Um mês após a primeira reunião técnica para tratar das obras da MG-050, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, e o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, realizaram nesta terça-feira (13/8) novo encontro com deputados, vereadores e lideranças da região.

O objetivo das reuniões, que serão periódicas, é apresentar, discutir e avançar com o novo planejamento de intervenções obrigatórias da rodovia, concedida pelo Governo do Estado em 2007 no modelo Parceria Público Privada (PPP).

Nesta terça-feira, foram apresentados os diversos encaminhamentos dados no período e estipulados novos passos e prazos para resolução, tanto por parte da concessionária como pela Secretaria e outros órgãos do Estado – como, por exemplo, a Cemig e a Copasa, que enviaram representantes para o encontro. “Essa iniciativa é um grande ganho para nós. Foi uma proposta muito feliz da Secretaria. Nunca tivemos esse diálogo e acesso às informações antes. Estou confiante que São Sebastião do Paraíso vai receber as melhorias agora”, frisou o deputado estadual Antônio Carlos Arantes.

Para cada obra prevista, a equipe da Secretaria fez, por meio de sistema de gerenciamento de projetos, um detalhamento de prazos, responsáveis e encaminhamentos necessários. No sistema fica registrado, por exemplo, a pessoa responsável por cada etapa, o prazo e quais são as etapas subsequentes. “Trouxemos para dentro deste sistema as principais obras, principalmente aquelas programadas entre 2019 e 2022, para entendermos exatamente quais são as etapas e atividades predecessoras necessárias e para que possamos dar executividade a elas”, explicou o superintendente de Logística de Transportes da Seinfra, Felipe Melo.

Estiveram presentes na agenda os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes, Cássio Soares, Gustavo Mitre e Professor Irineu, o superintendente de Logística de Transportes da Seinfra, Felipe Melo, a diretora de Gestão de Contratos, Ana Paula Drummond, além do diretor-executivo da AB Nascentes das Gerais – administradora da MG-050, Joselito Castro, e outros representantes da concessionária. Os prefeitos das cidades de Divinópolis, Galileu Machado, e de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo, e outras lideranças locais - como vereadores e representantes de associações comerciais - também participaram.

PPP da 050
Concedida pelo Estado no modelo Parceria Público Privada (PPP) em 2007, com 25 anos de contrato, a concessão passa pelos municípios de Juatuba, Itaúna, Divinópolis, Piumhi, Passos e São Sebastião do Paraíso. Porém, a MG-050 atende diretamente, em sua área de influência, 50 municípios.

Cabe ressaltar que, até o final de 2018, a concessionária AB Nascentes das Gerais já havia sido autuada, pela Secretaria, a pagar mais de R$58 milhões em multas, devidas, principalmente, a inexecuções contratuais.