Crédito Gil Leonardi

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), deu início esta semana, ao processo licitatório para a compra de equipamentos de combate a incêndio, inicialmente, nos aeroportos de Diamantina, Patos de Minas e São João Del Rei. O Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, na Zona da Mata, já conta com esses equipamentos.

A previsão da Setop é de publicar o aviso de licitação, na modalidade de registro de preço, em um prazo de até 45 dias, com o objetivo de adquirir, em conformidade com especificações técnicas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), agentes extintores, carro contra incêndio de aeródromo, veículo de apoio às operações da Sessão de Combate a Incêndio (Sescinc), equipamento de proteção individual ao bombeiro, material de apoio às operações de resgate e de combate a incêndio, sistemas de comunicação e de alarme, equipamentos de operação aeroportuária, de movimentação e armazenamento de cargas e de segurança, informação e conforto ao usuário, para os três aeroportos citados.

Para o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, a questão de segurança é primordial. "Estamos realizando uma série de entendimentos junto à ANAC para manter a qualidade, conforto e a segurança nos aeroportos mineiros. Primeiro, por meio do Proaero, temos providenciado a reforma e melhoria de diversos aeroportos mineiros e agora ao licitar os veículos de combate a incêndio, vamos auxiliar as prefeituras oferecendo mais segurança", explicou Melles.

O Governo de Minas já investiu cerca de R$ 300 milhões na reforma e melhoria de 23 aeroportos no estado. "Recentemente firmamos convênio com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para a reforma do Terminal de Passageiros no aeroporto de Governador Valadares e para melhorias no de Caxambu", destacou o secretário. "Agora que temos empresas operando vôos regulares comerciais, possibilitando um avanço no sistema logístico de Minas, cabe ao Governo do Estado, por meio da Setop, atuar na montagem de equipes de brigadistas e a aquisição de veículos especiais de combate a incêndio", concluiu Melles.

O trabalho de montagem das equipes que irão compor as brigadas de incêndio, que vão operar nos aeroportos de Diamantina, Patos de Minas e São João Del Rei, será efetuado a partir de uma parceria da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Tecnologia de ponta

Na Zona da Mata, o Aeroporto Regional Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, entre os municípios de Goianá e Rio Novo, conta com uma tecnologia de ponta na sessão de combate a incêndios: o caminhão AP4, importado da França com investimentos de R$ 2,5 milhões, que pesa quase três toneladas e tem tração 6X6 nas rodas. O veículo atua em conjunto com uma carreta-tanque, que realiza o reabastecimento concomitantemente ao combate ao fogo, em um formato inovador. A capacidade do AP4 é de 10 mil litros de água e a da carreta é de 25 mil litros, com desempenho para reabastecimento de 5.500 litros por minuto.

O Aeroporto entrou em funcionamento em agosto de 2011, quando realizou seu primeiro voo doméstico. O início das operações aconteceu após a mudança na administração do local, da Infraero para o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais