A instalação do 17º e último Fórum Regional de Governo – Território Sul, em Pouso Alegre, nesta quinta-feira (24/09), foi marcada por grande participação popular, com mais de 1.700 pessoas. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, destacou em seu discurso a importância da iniciativa da nova gestão em ouvir para governar e classificou a mudança de atitude na forma de trabalhar como fundamental no processo do desenvolvimento regional. As edições de instalação dos fóruns reuniram mais de 18 mil pessoas, que vão ajudar na elaboração de políticas públicas para todo o Estado.

Durante o evento, Fernando Pimentel anunciou a retomada de investimentos em rodovias importantes do Sul de Minas, com investimentos superiores a R$ 4,5 milhões, especialmente para a rodovia MG-167 (trecho Três Pontas – Varginha) e rodovia MG-290 (trecho Pouso Alegre-Ouro Fino). O governador também determinou como prioridade o investimento de R$ 90 milhões na duplicação da rodovia no trecho que liga Varinha a Três Corações, com extensão de 18 quilômetros.

“O engenheiro Murilo Valadares (secretário de Transportes e Obras Públicas) assinou junto comigo, aqui, a ordem de serviço para a gente licitar, finalmente, a obra de ligação da Fernão Dias com Varginha. Nós estamos retomando, aqui em Pouso Alegre, a perimetral, que vai até Borda da Mata. Com dificuldades, mas vamos levar adiante. Estamos terminando o projeto da MG-290 que vai de Pouso Alegre a Jacutinga. Isso tudo é difícil. Dinheiro não tem, mas tem boa vontade, tem capacidade de trabalho e tem um esforço muito grande de ouvir as pessoas, prestar atenção naqueles que estão de fato trabalhando por Minas Gerais”, destacou Pimentel.

Outro anúncio feito pelo Governador foi a doação do prédio do DER/MG em Itajubá para o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí, onde será implantado um centro de atendimento. A doação do imóvel, com 1.180 metros quadrados de área, já foi autorizada pela Lei 21.734/15 e aprovada pelo Conselho Administrativo da autarquia.

Pimentel também autorizou o repasse de R$ 14,6 milhões em obras, aquisição de equipamentos e mobiliários para melhorar a infraestrutura escolar em 73 municípios do Território Sul. Dentre as obras, duas serão na Escola Vinicius Meyer, em Pouso Alegre, com investimentos de cerca de R$ 560 mil.

Com informações da Agência Minas