromisso essencial da nossa atuação. Queremos construir soluções que reflitam as necessidades reais dos mineiros que dependem dessas travessias diariamente”, destaca o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Cronograma

As audiências serão realizadas de forma presencial em municípios diretamente impactados pelos projetos, com transmissão pelo canal da Seinfra no Youtube, além de duas sessões virtuais transmitidas pelo referido canal.

Transporte Aquaviário por Balsas no Lago de Furnas:

• São José da Barra – 13/10, às 14h30 | Câmara Municipal (Avenida Ary Brasileiro de Castro, 242 – Centro)

• Campo do Meio – 14/10, às 17h | Câmara Municipal (Rua José Miguel Vilela, 256 – Centro)

• Três Pontas – 15/10, às 17h | Centro Cultural Milton Nascimento (Rua Celso Gazola, 23 – Jardim Brasil)

• Campo Belo – 16/10, às 17h | Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Lafaiete Corrêa, 40 – Centro)

• Audiência Virtual Transporte Aquaviário Balsas do Lago de Furnas – 17/10, às 14h30 | Canal do Youtube da Seinfra

Ponte Delfinópolis - Cássia:

• Audiência Virtual Ponte Delfinópolis-Cássia – 22/10, às 14h30 | Canal do Youtube da Seinfra

• Delfinópolis – 24/10, às 17h | Escola Estadual Professora Neiva Maria Leite (Avenida Padre Ivo Soares de Matos, 888)

Como participar

Para participar, os interessados devem acessar os regulamentos de participação nas audiências públicas, disponíveis no Data Room do Estado de Minas Gerais, nas abas Transporte Aquaviário - Balsas do Lago de Furnas e Lote 12: Ponte Delfinópolis - Cássia.

Além das audiências, os cidadãos poderão enviar contribuições aos projetos, que devem ser encaminhadas para os e-mails travessias@infraestrutura.mg.gov.br ou ponte@infraestrutura.mg.gov.br, devidamente identificadas e fundamentadas conforme o Regulamento de Participação em Consulta Pública.

Mais detalhes estão disponíveis no site da Seinfra, em Consulta Pública Lago de Furnas e Consulta Pública Ponte Cássia-Delfinópolis, e no portal da Unidade de Parcerias Público-Privadas do Estado de Minas Gerais, nas abas de transporte aquaviário no Lago de Furnas e ponte Delfinópolis-Cassia.

Próximos passos

Além de melhorar o transporte, a iniciativa deve impulsionar o desenvolvimento regional, com impactos positivos no agronegócio, no turismo e na economia local. Com as consultas públicas em andamento, os editais devem ser publicados até o fim de 2025.

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Notícias Tue, 07 Oct 2025 11:04:00 -0300
Governo de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3702-governo-de-minas-lanca-plano-estadual-de-enfrentamento-ao-periodo-chuvoso http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3702-governo-de-minas-lanca-plano-estadual-de-enfrentamento-ao-periodo-chuvoso

Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (6/10), o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, que estabelece diretrizes para fortalecer a articulação entre Estado e municípios, aprimorar a governança e integrar ações de prevenção e resposta a desastres em Minas Gerais.

O objetivo do planejamento apresentado é reduzir riscos, aumentar a proteção da população e garantir maior eficiência na resposta às ocorrências, diante de mudanças climáticas e eventos extremos.

O governador Romeu Zema apresentou a iniciativa da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) durante o "Seminário de Enfrentamento ao Período Chuvoso: estratégias de preparação e resposta para minimizar os efeitos das chuvas em Minas Gerais", realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A ideia do plano é promover mudanças culturais e ampliar a conscientização e a percepção antecipada dos riscos, fortalecendo a prevenção, a mitigação e a preparação para desastres no estado por meio da articulação entre instituições, investimentos estratégicos e suporte técnico aos municípios. O plano busca garantir continuidade nas políticas públicas e reduzir as emergências e os impactos, de forma sustentável e a longo prazo.

O governador de Minas Gerais salientou a importância do trabalho em conjunto entre a Defesa Civil estadual e as prefeituras mineiras para a preparação e planejamento de ações que visem garantir mais segurança para a população durante o período de chuvas.

"Estamos tomando todas as medidas possíveis ao nosso alcance. Temos cada vez mais recursos tecnológicos na questão de detectar com a maior antecedência possível grandes precipitações. Mas, cada prefeitura precisa estar bem preparada para se mobilizar, já que são os municípios que têm condições de dar o primeiro auxílio àqueles que são atingidos até que o Estado possa estar também atendendo", afirmou Romeu Zema.

Desde 2021, o Governo de Minas Gerais investiu mais de R$ 94 milhões na estruturação das Defesas Civis municipais, garantindo atendimento a todos os municípios em até 24 horas. O Estado prioriza a prevenção, o uso de tecnologia, a integração entre órgãos e a capacitação contínua, consolidando Minas Gerais como referência em gestão de riscos.

Integração

Para operacionalizar o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, o Governo de Minas lançou também o programa Caminho nas Chuvas, a maior iniciativa integrada de enfrentamento aos impactos das chuvas no estado.

O programa reúne diversos órgãos públicos e a sociedade civil para integrar, coordenar e potencializar ações que reduzam vulnerabilidades e fortaleçam a resiliência das cidades, com foco especial em áreas mais suscetíveis a inundações, deslizamentos e eventos climáticos extremos, de modo e garantir a proteção da população, de infraestruturas críticas e das economias locais.

O Governo de Minas também anunciou um chamamento público para as prefeituras mineiras, com o objetivo de fortalecer os municípios e aprimorar a governança do Sistema Estadual de Defesa Civil.

A iniciativa é viabilizada a partir do rendimento financeiro do Termo de Compromisso assinado em 2020, após o rompimento da barragem em Brumadinho. Desde então, já foram distribuídos 513 kits com viaturas, notebooks, trenas digitais e coletes. Agora, serão entregues mais 11 viaturas 4x4 equipadas para uso nas Defesas Civis municipais selecionadas pelo processo de chamamento público.

O processo contará com critérios técnicos de seleção, priorizando municípios menores e com maior necessidade de apoio. Novos chamamentos estão previstos para este ano e também para 2026, incluindo a entrega de mais veículos e equipamentos."

 "Foram realizadas várias ações fundamentais na gestão de desastre e de risco, enfatizando cada vez mais a prevenção e a preparação", disse o chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Bermudes Rezende.

"Fizemos uma grande preparação para o período chuvoso, com o treinamento de mais de 3 mil agentes municipais, distribuição de vários kits para estruturar as coordenadorias municipais, organização de linhas de crédito para financiamento aos municípios e a construção de bacias de contenção", detalhou o coronel Paulo Bermudes Rezende.

Parcerias

Durante o evento foram assinados três atos institucionais que fortalecem a integração entre órgãos e parceiros estratégicos, que envolvem Cedec, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG)Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG)Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). As iniciativas reforçam a cooperação técnica e ampliam as ações de prevenção e resposta no período chuvoso.

Seminário

O "Seminário de Enfrentamento ao Período Chuvoso: estratégias de preparação e resposta para minimizar os efeitos das chuvas em Minas Gerais" é promovido para fortalecer o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a cultura da resiliência e a gestão de riscos.

Especialistas da Cedec, da SME, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Marinha do Brasil, da Seinfra-MG, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vão compartilhar conhecimentos e trocar experiências e o alinhar estratégias conjuntas para estimular ações preventivas e colaborativas para reduzir riscos, minimizar danos e garantir mais segurança às comunidades durante o período chuvoso

 

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Notícias Mon, 06 Oct 2025 10:07:00 -0300
Governo de Minas inicia as obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3701-governo-de-minas-inicia-as-obras-do-hospital-regional-de-conselheiro-lafaiete http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3701-governo-de-minas-inicia-as-obras-do-hospital-regional-de-conselheiro-lafaiete

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Governo de Minas deu início à retomada das obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Governo (Segov-MG), Marcelo Aro, durante a abertura da Expolaf, tradicional festa que está de volta ao calendário cultural da cidade, nessa sexta-feira (3/10).

"Com a retomada das obras, estamos garantindo que a população da região não precise se angustiar por uma vaga de UTI. Esse hospital é a garantia de que cada pessoa tenha acesso ao cuidado que merece. O Governo de Minas está mostrando, mais uma vez, que a vida vem em primeiro lugar e que a saúde da população não pode esperar. O hospital regional vai transformar a saúde local e isso é motivo de muito orgulho para nós", destacou o secretário Marcelo Aro.

Desde o início da semana, a empresa de engenharia responsável está preparando o canteiro de obras, com a chegada de materiais e equipamentos. A ação é conduzida pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) e de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, celebrou a retomada das obras. “Depois de muito trabalho do Governo de Minas, as máquinas já estão no canteiro de obras, retomando esse hospital tão esperado. Essa é uma conquista importante para Conselheiro Lafaiete e toda a região, que em breve vai contar com uma estrutura moderna para atender a população com mais eficiência e qualidade”.

Com investimento previsto de R$ 33 milhões, o contrato estabelece um prazo máximo de 22 meses para a conclusão das intervenções.

Estrutura

A nova unidade hospitalar deverá beneficiar mais de 800 mil mineiros de 51 cidades da região, com 97 leitos, sendo 77 de enfermaria, para internação adulto e pediátrica, 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo bloco cirúrgico e pronto-atendimento com 20 leitos de observação, além de apoio ao diagnóstico e terapia como tomografia e raio-x.

O hospital, que está sendo construído em uma área de mais de 8,5 mil metros quadrados, na rodovia MG-129, terá serviços de média e alta complexidade, como cirurgia geral, ortopédica, clínica médica, pediatria, entre outros.

"Com mais este hospital, oferecemos mais e melhores condições aos moradores da região de Lafaiete de terem o atendimento mais perto, evitando deslocamentos e descentralizando o tratamento", enfatizou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
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Histórico

As obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete começaram em 2010, mas foram suspensas em 2012. Em 2023, o Governo de Minas retomou as intervenções e a empresa contratada, à época, elaborou e revisou parte dos projetos básicos e executivos, além de licenças ambientais, alvarás e autorizações em órgãos competentes.

Em 2025, divergências contratuais levaram ao distrato formal com a empresa, em comum acordo. A assinatura da ordem de início, em agosto deste ano, marcou uma nova fase, com a formalização de contrato que contempla a conclusão dos projetos básicos e executivos de engenharia, além de serviços complementares necessários para finalizar a unidade e prepará-la para operação.

A conclusão do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete é realizada com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Concessão

A SES-MG publicou, no dia 23/9, o edital de concorrência nº 38/2025, que marca o início do processo para viabilizar o funcionamento do hospital. O certame prevê a concessão de uso do imóvel público a entidades privadas sem fins lucrativos de caráter filantrópico, cadastradas no Cadastro Geral de Fornecedores do Estado de Minas Gerais (Cagef) e aptas a cumprir os requisitos técnicos estabelecidos. A seleção será pelo critério de melhor técnica, em disputa fechada, conforme a Lei Federal nº 14.133/2021, nova lei de licitações.

O processo seguirá as seguintes fases: entrega da documentação e das propostas em envelopes separados até um dia antes da sessão pública; abertura da sessão em 4/11/2025, às 10h, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte; análise da documentação, julgamento da proposta técnica e habilitação da instituição vencedora.

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Notícias Sat, 04 Oct 2025 09:58:00 -0300
Governo de Minas entrega obras e anuncia novos investimentos no Aeroporto da Pampulha http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3700-governo-de-minas-entrega-obras-e-anuncia-novos-investimentos-no-aeroporto-da-pampulha http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3700-governo-de-minas-entrega-obras-e-anuncia-novos-investimentos-no-aeroporto-da-pampulha

Governo de Minas, por meio da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), entregou, nesta terça-feira (30/9), mais uma etapa das obras de modernização do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Com investimentos que ultrapassam R$ 140 milhões, foi implantado novo sistema de drenagem e iniciado um conjunto de melhorias voltadas à infraestrutura e à segurança operacional.

As obras contemplaram a construção de uma nova rede de microdrenagem na Praça Bagatelle, canais de escoamento e uma bacia de contenção com capacidade para 16 milhões de litros de água.

As intervenções foram realizadas pela Motiva, concessionária que administra o aeroporto desde 2022. A obra de drenagem, com investimento de R$ 60 milhões, soluciona os problemas de alagamento durante períodos de chuva intensa, beneficiando o aeroporto e a comunidade do entorno.

"Essa obra é fundamental não apenas para a operação e segurança do aeroporto, mas também para a região. É um exemplo de como as Parcerias Público-Privadas (PPPs) permitem viabilizar obras desse porte, de maneira rápida e que beneficiam a operação segura do Aeroporto da Pampulha", afirmou o diretor-geral da Artemig, Breno Longobucco.

Fiscalização e regulação

 

O Aeroporto da Pampulha foi concedido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), por 30 anos.

Cabe à Artemig garantir que todas as etapas previstas no contrato sejam cumpridas integralmente, assegurando a qualidade dos serviços prestados, a regularidade das operações e a proteção do interesse público. A fiscalização é realizada de maneira técnica e independente, em diálogo permanente com a concessionária.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou os avanços obtidos por meio das concessões, que têm gerado resultados significativos em diversas frentes da infraestrutura mineira.

"Essa obra resolve um problema histórico da Pampulha em períodos de chuva, trazendo tranquilidade para o entorno. É fruto de uma parceria que mostra a importância de unir esforços para ampliar a segurança e a capacidade do aeroporto, fortalecendo a infraestrutura de Minas Gerais", destacou Pedro Bruno.

Novas intervenções

A próxima etapa de obras contará com investimentos de R$ 80 milhões e tem previsão de conclusão para 2026.

As intervenções incluem melhorias na infraestrutura das pistas de rolamento (taxiways) e da pista principal, adequação de sinalização e balizamento em diferentes trechos, correções de geometria e declividade, além do tratamento das patologias da Pista de Pousos e Decolagens (PPD), atualização da sinalização horizontal e a remoção de obstáculos da Faixa de Pista. 

Aeroporto da Pampulha

Com tradição na aviação nacional, o Aeroporto da Pampulha é o terceiro em número de pousos e decolagens da Aviação Geral no Brasil, e o primeiro considerando apenas as operações de asa fixa.

Também é um importante centro de manutenção e de formação profissional. São cerca de 60 mil pousos e decolagens por ano, grande parte voltada a atividades de utilidade pública, como operações de saúde e segurança realizadas pelo Corpo de Bombeiros (CBMMG)Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Polícia Federal (PF).

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Notícias Tue, 30 Sep 2025 09:46:00 -0300
Governo de Minas abre consulta pública da concessão rodoviária do Lote Noroeste http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3698-governo-de-minas-abre-consulta-publica-da-concessao-rodoviaria-do-lote-noroeste http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3698-governo-de-minas-abre-consulta-publica-da-concessao-rodoviaria-do-lote-noroeste

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), abre, nesta sexta-feira (26/9), a consulta pública do projeto de concessão Rodoviário Noroeste, que possui 767 quilômetros de extensão e contempla as rodovias BR-365, BR-146, BR-251, CMG-496, MG-408 e MG-181. Durante 30 dias, a população poderá opinar e apresentar contribuições para aprimoramento do projeto.

O contrato prevê investimentos que totalizam cerca de R$ 7,5 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão, incluindo serviços iniciais, recuperação, manutenção, melhorias e ampliações de capacidade das rodovias e serviços aos usuários.

Entre as intervenções previstas estão a duplicação de 79,1 quilômetros de rodovias, implantação de 70,9 quilômetros de acostamentos, 14,6 quilômetros de vias marginais e o asfaltamento de 110,7 quilômetros de estradas não pavimentadas. 

Além disso, serão implementadas seis passarelas, melhorias em 162 acessos - incluindo faixas de aceleração e desaceleração, 26 intervenções em pontes e viadutos e 46 dispositivos em interseções, como retornos e rotatórias.

As rodovias também passarão a contar com todos os serviços operacionais de atendimento ao usuário, isto é, guincho leve e pesado, atendimento de socorro médico (24 horas por dia, sete dias por semana), socorro mecânico, bases operacionais, monitoramento e controle de tráfego, dentre outros.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, o Lote Noroeste é um marco para Minas. “São mais de R$ 7 bilhões em investimentos que vão modernizar a malha viária, aumentar a segurança nas estradas e melhorar a vida de milhares de mineiros. Esse projeto vai aproximar regiões, reduzir custos de transporte e agilizar o escoamento da produção”, destacou.

Desenvolvimento

O lote Noroeste abrange corredores logísticos estratégicos do estado, integrando as regiões Norte, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Central, essenciais para a promoção do escoamento eficiente de produtos e insumos e o aumento da competitividade da cadeia produtiva.

Ao todo serão contemplados 19 municípios, sendo eles: Patrocínio, Guimarânia, Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas, Presidente Olegário, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Buritizeiro, Pirapora, Várzea da Palma, Jequitaí, Claro dos Poções, São João da Lagoa, Montes Claros, Lassance, Corinto, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas.

Consulta pública

Os interessados em contribuir com sugestões ao projeto poderão participar da consulta pública até o dia 25/10.

O regulamento com a forma de participação pode ser acessado neste link.

Para garantir um debate amplo e transparente, também serão realizadas audiências públicas. As datas e municípios onde serão realizadas as audiências serão divulgadas em breve.

A perspectiva é que a publicação do edital ocorra ainda em 2025 e o leilão no primeiro trimestre de 2026.

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Notícias Fri, 26 Sep 2025 09:27:00 -0300
Governo de Minas e Copasa anunciam investimento bilionário para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3697-governo-de-minas-e-copasa-anunciam-investimento-bilionario-para-a-seguranca-hidrica-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3697-governo-de-minas-e-copasa-anunciam-investimento-bilionario-para-a-seguranca-hidrica-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte

Governo de Minas e a Copasa anunciaram, nesta segunda-feira (22/9), um pacote de obras voltadas para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com um investimento de R$ 1,1 bilhão, essas ações reforçam o compromisso da Companhia em garantir abastecimento pleno, contínuo e com a mais alta qualidade.

Os benefícios dos investimentos incluem maior disponibilidade de água, mesmo diante de eventos inesperados ou desafios ambientais, tecnologias de tratamento avançadas, preparação para atender ao crescimento populacional e demandas futuras da região, e maior resiliência dos sistemas produtores da RMBH.

De acordo com o presidente da Copasa, Fernando Passalio, o aporte reforça o empenho da empresa em garantir um abastecimento pleno e de qualidade. “A Copasa tem realizado investimentos robustos e vem batendo recordes desde 2019. O grande desafio é fazer com que esses aportes ganhem mais agilidade, tornando a Copasa mais eficiente e competitiva”, ressaltou.

Durante o evento, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, ressaltou que a Copasa tem um papel fundamental no sistema de desenvolvimento econômico mineiro.

“Graças a uma gestão competente, desde 2019 podemos ver investimentos vultuosos como esse, que trazem mais qualidade de vida para a população. Com transparência e eficiência, temos hoje uma companhia que é marca de segurança não só para quem vive, mas também para pretende investir no estado”, afirmou.

Ampliação do sistema

As intervenções foram divididas em três lotes. O lote um, já em execução, envolve a implantação de mais de 12 quilômetros de adutora de água tratada, com diâmetros de 1.800 milímetros e 1.600 milímetros. A nova adutora atravessará os municípios de Sarzedo, Mário Campos e Betim.

O projeto prevê também a implantação de um novo reservatório com capacidade para 10 milhões de litros. Nesta etapa os investimentos totalizam R$ 400 milhões. A previsão de conclusão de um dos trechos da obra é agosto de 2026, com o restante do lote sendo finalizado em abril de 2027.

Modernização e Expansão da ETA

As obras de segurança hídrica contemplam também a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Manso, aumentando a sua vazão para 10,3 metros cúbicos por segundo.

Neste lote estão previstos recursos de R$ 200 milhões na implantação de quatro novos módulos de floculação, quatro novos decantadores, além da ampliação dos sistemas de sulfato de alumínio, cloro e cal. Haverá adequações nos sistemas elétricos e de automação e a implantação de uma nova Unidade de Tratamento de Resíduos, reforçando o compromisso ambiental da empresa.

Também serão implantados mais 6 mil metros de adutora, que chegarão até um reservatório estratégico instalado em Contagem. Nesta etapa serão aplicados R$ 327 milhões.

Estes dois últimos lotes estão sendo licitados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), com recursos advindos do Termo de Medidas de Reparação, que tem como objetivo reparar os danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho.

Alta tecnologia

A infraestrutura em segurança hídrica da RMBH será completada com as intervenções no Sistema Rio das Velhas, onde a Copasa está implantando um sistema de Ultrafiltração na ETA Bela Fama. A ultrafiltração atua como uma barreira adicional de segurança no processo de tratamento da água. Este empreendimento representa um investimento de R$ 230 milhões.

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Notícias Mon, 22 Sep 2025 09:12:00 -0300
Consórcio Rota da Liberdade vence leilão do lote rodoviário Ouro Preto – Mariana http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3696-consorcio-rota-da-liberdade-vence-leilao-do-lote-rodoviario-ouro-preto-mariana http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3696-consorcio-rota-da-liberdade-vence-leilao-do-lote-rodoviario-ouro-preto-mariana

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Governo de Minas, por meioSecretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), realizou, nesta quinta-feira (18/9), na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo (SP), o leilão do Lote Rodoviário Ouro Preto – Mariana, a chamada Via Liberdade, um dos maiores projetos de infraestrutura do estado de Minas Gerais.


O Consórcio Rota da Liberdade foi declarado vencedor ao oferecer uma contraprestação, a ser paga pelo Estado, no valor de R$1.702.476.148,74, o que representa um deságio de 13,20% do valor máximo previsto em edital.

O projeto prevê a concessão, pelo prazo de 30 anos, de 190,1 quilômetros de rodovias, ligando a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a Rio Casca, na Zona da Mata. 

A concessão representa a materialização de uma das primeiras grandes entregas viabilizadas pelo Novo Acordo de Mariana, assinado em outubro de 2024.

O governador Romeu Zema ressaltou o comprometimento dos atores do Estado no sucesso do leilão. "Fico imensamente satisfeito de termos, hoje, um estado cuja economia cresce acima da média Brasil. E ainda temos muitos projetos de infraestrutura pela frente", disse.

 

"É uma região com um potencial turístico enorme, e que está recebendo, agora, a devida reparação referente à tragédia de Mariana. E o que nós queremos é que essa reparação, que levou tanto tempo, seja a mais justa possível, com benefícios diretos para os mineiros", ressaltou Romeu Zema.

 

O vice-governador ressaltou que o valor economizado no leilão poderá ser destinado a outras obras para beneficiar a população mineira.

 

"O modelo de PPP foi escolhido exatamente porque estamos falando de aportes. São R$ 2 bilhões que poderiam ser aportados, mas economizamos, graças ao leilão de hoje, R$ 250 milhões para os mineiros que poderão ser utilizados em outros investimentos também no contexto da reparação do desastre de Mariana", ressaltou Mateus Simões.

 

Os trechos rodoviários passam por 11 municípios: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca, contemplando, também as rodovias BR-356, MG-262 e MG-329. 

A iniciativa vai permitir a duplicação completa da BR-356 e a implementação de diversas melhorias ao longo do trecho, que compõe um importante eixo logístico, turístico e econômico da região. 

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou o grande avanço nas concessões rodoviárias nos últimos anos e a contribuição dos projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do estado. "Estamos comemorando hoje o sétimo contrato de concessão rodoviária do Estado de Minas Gerais, o quinto sob a gestão do governador Romeu Zema e o primeiro sob a gestão da  Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig)", ressaltou.

 

"Com certeza, nos próximos anos, Minas Gerais vai colher o maior ciclo de investimentos em infraestrutura, o que vai transformar a realidade do nosso estado, gerando milhares de empregos, renda e, sobretudo, salvando vidas, contribuindo para que continuemos avançando a passos largos", concluiu Pedro Bruno.

 

Dimensões

Com investimentos estimados em quase R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões oriundos do Novo Acordo de Mariana, o projeto contempla com 78,7 quilômetros de duplicações, 40,66 quilômetros de terceiras faixas, 100% de acostamento em todo o trecho e a construção do Contorno Viário de Cachoeira do Campo, com 7,3 quilômetros em pistas duplas.

O trecho também vai contar com a implantação de área de escape na Serra da Santa, em Itabirito, a construção de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros em Amarantina, a implantação de um Centro de Controle Operacional e três bases de serviços operacionais.

A concessão dialoga com estratégias da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que busca integrar infraestrutura e turismo em rotas de alto valor histórico e cultural. O nome Via Liberdade reforça a conexão simbólica com o ciclo da Inconfidência Mineira, além de estar alinhado à rota turística homônima, lançada em 2022, que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Brasília (DF), passando por Minas Gerais.

Ganhos em mobilidade

Com a conclusão das obras, o tempo de viagem entre Nova Lima e Rio Casca deve ser reduzido em torno de 40 minutos. O trajeto até Ouro Preto também será encurtado mais de 20 minutos. Além das melhorias físicas, os usuários contarão com assistência 24 horas, incluindo atendimento médico em até 30 minutos e suporte mecânico em no máximo uma hora e meia.

O pedágio só será cobrado após a entrega das obras previstas para o primeiro ano de contrato, como reabilitação de pavimento e revitalização da sinalização.

Acordo de Mariana

O Novo Acordo de Mariana foi assinado em outubro de 2024 pelos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo com a União, Defensorias Públicas e Ministérios Públicos dos dois estados, Defensoria Pública e Ministério Público da União, e as empresas Samarco Mineração S.A., Vale S.A. e BHP Billiton Brasil Ltda.

O rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, deixou 19 mortos e causou graves impactos sociais, ambientais e econômicos em Minas e no Espírito Santo.

A Superintendência Central de Reparação do Rio Doce, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), é responsável por centralizar a coordenação e a execução das ações no nível estadual e agilizar o processo de reparação e recuperação da região atingida.

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Notícias Thu, 18 Sep 2025 09:01:00 -0300
Governo de Minas entrega abrigos e caminhos cobertos na Cidade Administrativa http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3695-governo-de-minas-entrega-abrigos-e-caminhos-cobertos-na-cidade-administrativa http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3695-governo-de-minas-entrega-abrigos-e-caminhos-cobertos-na-cidade-administrativa

Governo de Minas concluiu a obra dos abrigos de ponto de ônibus e caminhos cobertos da Cidade Administrativa, sede do governo em Belo Horizonte, garantindo mais conforto para os servidores que atuam no local. A iniciativa das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) abrange a construção de seis abrigos de parada de ônibus distribuídos pelo complexo e duas passagens cobertas que ligam os prédios Minas e Gerais aos pontos.

A obra beneficia as milhares de pessoas que circulam pelo complexo diariamente, tanto servidores e colaboradores quanto visitantes. Os novos abrigos estão distribuídos em pontos estratégicos da Cidade Administrativa, sendo: duas estruturas de passagem e dois abrigos para os prédios Minas e Gerais, um abrigo no Prédio Tiradentes, outro no Prédio Alterosas e dois no Estacionamento Principal.

"Nós, da Seplag-MG, estamos muitos felizes em entregar essa obra para os servidores do estado que trabalham na Cidade Administrativa. As novas passagens cobertas trazem mais conforto e proteção no deslocamento para as pessoas que circulam pelo complexo, que não estarão mais expostas ao sol ou chuvas. É uma obra que entrega funcionalidade e beleza, ao preservar o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer”, ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.

As novas estruturas foram desenhadas pelo Escritório de Arquitetura Oscar Niemeyer (EON) e preservam a identidade arquitetônica da Cidade Administrativa. O projeto adotou as linhas curvas e os balanços da concepção original criada por Niemeyer, unindo estética e funcionalidade.

As construções foram feitas em concreto armado com recuo para a entrada e saída dos ônibus, propiciando acessibilidade e conforto. Outro detalhe que proporciona mais segurança aos usuários é a iluminação especial do tipo downlight, embutida no piso e projetada sobre pilares e teto. As estruturas substituem as tendas provisórias que eram usadas antes nos pontos de ônibus.

“Essa intervenção faz parte de um conjunto maior de ações voltadas à requalificação dos espaços de mobilidade urbana da Cidade Administrativa. São estruturas funcionais, mais seguras e integradas, que vão proporcionar comodidade e bem-estar aos servidores e cidadãos que frequentam o complexo”, acrescenta o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias da Seinfra-MG, Pedro Calixto.

A iniciativa atende a uma demanda dos usuários do complexo e foi viabilizada por meio de recursos do Acordo de Reparação de Brumadinho, referentes ao montante destinado ao fortalecimento dos serviços públicos. O valor total do projeto é R$ 10,9 milhões e representa mais qualidade de vida, segurança e respeito às condições de mobilidade dos servidores e cidadãos que frequentam a Cidade Administrativa.

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Notícias Tue, 16 Sep 2025 12:18:00 -0300
Governo de Minas inicia reforma da sede histórica da Escola de Saúde Pública http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3694-governo-de-minas-inicia-reforma-da-sede-historica-da-escola-de-saude-publica http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3694-governo-de-minas-inicia-reforma-da-sede-historica-da-escola-de-saude-publica

No ano em que celebra 79 anos de uma trajetória dedicada à formação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), primeira escola de saúde pública estadual do país, se prepara para um novo capítulo d sua história. Sua sede, inaugurada em 1959 e tombada pelo valor histórico e arquitetônico, passará por uma ampla reforma estrutural, com o objetivo de modernizar os espaços e melhorar a experiência dos estudantes, docentes e trabalhadores.

Com um investimento previsto superior a R$8 milhões do Governo de Minas, as obras tiveram início em agosto e devem ser concluídas no primeiro trimestre de 2028. A execução da reforma será conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), à qual também caberá o acompanhamento e a fiscalização dos trabalhos.

A revitalização contempla desde a modernização do telhado e climatização das salas até a reestruturação do auditório e das redes elétricas e hidráulicas — um esforço que alia a preservação do patrimônio à preparação da escola para os desafios contemporâneos.

A diretora-geral da ESP-MG, Mara Tanure, destaca que a reforma marca o início de um novo ciclo. “Estamos preparando a escola para o futuro, com mais conforto, acessibilidade e melhor infraestrutura para alunos, professores e trabalhadores. É um investimento que valoriza nossa trajetória e fortalece ainda mais nossa missão de formar para o SUS”, enfatiza.

Durante o período das obras, não haverá descontinuidade das atividades educacionais. As ações previstas serão transferidas para a Unidade Geraldo Campos Valadão, próxima à sede.

Melhorias

Entre as melhorias previstas no prédio, que possui dois pavimentos e uma área construída aproximada de 2.462 metros quadrados, estão a substituição completa do telhado, solução definitiva para infiltrações, modernização das redes de internet, elétrica e hidráulica, reforma dos banheiros, além da ampliação e revitalização do auditório.

No primeiro andar, as intervenções incluem a reestruturação do estacionamento, construção de uma nova guarita, demolição da antiga caixa d’água de concreto e edificação de um novo anexo com casa de bombas e área para serviços gerais. Também serão feitas a readequação dos sanitários com melhorias de acessibilidade e a implantação de um banheiro exclusivo para pessoas com deficiência (PCD).

Já no segundo pavimento, está prevista a reforma total do sanitário masculino e a adequação do feminino, reestruturação da cozinha e do refeitório, além da modernização da infraestrutura de redes. O auditório será revitalizado, com aumento da capacidade de público, melhorias acústicas e de acessibilidade.

Segundo o diretor de Empreendimentos de Saúde da Seinfra, André Oliveira, as intervenções serão conduzidas com o mínimo de impacto nas atividades da ESP. “Nosso objetivo é que a ESP esteja plenamente satisfeita com os resultados das intervenções, de modo que elas tragam melhorias reais para o dia a dia da escola”, destacou.

Patrimônio preservado

A ESP-MG foi criada em 1946 e, em 1954, com o apoio do Ministério da Saúde, iniciou-se a construção de sua sede própria, inaugurada em 1959, em Belo Horizonte. Projetada por José Porto Nunes e tendo como construtor Lúcio Fonseca de Castro, o edifício é um exemplar da arquitetura protomodernista. A sede da ESP-MG é reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural de natureza imaterial da saúde de Minas Gerais.

Atualmente, a sede da ESP-MG conta com sete salas de aula, com capacidade estimada de 33 a 50 alunos. As salas recebem nomes de municípios mineiros, reforçando a abrangência e relevância de sua atuação para o sistema de saúde de todo o estado.

A missão da ESP-MG é fortalecer o SUS, produzindo e difundindo conhecimentos junto a trabalhadores, gestores e usuários, por meio de ações educacionais e de pesquisa, com a Educação Permanente em Saúde como referencial político-pedagógico, contribuindo com a qualidade dos serviços de saúde pública de Minas Gerais.

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Notícias Tue, 09 Sep 2025 12:08:00 -0300
Minas é o primeiro estado do Brasil a firmar Parceria Público-Privada para modernizar sistema socioeducativo http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3693-minas-e-o-primeiro-estado-do-brasil-a-firmar-parceria-publico-privada-para-modernizar-sistema-socioeducativo http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3693-minas-e-o-primeiro-estado-do-brasil-a-firmar-parceria-publico-privada-para-modernizar-sistema-socioeducativo

Governo de Minas realizou, nesta quarta-feira (3/9), na sede da B3, em São Paulo (SP), o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) para a implantação de um novo modelo de construção e operação de unidades socioeducativas no estado. Esta é a primeira PPP voltada para a gestão de sistema socioeducativo no Brasil.

O consórcio Soluções em Gestão Socioeducativa (SGS) apresentou a proposta vencedora, com uma contraprestação mensal de R$ 5.050.919,99.

"Minas, mais uma vez, é pioneira. Acabamos de concretizar um negócio que vai significar o investimento de mais de R$ 100 milhões em duas unidades socioeducativas, com infraestrutura adequada, condições para os menores se qualificarem, fazerem a reinserção na sociedade, o que, para Minas, é muito importante", destacou o governador Romeu Zema.

O contrato terá duração de 30 anos, período em que o consórcio será responsável pela construção, manutenção da infraestrutura dos centros, bem como pelo atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Estão previstos ainda a oferta de serviços de formação profissional, o acompanhamento multidisciplinar individualizado e ações para fortalecimento de vínculos com a família e a comunidade.

"Estamos consolidando Minas Gerais na vanguarda das parcerias. Já tivemos avanços na infraestrutura tradicional e, na minha visão, a infraestrutura social, onde está o sistema socioeducativo, representa um novo campo de atuação. Esse é um marco relevante, é o primeiro do Brasil. Com nossa expertise, estamos desenvolvendo projetos que contribuem para melhorar a vida de milhares de mineiros", ressaltou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Após a assinatura do contrato, o grupo ficará responsável, em até 30 meses, por elaborar o projeto arquitetônico e construir duas unidades socioeducativas — em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e em Santana do Paraíso, no Vale do Aço —, cada uma com capacidade para atender até 90 adolescentes.

Ao Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), caberá a gestão e o monitoramento da política, da educação e da orientação, além de fiscalizar a PPP, assegurando, assim, o cumprimento dos direitos dos adolescentes e a garantia da integridade das unidades. Esses serviços seguirão sendo prestados por servidores estaduais.

Os novos centros terão uma estrutura moderna, pensada para a educação e com atenção à segurança. Os prédios contarão com um sistema automatizado e equipamentos que funcionam de forma integrada. O objetivo é melhorar o atendimento aos adolescentes, garantindo acesso aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), sem retirar do Estado a função de orientar e fiscalizar essa política pública.

"Com a PPP, temos como vantagens um sistema que vai funcionar com perfeição, porque é um contrato, e o parceiro tem que cumprir as normas acordadas, garantindo ter sempre um sistema de excelência, além de unir várias unidades do sistema social educativo nessas duas que vão ser objeto da PPP. Isso traz economicidade para o Estado”, exaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogério Greco.

A sessão pública também contou com a presença da presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Luísa Barreto, da subsecretária de Atendimento Socioeducativo da Sejusp, Giselle da Silva Cyrillo, e do gerente nacional de Parcerias e Desenvolvimento de Serviços para Governo da Caixa Econômica Federal, Eduardo de Melo Leite.

PPP com foco em desenvolvimento sustentável

A iniciativa foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal e estruturada sob a coordenação da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (Seppi), em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) e com o Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão (FEP Caixa).

O projeto foi elaborado pela Seinfra e Sejusp, contando com o apoio da Codemge, a partir da perspectiva das PPPs alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Toda a estruturação do edital e seus anexos, feita com apoio técnico do Unops, foi orientada por critérios que priorizam as necessidades dos adolescentes, sempre com foco em resultados sustentáveis e de impacto social.

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Notícias Wed, 03 Sep 2025 12:01:00 -0300
Projeto de concessão Via Liberdade entre Rio Casca e Nova Lima recebe selo internacional por segurança viária http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3691-projeto-de-concessao-via-liberdade-entre-rio-casca-e-nova-lima-recebe-selo-internacional-por-seguranca-viaria http://200.198.42.171/sobre/revisao-da-estrategia-seinfra-2/concorrencia-internacional-001-2025-lote-8-vetor-norte/stories/3691-projeto-de-concessao-via-liberdade-entre-rio-casca-e-nova-lima-recebe-selo-internacional-por-seguranca-viaria

Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), conquistou o Selo FAST-Infra, um reconhecimento internacional concedido ao projeto de concessão rodoviária do lote Via Liberdade, entre Nova Lima e Rio Casca.

O projeto foi destacado por sua contribuição significativa à prevenção de acidentes e promoção da segurança viária. Dessa maneira, tornou-se o primeiro no Brasil, na categoria de concessão rodoviária, a receber o selo na área de saúde e segurança.

A certificação FAST-Infra Label avalia projetos com base em critérios ambientais, sociais, jurídicos, de resiliência e governança. “A obtenção do selo representa um passo importante, pois pode facilitar o acesso a financiamentos sustentáveis e reforça, de forma concreta, o compromisso do Governo de Minas com práticas socioambientais responsáveis”, destacou o secretário da Seinfra-MG, Pedro Bruno.

Diante de um cenário de altos índices de acidentes no trecho rodoviário em questão, o projeto estipula o direcionamento de R$ 1,61 bilhão especificamente para obras de melhoria da segurança viária. Além disso, o projeto adota inovações tecnológicas e regulatórias, tais como o sistema de pedágio eletrônico "free flow", com pórticos de cobrança sem barreiras físicas; planos de investimento em segurança viária; pesagem dinâmica de veículos em velocidade de via (HS-WIM Full); indicadores de desempenho baseados na metodologia iRAP (International Road Assessment Programme) e a instalação de pontos de parada para descanso de motoristas.

Concessão

O lote Via Liberdade vai viabilizar a duplicação total da BR-356 e trazer outras melhorias no trecho que liga a MG-329, em Rio Casca, passando pela MG-262 e BR-356, até a BR-040, em Nova Lima. Dessa forma, será formado um importante corredor logístico, turístico e econômico da região.

O projeto inclui mais de 120 quilômetros de duplicações de rodovias, mais de 30 quilômetros de terceiras faixas e 100% de acostamento em todo o trecho. Os motoristas também contarão com serviços de assistência 24 horas. Os investimentos são de aproximadamente R$ 6 bilhões, sendo R$ 2 bilhões oriundos do Novo Acordo de Mariana. A sessão de licitação do projeto está prevista para 18/9/2025, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

Novo Acordo de Mariana

O acordo foi assinado em outubro de 2024 pela União, Estados de Minas Gerais, do Espírito Santo, Defensorias Públicas e Ministérios Públicos dos dois estados, Defensoria Pública e Ministério Público da União, e pelas empresas responsáveis pela tragédia, Samarco Mineração S.A., Vale S.A. e BHP Billiton Brasil Ltda. O desastre causou a morte de 19 pessoas, além de danos econômicos e ambientais de grandes proporções.

O Comitê Pró-Rio Doce, vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), é responsável por centralizar a coordenação e a execução das ações no nível estadual e agilizar o processo de reparação e recuperação da região atingida.

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Notícias Mon, 01 Sep 2025 10:08:00 -0300