Os primeiros levantamentos e propostas para a implantação, operação e manutenção de Transporte Metropolitano sobre Trilhos entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o hipercentro de Belo Horizonte, foram entregues pelas empresas interessadas na estruturação do projeto, dentro do prazo estipulado no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), dia 02/09/14.

Foram quatro estudos preliminares relativos a traçado e tecnologia, sendo um da empresa Triunfo Participações S.A, e as outros três dos consórcios formados pelas empresas: 1) Grupo CCR, Construtora Barbosa Mello e Grupo Cowan; 2) J&F Investimentos S.A, Carioca Christiani Nielsen Engenharia S.A, Fidens Construções S.A, EIT Engenharia S.A, Sener Engenharia e Sistemas S.A e 3) CAF Beasain, Odebrecht Infraestrutura e Grupo Queiroz Galvão.


Entre os principais pontos levantados, destaca-se a tecnologia predominante do Transporte Leve Sobre Trilhos – VLT. A partir da análise do material recebido, a Secretaria de Transportes e Obras Publicas (Setop) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) definirão as melhores propostas, considerando solução técnica, operacional, financeira e de engenharia. O traçado também será analisado, seguindo os quatro pontos obrigatórios: Hipercentro, Pampulha (Zoológico ou Aeroporto), Cidade Administrativa (Morro Alto) e Aeroporto de Confins.

Uma vez definida a tecnologia e o traçado, poderão ser elaborados os estudos e termos de referência que comporão o edital de licitação na modalidade Parceria Público-Privada para viabilizar a execução das obras, manutenção e operação do sistema.