Com as ações do Governo do Estado nos últimos anos, apesar da crise econômica internacional, diversas obras de infraestrutura estão em curso em Minas Gerais. Programas como o Caminhos de Minas, que está ligando por asfalto diversas regiões do Estado, e como o ProAero, de construção, recuperação e melhoria da malha aeroportuária do Estado, estão transformando Minas em um grande centro logístico do Brasil.

Apesar das melhorias, o Governo de Minas, conhecendo os desafios, permanece impulsionando a elaboração de projetos para melhorar ainda mais a infraestrutura do Estado. Nesse sentido, uma das intervenções que trazem maior impacto no dia a dia do cidadão são as obras de mobilidade urbana.

Uma das ações em busca deste impacto positivo foi a apresentação, recentemente, feita pelo Governo de Minas ao Governo Federal com novas demandas e projetos para melhorar as condições do trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este é o tema da edição desta semana do programa Palavra do Governador.

“Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, apresentamos, fundamentalmente três grandes projetos no valor aproximado de R$ 7 bilhões. O primeiro deles é a expansão do chamado BRT para cidades da Região Metropolitana, para permitir melhor integração dos transportes entre a capital e os municípios limítrofes à nossa capital”, explica o governador Antonio Anastasia.

A expansão do metrô, para a qual projetos executivos já estão em andamento, também foi uma demanda levada pelo Governo de Minas a Brasília. “Agora, surge a oportunidade de aumentar o projeto, de modo a termos um metrô ainda maior. Apresentamos essa possibilidade, que terá um custo de R$ 2 bilhões, para que o metrô sirva também à região hospitalar e a outras regiões de Belo Horizonte, inclusive chegando até a cidade de Betim. E o terceiro projeto, também relevantíssimo, é aquele que trata do transporte metropolitano ferroviário de passageiros. Hoje, esse transporte só existe para cargas. A proposta é utilizar a estrutura ferroviária já existente, para que haja também transporte de massa de pessoas para facilitar o acesso à capital”, informa Anastasia.

De acordo com o governador, além dessas novas demandas, que estão sendo avaliadas pelo Governo Federal, outros projetos ainda estão em andamento na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como a reforma do Anel Rodoviário e o novo Rodoanel. “O chamado grande Rodoanel Norte, que está sendo apresentado pelo Estado ao setor privado, vai substituir o antigo Anel Rodoviário, de forma a facilitar o trânsito e retirar do centro da Região Metropolitana o tráfego pesado de caminhões. O Anel Rodoviário atual também está sendo objeto de uma parceria entre o Estado e o Governo Federal, de tal modo que estamos realizando o projeto para sua ampla reforma. Esse projeto deve permitir a realização de obras já no primeiro semestre de 2014”, conclui Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Enviar para impressão