Foram publicados, na edição desta quarta-feira (11/3) do Diário Oficial de Minas Gerais, dois editais de Chamamento Público que buscam contribuições para a implantação da metodologia de trabalho denominada Modelagem da Informação da Construção – BIM na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG).

O edital de Chamamento Público nº 001/2019 prevê o recebimento de doação de cursos e capacitações visando a implantação de melhorias na gestão de projetos e de obras públicas de edificações e de infraestrutura, por meio da metodologia BIM, sem ônus e encargos para o Estado.

Já o edital Chamamento Público nº 002/2019 busca interessados em doar a modelagem de projetos arquitetônicos e complementares predefinidos no chamamento, para o desenvolvimento do Projeto BIM, também sem ônus e encargos.
Poderão participar dos Chamamentos as pessoas físicas, as jurídicas privadas, nacionais ou estrangeiras, e os organismos internacionais, interessados em doar bens ou serviços ou oferecer bens em comodato.

Prazos
Para o Chamamento Público nº 001/2019, os interessados têm até o dia 18/3 para enviarem suas propostas à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), enquanto o prazo para participar do Chamamento 002/2019 vai até o dia 26/3.

Todos os requisitos para participar dos processos podem ser encontrados no link:

BIM
A metodologia BIM reúne um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de um empreendimento, virtualmente colaborativo, durante todo o seu ciclo de vida. Numa comparação simples, os profissionais que utilizam esta metodologia conseguem acompanhar todo o processo por meio virtual, inclusive com maquetes realistas, permitindo um gerenciamento mais preciso, o que contribui, por sua vez, para a melhoria técnica da qualidade de projetos e obras.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Seinfra e do DER-MG, tem adotado diversas iniciativas para implementação do BIM. Em 2019, por exemplo, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica na área de Infraestrutura, entre os sete estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Também foi firmado Protocolo de Intenções com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e o Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara Brasileira de BIM de Minas Gerais (CBIM-MG).

A implantação da tecnologia está alinhada com a estratégia adotada pelo Governo Federal mediante o Decreto Federal nº 9.983/2019, que difunde a metodologia de trabalho no país.