Como esperado, o deslocamento de passageiros pelo território mineiro, durante o feriado de carnaval, foi intenso. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), registrou essa grande movimentação de usuários nos ônibus metropolitanos, metrô, terminal rodoviário de Belo Horizonte e aeroportos.

Entre o sábado de carnaval (10/2) e a quarta-feira de cinzas (14/2), os ônibus metropolitanos transportaram mais de 1 milhão de passageiros, uma média de 210 mil usuários por dia que, neste ano, puderam contar com uma ferramenta online, desenvolvida exclusivamente para consulta dos itinerários, desvios e informações dos blocos do carnaval da capital.

Outra opção para o deslocamento pela folia de BH foi o metrô, por onde passaram cerca de 90 mil usuários por dia, entre o sábado e a terça-feira de carnaval, totalizando mais de 317mil pessoas utilizando o serviço.

Já pelo terminal rodoviário de Belo Horizonte, entre o dia 8/2 (quinta-feira) e 14/2 (quarta-feira), foram realizadas mais de 6.900 viagens, com o desembarque de cerca de 81,6 mil passageiros na capital, enquanto 84,3 mil pessoas embarcaram para outras localidades.

O movimento nos aeroportos também foi intenso, com 123 mil passageiros transportados, com destaque para a sexta-feira (9/2), quando foi registrado 28% desse fluxo. Destaque também para o Aeroporto Regional da Zona da Mata, que recebeu 2 mil passageiros nos voos comerciais, operados por 38 aeronaves. Já na Pampulha, houve o trânsito de 420 aeronaves, sendo 209 pousos e 211 decolagens, em voos não comerciais.

“As ações de mobilidade do Governo de Minas foram um sucesso, desde as iniciativas prévias de conscientização sobre o uso do transporte regular e da disponibilização de um painel on-line com informações sobre os ônibus metropolitanos, até a prestação do serviço e fiscalização, durante o feriado. Como ainda tem bloco desfilando nas ruas, seguimos em operação especial de carnaval até o final de semana”, explica Aaron Duarte, Subsecretário de Transportes e Mobilidade.

Fiscalização
Para garantir a segurança das pessoas que se deslocaram entre as cidades mineiras, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) realizou ações de fiscalização nas rodovias, além do transporte metropolitano e intermunicipal.

Nas rodovias, o DER-MG realizou 134 operações, sendo 11 ações itinerantes e 73 blitze. Durante o período de Carnaval, 3.109 veículos foram abordados, 605 autuados e 125 removidos por apresentarem irregularidades.
O monitoramento do transporte metropolitano e intermunicipal foi feito por meio de 50 operações, com 159 vistorias realizadas e 12 autuações.