O governador Romeu Zema vistoriou, nesta segunda-feira (22/5), as obras de pavimentação da MG-437, em trecho que liga Nova Lima e Sabará, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As intervenções em 12,6 quilômetros da estrada começaram em abril deste ano, após a ordem de início dada em março e a mobilização de equipamentos e pessoal. A expectativa é que tudo seja concluído em 2024, atendendo a uma demanda de décadas da população.

Em Nova Lima, são 8,6 quilômetros de estrada, enquanto em Sabará são 4 quilômetros de rodovia a ser pavimentada. A Prefeitura de Nova Lima fará o repasse de R$ 25,4 milhões. Toda a obra será viabilizada por Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre Município e Governo de Minas.

O governador destacou que o investimento só é possível devido ao compromisso do Estado de manter os repasses em dia aos municípios, o que possibilita que eles contem com recursos para aplicação em obras.

“Hoje, as prefeituras têm condições melhores que no passado, o que possibilita investimentos como este. E, como governador, fico muito satisfeito, principalmente com a visão de futuro deste projeto que vai ampliar a forma como os dois municípios vão se conectar, beneficiando também as cidades de Raposos, Rio Acima e Caeté, que também poderão utilizar este trecho”, afirmou.

Segurança, praticidade e agilidade

O trecho já possui 2,5 quilômetros pavimentados que também vão receber melhorias. Após a conclusão, a projeção é que cerca de dois mil carros passem diariamente pelo local. “Vias como estas farão com que muitos passem a utilizar rotas alternativas, e não mais entrar na Grande BH, onde sabemos que o trânsito é pesado e congestionado”, destacou o governador.

“E, com o Rodoanel, que iniciaremos mais adiante, a tendência é que o trânsito na região metropolitana melhore mais. Lembrando que ainda teremos as obras do metrô. Estamos trabalhando para melhorar o trânsito e também a vida do cidadão, que quer ir e voltar com agilidade e segurança. Espero que a previsão seja cumprida, para que o prazo previsto seja executado e, em breve, este trecho esteja sendo utilizado”, acrescentou.

Parceria com municípios

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo, ressaltou o trabalho em parceria com o Estado. “Mais um grande investimento no que diz respeito ao nosso município, e sabemos que Sabará também está fazendo a parte dela. É a união de esforços para transformar em realidade aquilo que a população tanto espera”, disse.

Já o prefeito de Sabará, Wander Borges, destacou o fato de diversos municípios serem beneficiados, o que mostra que é um investimento que impacta positivamente toda a região. “Essa obra vem coroar as cidades próximas, além de beneficiar também Belo Horizonte, já que a estrada vai aliviar o fluxo de carros na capital. Por exemplo, com certeza para quem sair do centro histórico de Sabará para acessar a região Centro-Sul de BH”, afirmou.

Emprego e renda

Os investimentos em obras também são responsáveis pela geração de emprego e renda. Como é o caso da técnica em segurança do trabalho, Michelle Dias, de 39 anos, que já atua no setor há 12 anos e, no momento, está trabalhando nas obras da MG-437. Ela conta que o emprego ajuda a manter a casa, onde mora com o filho de 23 anos.

“Eu trabalhava no comércio e vi que não era isso que eu queria. Então, resolvi estudar e me formei em técnica. E, hoje, vejo que consigo ter uma importância no trabalho, na vida dos funcionários e em casa também. E o mais importante é manter meu lar, ter uma boa renda e impulsionar meu filho para que ele trabalhe e estude também”, afirma.

Bom exemplo

Michelle, além de cuidar da segurança dos funcionários da obra, também tem servido de bom exemplo. Alexandro Santos, morador de Belo Horizonte, de 20 anos, que trabalha no local, conta que, inspirado nos colegas de obra, pretende investir no curso de técnico em segurança do trabalho para ter melhores oportunidades.

“Quero ter algo no futuro, ser alguém. Atualmente, sou ajudante e quero crescer na empresa. O salário atualmente é bom, ajuda um pouco em casa, mas ainda não é o suficiente para fazer o que quero e conquistar minhas coisas. O importante é estar empregado, ganhando experiência e tendo a chance de projetar um futuro. Eu quero aproveitar isso”, conta.