Já estão em andamento as obras do muro de contenção que irá garantir a segurança no km 37,5 da rodovia LMG-766, entre Capitão Andrade e Itanhomi, no Vale do Rio Doce.

Os trabalhos para recuperar uma erosão - que atingiu 40 metros de altura - e tornar seu talude estável começaram em julho e deverão ser concluídos no próximo mês, conforme cronograma do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), órgão responsável pelas obras.

De acordo com o coordenador regional do DEER/MG em Governador Valadares, João Filipe Mariano Gonçalves, foi necessária a recuperação completa da erosão, com reforço na fundação e aplicação de estacas de concreto pré-moldadas. “O novo muro de arrimo atingirá 21 metros de comprimento por cinco de altura, evitando que novos escorregamentos e desabamentos aconteçam no local, isto é, devolvendo segurança ao trecho”, destaca o engenheiro.

Além da construção do muro de arrimo, o DEER/MG executa no local a instalação de dispositivos de drenagem, com execução de valeta de proteção de corte e sarjeta de concreto. Concluída esta etapa, haverá o recapeamento do lado em que a pista sofreu abalo.

Para executar a obra, o DEER/MG fez um desvio no local, e, portanto, o motorista deve redobrar a atenção. Por lá, homens e máquinas trabalham na movimentação de terra para reconstruir o muro de arrimo e restabelecer o tráfego no local.

Outras ações

Paralelamente a isso, a Coordenadoria Regional do DEER/MG em Governador Valadares revitaliza a sinalização horizontal na rodovia AMG-2310, trecho entre o entroncamento da BR-116 até o município de Fernandes Tourinho, com extensão de 8,2 km; substitui as placas danificadas e limpa os dispositivos de drenagem.

Em outro ponto, na MG-458, km 3, entre o entroncamento da BR-259 e Conselheiro Pena, o Departamento revitaliza o pavimento na ponte sobre o Rio Doce e reforça a sinalização horizontal.