Foto: Divulgação SETOP

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta sexta-feira (29), a primeira etapa das obras do Polo de Integração do Barreiro - "Point Barreiro", parceria do Governo de Minas com a Prefeitura de Belo Horizonte voltada para a formação profissional e atividades de esportes, lazer e cultura de crianças e jovens. Durante o evento, foi assinado com a Prefeitura termo de cessão de uso do imóvel. O complexo vai funcionar no local que abrigou a extinta Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), no Barreiro.

"Estamos resgatando um pouco da história do Barreiro, uma região tão tradicional de Belo Horizonte. Aqui havia, no passado, uma instalação da Febem, um prédio triste, com imagem negativa, que ficou abandonado e, agora, estamos entregando a primeira etapa de uma obra que restaura este imóvel para uso social positivo. Vamos ter aqui qualificação, lazer, esportes, cultura e educação. O Point Barreiro significa liberdade, inclusão social e oportunidade, um espaço de esperança. Temos o Point entregue e, tenho certeza, será muito bem cuidado por vocês para o futuro e a inclusão de todos", ressaltou o governador.

O Governo de Minas já investiu R$ 18,4 milhões nas obras de reforma e modernização dos prédios que integram o complexo. Nas etapas posteriores, serão entregues campo de futebol, quadras poliesportivas e vestiários, com recursos previstos de R$ 6 milhões. Toda obra está orçada em R$ 24,4 milhões.

Com 45 mil m², o Point Barreiro conta com auditório, laboratório de informática, prédio da administração e centro de convivência, com cantina-oficina, além de biblioteca, de 200 m², equipada com computadores com acesso à internet. Compõem ainda o espaço salas com isolamento acústico apropriadas à formação musical, salas multiuso e estúdio de rádio.

"Com este complexo, a juventude passa a contar com atividades de formação profissional, cidadania e inclusão. Queremos que os jovens sejam protagonistas das suas próprias histórias. Queremos um encontro de relações, utilizando o espaço do Point da melhor forma possível", disse o secretário de Estado de Esporte e da Juventude, Bráulio Braz.

Aprendizado

Com previsão inicial de atender cinco mil estudantes por semana, o Point Barreiro funcionará em três turnos diariamente e nos finais de semana. A Prefeitura de BH será responsável pela administração do complexo de aprendizado e recreação.

O espaço também será utilizado para desenvolvimento de atividades do Programa Escola Integrada que, a partir do segundo semestre, oferecerá cursos técnicos em diversas áreas, como Tecnologia da Informação, na modalidade Educação à Distância e com aulas presencias e utilização do laboratório de informática. Também haverá projetos voltados à formação de professores, agentes culturais e monitores, além de atividades culturais e artísticas voltadas à comunidade.

Melhorias viárias

Durante a solenidade de inauguração do Point Barreiro, o governador autorizou a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) a repassar, imediatamente, a primeira parcela de R$ 30 milhões do convênio no valor de R$ 100 milhões firmado com Prefeitura de Belo Horizonte, para desapropriações visando execução de obras de mobilidade urbana em corredores viários da Zona Norte. As obras irão beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas.

"O repasse é um compromisso feito com o prefeito Marcio Lacerda para ajudar a municipalidade nas desapropriações das obras do BRT. Acertamos R$ 300 milhões em quatro anos. No ano passado, liberamos R$ 50 milhões, estamos liberamos mais R$ 100 milhões e vamos liberar os outros R$ 150 milhões nos próximos dois anos", explicou Anastasia.

Os recursos permitirão desapropriações na Avenida Pedro I para obras de duplicação e de articulação entre as regiões Norte, Pampulha, Venda Nova e Centro, possibilitando também a implantação do Bus Rapid Transit (BRT). Será feita interseção desta avenida com a Avenida Vilarinho.

O convênio também prevê desapropriações na Avenida Pedro II para obras de melhoria; na Via 710, para obras de ligação com avenidas Cristiano Machado e José Cândido da Silveira, articulando acesso às regiões Nordeste, Noroeste, Norte e Leste; além da Via 210 para melhorar a conexão do Anel Rodoviário com importantes avenidas da capital, articulando acesso a Contagem e às regionais Barreiro, Oeste, Centro e Noroeste.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais