A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) realizou, na manhã desta quarta-feira, em parceria com a prefeitura de Nova Lima, a segunda ação do programa RMBH Fiscaliza.

A operação aconteceu de 6h às 9h no posto da Polícia Militar Rodoviária, no KM 16 da rodovia MG-030. Além dos fiscais do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), agentes da PM e Guarda Municipal de Nova Lima também somaram forças na fiscalização.

A ação contou com três fiscais do DER-MG, dois policiais militares e cinco guardas municipais do município de Nova Lima. Foram abordados 53 veículos de transporte de passageiros e lavrados quatro autos de infração: um por letreiro queimado, um por realizar transporte sem autorização e dois por excesso de passageiros.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, comemorou a realização da operação e salientou que a Guarda Civil Municipal seguirá à disposição do DER-MG para auxiliar na fiscalização dos ônibus do transporte público.

“O programa RMBH Fiscaliza representa a união de esforços do governo estadual e das prefeituras da região para garantir que os usuários e motoristas viagem com segurança, sobretudo neste contexto de pandemia. Mais que isso: considero essa iniciativa um exemplo concreto da importância do diálogo entre os agentes políticos para a melhoria dos serviços prestados à população”, disse.

Operação

Na operação, foi verificado se estão sendo respeitadas as condições de segurança, conforto e higiene dentro dos ônibus em conformidade com os limites de lotação determinados pelo Comitê Covid-19.

A expectativa é que, com a união de esforços dos gestores públicos proposta pelo programa, as medidas sanitárias no transporte metropolitano sejam reforçadas, preservando ainda mais a saúde dos usuários e incentivando aos concessionários melhorarem a qualidade na prestação do serviço.

“Dando sequência às ações do RMBH Fiscaliza, a ação hoje em Nova Lima uniu esforços da equipe do DER-MG, da PM e da Guarda Municipal. Foi mais um importante passo do programa, essencial para as melhorias propostas no transporte coletivo em prol do usuário”, pontuou o Subsecretário de Transportes, Gabriel Fajardo.

Até o momento, 16 municípios da Grande BH já manifestaram o interesse em participar do programa RMBH Fiscaliza. São eles: Sarzedo, Capim Branco, Rio Acima, Santa Luzia, Nova Lima, Contagem, Caeté, Raposos, Esmeraldas, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Igarapé, Nova União, Ribeirão das Neves, Ibirité e Mário Campos.