Iniciadas em maio de 2022, as obras de pavimentação dos 68 km da LMG-680, rodovia localizada no município de Paracatu, na Região Noroeste, também conhecida como “Estrada de Entre Ribeiros”, já avançaram 27 quilômetros. O projeto integra o Provias, maior pacote de obras da última década, que foi lançado pelo Governo de Minas em abril de 2022.

A popular rodovia da produção se transformou nos últimos meses em um grande canteiro de obras, com diversas máquinas em operação, o que vai devolver à rodovia plenas condições para otimizar a capacidade de escoamento da produção agrícola do projeto do Entre Ribeiros, considerado a maior área irrigada da região.

Além disso, faz parte do projeto a finalização da construção da ponte sobre o Rio Paracatu, no km 20, e uma passagem inferior no km 19, que já estão em construção. O prazo contratual para conclusão das obras é dezembro de 2024.

Importância

A LMG-680 é a principal via de escoamento de toda a produção agropecuária da região, com destaque para a produção de grãos e de cana-de-açúcar com duas usinas sucroalcooleiras instaladas na rodovia.

Ao todo, serão R$ 45 milhões investidos. Desse total, R$ 25 milhões são recursos do Estado provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale após o rompimento da barragem em Brumadinho. Outros R$ 20 milhões são fruto de convênio assinado entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Paracatu e a Associação dos Beneficiários da LMG-680.

Provias

O Provias é um marco em Minas com a recuperação de 2.500 quilômetros da malha mineira.

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o pacote de obras vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

Enviar para impressão