O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), vai retomar as obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Ipatinga (SBIP), no próximo dia 8/4. A recuperação definitiva da pista do aeroporto é uma antiga demanda da região, já que o equipamento tem grande importância para a geração e manutenção de negócios no Vale do Aço.

Serão investidos R$13,2 milhões, sendo R$ 12 milhões oriundos de repasse da União, através da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), e R$ 1,2 milhão de contrapartida do Estado.

No local, será feita a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal das áreas mencionadas.

As obras foram programadas para começar após o período chuvoso, para que seja garantida maior eficiência na realização dos serviços. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em até 120 dias.

“Finalmente vamos trazer uma solução definitiva para a pista do Aeroporto do Vale do Aço. Em breve, entregaremos um equipamento preparado para contribuir substancialmente com o desenvolvimento econômico de toda a região”, comemora o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Plano Diretor
Além das obras, outra medida que vai contribuir para alavancar o desenvolvimento do aeródromo é a contratação do Plano Diretor do Aeroporto Regional do Vale do Aço.

Conduzido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), o Plano consiste em uma série de estudos e avaliações das potencialidades para o desenvolvimento do aeroporto. Uma vez elaborado, o Plano será a bússola orientadora para captação de investimentos em expansão e modernização do equipamento.

A expectativa é que o Aeroporto Regional do Vale do Aço passe a ser o 2º maior no interior do Estado, trazendo entre outros benefícios, sustentabilidade financeira, ampliação das empresas aéreas que atuam regularmente no local –  gerando competitividade e a redução das tarifas, e a integração do Vale do Aço à malha aérea nacional.

Aeroporto
Criado em 1959 e em operação desde 1977, o Aeroporto de Ipatinga (SBIP) foi projetado pela Usiminas, inicialmente para servir a seus funcionários. Situado a 7 km de Ipatinga, o aeroporto atende à Região Metropolitana do Vale do Aço e a seu colar metropolitano, onde se concentram grandes indústrias, como Usiminas, Cenibra, Aperam e ArcelorMittal.

Devido à sua localização, o aeroporto tem uma boa parcela de contribuição no crescimento da Região do Vale do Aço, sendo uma das principais formas de acesso de empresários e funcionários dos complexos industriais locais.

Enviar para impressão