O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interditou totalmente o tráfego do km 192 da rodovia MG-105, na noite do último domingo (18/12). O trecho fica próximo à cidade de Pavão, no segmento em direção a Águas Formosas.

O problema ocorreu quando as forças das águas romperam um bueiro e deixaram a pista reduzida a menos de 3 metros de comprimento. Como o grau de saturação do solo pela água ainda é impossível determinar o volume de carga que a pequena faixa de tráfego é capaz de suportar. A interdição é preventiva e tem como objetivo não colocar em risco a vida dos usuários da via, uma vez que as chuvas continuam intensas na região.

“Ontem mesmo à noite, sinalizamos o local e optamos, para segurança de todos, interditar o local. Uma equipe de engenheiros do Departamento está analisando constantemente o desenvolvido do problema para tentar realizar uma passagem provisória no mesmo ponto onde ocorreu o problema, para assim dar fluidez ao tráfego de veículos”, explicou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

As obras no local, para construir uma passagem provisória, ao lado do ponto da ocorrência foram iniciadas nesta manhã e a previsão de conclusão deste acesso deve ocorrer ao longo desta semana, se as condições climáticas permitirem a execução do serviço.

Apenas ambulâncias transportando pessoas com problemas graves de saúde, em regime de urgência, que seguem em direção a Teófilo Otoni, Governador Valares e Belo Horizonte, estão passando pelo local interditado, porém a transposição do ponto só acontece sob supervisão policial. A medida foi adotada para evitar que seja realizado um desvio de mais de 100 km.

Rota de desvio

Para quem está em Águas Formosas e povoados próximos a recomendação é seguir na MG-105 por 74 km, sendo 14 de revestimento primário (terra); em direção à Fronteira dos Vales, Joaíma e Jequitinhonha. A partir daí o desvio segue pela BR-367, por 65 km, até a BR-116, onde deve optar para prosseguir rumo a Teófilo Otoni.

Monitoramento

O DER-MG tem trabalhado em regime de plantão em todas as suas Unidades Regionais durante o período de chuvas. Em qualquer ocorrência registrada nas rodovias sob responsabilidade do departamento, a meta é chegar ao local em até quatro horas e começar os trabalhos de desbloqueio em, no máximo, 24 horas.

Em casos mais graves, o prazo é de até 48 horas para que equipe de sondagem e projetistas comecem a realizar as primeiras análises e apontar quais soluções serão adotadas.

Outra providência a ser adotada pelo DER-MG durante a estação das águas é, no caso de interrupções, tentar implementar pequenos desvios, próximos aos pontos afetados, para que a circulação de veículos seja restabelecida no mais curto prazo possível.

Enviar para impressão