Com o valor definido em R$ 3 milhões, a 2ª etapa das obras de modernização do estádio prevê a demolição de parte das arquibancadas inferiores, entre os pilares 29 e 59, além das construções existentes entre o primeiro e o segundo fosso, como escritórios, banheiros e vestiários por exemplo. Haverá também o trabalho de escavação e rebaixamento do gramado em 3,5 metros. 

O processo licitatório deverá estar concluído em junho, quando o estádio deverá ser fechado para o prosseguimento das intervenções. Para as empresas interessadas em participar da licitação desta segunda fase, os projetos, a planilha de quantitativos e preços unitários e demais anexos poderão ser adquiridos no Deop-MG, avenida dos Andradas, 1.120, no período de 19 de abril a 18 de maio.

Obras

 O cronograma de modernização do Mineirão aprovado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) está dividido em três etapas. As intervenções e obras estarão totalmente concluídas até dezembro de 2012. A primeira fase, iniciada no dia 25 de janeiro deste ano e em andamento, prevê  a realização de correções nas patologias de concreto e estrutura do estádio, estão sendo investidos R$ 8,2 milhões.

Na terceira etapa acontecerão as demais intervenções como a construção de uma esplanada com 70 mil metros quadrados, novas bilheterias, melhorias do acesso e construção de acesso exclusivo para imprensa e clubes, além de novos espaços comerciais.

 Projeto

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte aprovou a proposta de modernização do estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, proposta pelo Governo de Minas. O conceito alia a modernização do estádio para receber os jogos da Copa 2014 e atender aos requisitos da FIFA à premissa de preservação do edifício.

O projeto preserva a fachada do estádio e de seu entorno, mantendo a visibilidade dos demais prédios integrantes do Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH). O projeto arquitetônico foi aprovado por unanimidade pelo CDPCM-BH no dia 3 de março de 2010, sem ressalvas, declarando que o projeto não interfere significativamente no patrimônio tombado.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

 Foto Bernadete AmadoBELO HORIZONTE (16/04/10) - O Governo de Minas, por meio do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG) publicou nesta sexta-feira (16), na página 64 do Diário Oficial Minas Gerais, o edital de licitação para a 2ª etapa das obras de modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). A licitação acontecerá no dia 26 de maio às 9h e o edital já está disponível no site do Deop/MG: www.deop.mg.gov.br.