Na manhã desta quinta-feira (27/8), o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, acompanhado do diretor-geral do DER-MG, Fabrício Sampaio, fez visita técnica a trecho de traçado do projeto Rodoanel. Foram percorridos cerca de 14,5 km entre os municípios de Betim e Contagem, e visitadas as áreas por onde deve passar a alça Norte do Rodoanel.

“Esse projeto é uma das nossas prioridades de infraestrutura. Viemos in loco para ver de perto e definir o melhor traçado e a melhor forma de alocação dos riscos, de forma atrair o maior número de investidores para o projeto”, destacou Marcato.

O projeto impactará diretamente mais de cinco milhões de pessoas em mais de 15 municípios da RMBH, com expectativa de geração de 18 mil postos de trabalho durante a fase de construção do Rodoanel. Os estudos de engenharia e a modelagem econômico-financeira, que vêm sendo conduzidos pela Accenture em parceria com a Systra, apresentam estimativa inicial de R$ 9 bilhões em investimentos.

Estiveram presentes na agenda, ainda, a subsecretária de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Mônica Lanna, o diretor de Construção Rodoviária do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Marcos Frade, além de membros do comitê operacional do projeto.

Na parte da tarde, a equipe técnica seguiu para visita ao trecho que comporá a Alça Sul do Rodoanel, para analisar possibilidades de traçados e soluções de engenharia.

O projeto
O Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte consiste no projeto do Governo de Minas Gerais destinado à implantação do novo contorno viário da RMBH (trechos Norte e Sul).

Em dezembro, a Vale S/A e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) assinaram acordo para viabilizar a doação de estudos para o novo Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Vale fez a doação dos recursos, e o MBC, junto ao Governo do Estado, é o responsável pela governança dos estudos, de modo a garantir que atendam ao interesse público e às diretrizes de Governo.

Há mais de duas décadas, o atual Anel Rodoviário de BH demonstra sinais de saturação e percebe-se a necessidade de investimento em melhorias na mobilidade desse trecho, uma vez que a região serve ao sistema logístico nacional, concentrando tráfego intenso de diversas regiões do país para o escoamento de produção agrícola, mineração, petrolífera, de bens de consumo, dentre outros.

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