Os associados do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) conheceram, na noite desta segunda-feira (17/6), detalhes do novo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, que foi apresentado em evento, na sede do Sindicato, pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, pelo subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria, Diogo Prosdocimi e pela coordenadora especial de Parcerias e Concessões Mônica Salles Lanna. O diretor-geral do DEER, Fabrício Sampaio, também esteve presente.

Com 2,5 mil quilômetros de extensão, o pacote envolve sete lotes de rodovias, em concessões que vão durar de 25 a 30 anos. Na apresentação para o Sicepot-MG, foram detalhadas as premissas de engenharia e operacionais do programa. A expectativa da Setop é atrair investimentos da ordem de R$ 7 bilhões, além de gerar mais de 9,5 mil empregos, entre diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento regional no estado.

“Pretendemos tornar esse programa referência nas melhores práticas regulatórias, na execução e no acompanhamento dos contratos. Queremos estabelecer um novo marco regulatório para que nossos contratos entreguem aos usuários os serviços que são previstos. Queremos ser referência nisso”, explicou Barcelos. “E o empresariado mineiro deve estar preparado para assumir as oportunidades criadas em um programa deste porte”, completou.

Após breve abertura pelo secretário, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, explicou o lote-a-lote do programa, com as primeiras previsões de intervenções em cada região. Na sequência, os presentes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com a equipe da Setop/DEER.