Todas as 40 regionais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais estarão em regime de plantão permanente durante as festividades de final de ano para, em caso de fortes chuvas, entrar em ação imediata.O Esquema de plantão permanente só será desmobilizado após o término do período chuvoso.Esta ação faz parte do Plano Emergencial para a contenção dos efeitos das chuvas no sistema rodoviário mineiro colocado em ação pela Secretaria de Transportes e Obras de Minas Gerais e o DER/MG pelo segundo ano consecutivo. Para uma rápida ação de recuperação das pistas, as regionais do DER/MG foram abastecidas com material betuminoso, permitindo a elas uma operação tapa-buracos emergencial, tão logo será detectada a avaria na pista.Minas Gerais entra no período das chuvas deste ano com a sua malha rodoviária em melhores condições que no ano anterior uma vez que, através do Pro-MG, foram recuperados 2.500 de estradas estaduais, o que corresponde 25% de toda a malha sob a responsabilidade do DER/MG. Nos outros 75% que se encontravam em melhores condições foram executadas operações emergenciais de tapa-buraco.Segundo o Secretário de Transportes e Obras Públicas, Agostinho Patrús, através do Pro-MG toda a malha rodoviária sob a jurisdição do governo estadual, numa extensão de 10.000 KM, será recuperada até 2006, através do Pro-MG. Para o próximo ano, serão recuperados mais cinco mil Km.No ano de 2004 a prioridade foi para a restauração das estradas em piores condições de tráfego. Nesta primeira fase o Pro-MG contemplou 27 rodovias, onde foram investidos de R$ 70 milhões, recursos estes provenientes da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), recursos do tesouro estadual e do Fundo Estadual de Transportes (Funtrans). Agostinho Patrús defende, ainda, uma rápida recuperação das rodovias federais já que Minas Gerais, por ser um estado Mediterrâneo, é cortado pelas principais rodovias sob a jurisdição federal. Para isto, explica, é que o Governador Aécio Neves propôs ao governo federal assinatura de um convênio, através do qual, mediante o repasse pela União de 50% da Cide a Minas, o Estado faria toda a recuperação da malha rodoviária federal existente no Estado - cerca de 10.000 KM.Enquanto não há uma definição por parte do governo federal de delegar a Minas a recuperação das Brs em seu território, Agostinho Patrús propõe que o Dnit faça, nos moldes do governo Estadual, uma operação tapa-buracos emergencial nas rodovias federais. Patrús lembra que sem assinatura deste convênio, o Governo de Minas está impedido de utilizar os seus recursos na recuperação emergencial da malha federal, uma vez que não teria como prestar contas de tais investimentos ao Tribunal de Contas do Estado.Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Geraisacs@transportes.mg.gov.br