Durante o período do Carnaval, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) vai promover uma série de ações para garantir a mobilidade urbana com segurança dos foliões e usuários do transporte público em Minas Gerais.

Uma das principais novidades é o lançamento de uma plataforma que reúne o itinerário e os desvios utilizados pelas linhas do Sistema de Transporte Público Metropolitano para facilitar os deslocamentos por ônibus tanto de quem vai participar dos blocos na capital quanto para os demais usuários.

Também serão reforçadas as campanhas de conscientização e combate à importunação sexual no transporte coletivo, além da divulgação dos riscos do transporte irregular.

A estimativa é de que cerca de 1 milhão de passageiros utilizem os ônibus do Sistema de Transporte Metropolitano entre o sábado de Carnaval (10/2) e a Quarta-feira de Cinzas (14/2).

Mudanças nas linhas

Devido ao grande fluxo de pessoas, diversas ruas do hipercentro de Belo Horizonte serão interditadas e, por esse motivo, algumas linhas deverão cumprir rotas alternativas que serão definidas para todo período do evento.

Pela primeira vez, os usuários das linhas do transporte metropolitano poderão consultar pela internet, e em um único local, os desvios e itinerários. Também é possível ver quais ônibus levam aos desfiles dos blocos. Clique aqui para acessar. Das 640 linhas que operam no Sistema de Transporte Metropolitano, 139 terão alterações nos itinerários. As mudanças também podem ser consultadas em arquivo digital, neste link.

“Essa ferramenta visa agilizar e otimizar a forma com que o usuário vai receber essas informações. Normalmente, elas eram divulgadas em listas com itinerários, desvios e alterações. Agora, tudo está acessível tanto pelo celular quanto pelo computador”, explica a superintendente de Investimento da Seinfra, Talita Soares de Brito.

Quem concorda com a facilidade é Greice Barbosa, moradora de Ibirité que utiliza o transporte público metropolitano para trabalhar em Belo Horizonte.

"Isso facilita muito a vida, porque sabemos os pontos, os horários e não ficamos perdidos. E, qualquer dúvida, o site vai estar lá explicando tudo certinho, para não ter erro”, avalia.

Das 640 linhas que operam no Sistema de Transporte Metropolitano, 139 terão alterações nos itinerários.

Blocos

A página também contará com a localização dos blocos de Carnaval de Belo Horizonte. A funcionalidade ajuda os foliões que vêm das 33 cidades da Região Metropolitana a encontrarem as linhas de ônibus que circulam próximas aos locais dos desfiles na capital.

Tarifas
Quem pretende se deslocar utilizando as linhas do transporte metropolitano pode consultar as tarifas dos ônibus no site do DER-MG, neste link.

O pagamento pode ser feito em dinheiro ou através do cartão Ótimo, que pode ser adquirido em postos de vendas, localizados em comércios e nos terminais metropolitanos, clique aqui para consultar.

Importunação

Em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), serão veiculadas campanhas publicitárias de conscientização e combate à importunação sexual dentro dos ônibus metropolitanos e Metrô da RMBH, bem como de alerta sobre os perigos do consumo de álcool associado à direção.

As campanhas serão amplamente divulgadas por meio de peças publicitárias nos meios digitais, como redes sociais, além de painéis digitais e telas em terminais e estações de ônibus, bem como nas estações do metrô.

Os telões digitais dentro da Rodoviária de Belo Horizonte, no Centro, também serão utilizados na divulgação.

Serão afixados cartazes no interior dos ônibus e alguns veículos com backbus (anúncio na parte traseira do ônibus) circularão pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) promovendo as campanhas.

Transporte legalizado

Também será divulgada uma campanha para desestimular o uso de transporte irregular (clandestino) durante a festa, já que nesta época do ano os deslocamentos entre as cidades mineiras aumentam consideravelmente.

Ao contrário do que acontece com o transporte regular, que é fiscalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), as condições dos veículos utilizados no transporte clandestino não são vistoriadas e, por isso, não há garantias quanto à manutenção, à existência de seguro para eventuais acidentes e se o motorista está apto a realizar o transporte.

Metrô

A operação especial do Metrô da RMBH durante o Carnaval é uma medida importante para garantir a fluidez e a segurança do transporte, que deve receber entre sexta (9/2) e terça-feira (13/2) de Carnaval cerca de 800 mil usuários.

De sábado a terça de Carnaval, o metrô vai operar com dez minutos de intervalo entre os trens durante todo o dia.

Na Quarta-Feira de Cinzas, o intervalo entre trens será de dez minutos das 11h às 13h, e de 7,5 minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo entre trens é de 15 minutos.

Na estação Central, que recebe mais de 150 mil passageiros nos dias de folia, o túnel que liga à Rua Sapucaí estará fechado durante o período do Carnaval.

A entrada dos usuários na Estação Central será exclusivamente pela Rua Aarão Reis, com saída pela escadaria da Praça da Estação.