A Trem Metropolitano de Belo Horizonte S/A (Metrominas) entregou, nesta sexta-feira (29/08), o detalhamento de itens do orçamento do projeto da linha 3 do metrô de Belo Horizonte, solicitado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

O projeto foi entregue pela empresa no dia 15 de maio de 2014. Depois de recebê-lo, a Caixa pediu informações adicionais sobre a composição de custos, que foram protocoladas hoje. Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, esse procedimento é comum em obras financiadas pelo banco. “A Caixa tem a tarefa de verificar os custos das obras definidas pelo projeto da linha 3, pois ela será responsável pelo repasse dos recursos destinados às obras dessa linha. Depois que se apresenta o projeto é que eles definem o nível de detalhamento e quais itens eles querem”, afirmou o secretário.

A linha 3 vai ligar a estação Lagoinha à Savassi e o projeto que prevê a construção desse trecho consiste num conjunto de documentos de mais de dez mil páginas.

Vale lembrar que esse projeto foi entregue à CEF apenas um ano depois da assinatura do convênio para elaboração do mesmo. O convênio foi assinado entre o Estado e a União, depois que o Estado se ofereceu para ajudar a fazer a expansão do metrô da capital, que é de responsabilidade do Governo Federal.