As obras de recuperação dos 31,2 quilômetros do pavimento da MGC-367, entre Araçuaí e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, estão prestes a serem finalizadas. Até a conclusão dos serviços, o Governo de Minas deverá ter investido cerca de R$ 6 milhões no trecho. A previsão é que os trabalhos fiquem prontos no início do segundo semestre.

A rodovia está recebendo intervenções em cinco trechos que juntos, somam 193 de quilômetros e mais de R$ 102 milhões em investimentos.

Na primeira fase da recuperação funcional do trecho entre Araçuaí e Virgem da Lapa, foram realizados os remendos profundos para proteger a base e a sub-base da pista e a fresagem, que é colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir o pavimento.  Em seguida, foi aplicado o revestimento asfáltico, ou seja, a camada superior que sofre, diretamente, o impacto do trânsito.

O objetivo das etapas já concluídas é impermeabilizar em definitivo o pavimento e proporcionar melhora nas condições de dirigibilidade.

No momento, a obra está sendo finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical, com colocação de novas placas e dispositivos de drenagem. A expectativa é que 18 quilômetros de vias tenham a sinalização horizontal realizada durante as próximas semanas.

Corredor

A rodovia MGC-367 é a principal via para escoamento da produção do Vale do Jequitinhonha. Por ela são transportados cortes de eucalipto, granito e lítio, além da safra frutífera de banana e abacaxi, tanto no sentido Belo Horizonte quanto para o Nordeste brasileiro. Além disso, a obra vai propiciar mais facilidade e segurança no transitar de ônibus escolares e ambulâncias.

Com as melhorias no segmento rodoviário, cerca de 170 mil pessoas serão beneficiadas diretamente. Pelo trecho trafegam, diariamente, cerca de 1,3 mil veículos de cidades como Araçuaí, Virgem da Lapa, Minas Novas, Itaobim, Chapada do Norte, Itinga, Coronel Murta e Francisco Badaró.

Provias

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.

O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

O Provias conta atualmente com 75 intervenções que buscam requalificar a qualidade do pavimento de mais de 2,3 mil quilômetros da malha sob gestão do estado e outros 44 empreendimentos de implantação, pavimentação e construção de pontes e viadutos. São 119 obras, sendo que 51 estão em andamento, 29 estão em fase de projetos e 27 já foram concluídas.

Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.