Crédito: Mércia Lemos
Crédito: Mércia Lemos

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, apresentou, nesta quarta-feira (19), em coletiva à imprensa, um balanço das principais ações realizadas em 2012 e as perspectivas para 2013 e 2014 relacionadas à infraestrutura, construção, recuperação e manutenção das rodovias estaduais, infraestrutura aeroviária, monitoramento e fiscalização do transporte coletivo metropolitano e intermunicipal de passageiros, além de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura municipal.

Foram investidos durante o período de 2011-2012, R$ 2,6 bilhões. Para o período 2013-2017, estão previstos investimentos da ordem de R$ 10,7 bilhões, com recursos assegurados. O secretário Melles destacou que a Setop é uma "secretaria meio", pois trabalha no apoio a infraestrutura municipal, trabalha na realização das obras públicas para a infraestrutura de outras secretarias e às metas do plano mineiro de logística e infraestrutura em transportes.

De acordo com Carlos Melles, o Governo de Minas tem buscado uma execução bem feita dos seus programas e projetos. "Todos os projetos iniciados por este governo têm recursos garantidos, e um exemplo disto é o metrô, que hoje temos assegurados cerca de R$ 3,1 bilhões da União, sendo R$ 750 milhões de financiamento a ser obtido pelo Governo de Minas", reforçou.

Mobilidade Urbana ganha destaque

Entre 2011-2012, o Governo de Minas investiu R$ 74 milhões nas obras de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como o aumento de capacidade da Av. Pedro I, nas obras do complexo viário da intersecção da Av. Abrahão Caram com a Av. Presidente Antônio Carlos e em adequações na Av. Cristiano Machado, com a construção de passarelas.

Para o próximo ano, os recursos previstos somam R$ 4 bilhões destinados às obras do Vetor Norte, que inclui a Av. Cristiano Machado, com a eliminação de passagens em nível, a construção dos Terminais Metropolitano de Integração do Transporte Coletivo, a expansão da Rede do Metrô de Belo Horizonte, a elaboração do projeto de Engenharia da reforma do Anel Rodoviário e estudos para a implantação do Rodoanel - Alça Norte.

Programas, resultados e perspectivas

As metas atingidas pelos programas estruturadores foram significativas. No ProAcesso, foram concluídos mais 27 trechos, chegando a 207 que perfazem uma extensão de 623 km e investimento de R$ 800 milhões. Para o próximo ano está previsto o término da parte estadual do programa, com a conclusão de 13 trechos.

Com investimentos de R$ 34 milhões, o ProAero investiu em  obras na infraestrutura dos aeroportos, possibilitando a ampliação da homologação atual permitindo o uso noturno dos aeródromos concluídos, entre outras ações. Para o período 2013-2014 estão assegurados R$ 230 milhões, com destaque para o projeto de engenharia do aeroporto de Itajubá.

Em 2011-2012, o ProMG expandiu para duas novas regiões (Itabira e Ituiutaba), chegando hoje a 7.430 quilômetros de extensão, que representam 37% do total da malha pavimentada. Neste período, foram investidos mais R$ 509 milhões. Estão assegurados recursos no valor de R$ 800 milhões para o período 2013-2014.

O ProSeg, que visa a segurança viária, investiu no período 2011-2012 R$ 171 milhões, com 225 radares, 71 praças de pesagem e o Sistema de Assistência em funcionamento. Para 2013, está prevista a continuidade do programa, com recursos assegurados recursos no valor de R$ 68 milhões.

Outro importante programa rodoviário é o Caminhos de Minas. Estão contratadas e em fase de contratação a execução de 63 obras, totalizando 1.692 km de rodovias. Também estão em andamento e em fase de contratação 93 projetos de engenharia de novos trechos do programa, totalizando 2.593 km. Estão assegurados recursos para investimentos neste programa no valor de R$ 3,1 bilhões.

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão da MG-050 recebeu investimentos, no período de 2011 a 2012, no valor de R$ 53 milhões. Para o período 2013-2014, serão executadas obras de duplicação entre Itaúna e Divinópolis, conclusão da duplicação no trecho em Mateus Leme, implantação de terceiras faixas, correções de traçado em diversos trechos, duplicação de pontes e serviços de manutenção rotineira e recuperação da rodovia. Estão previstos investimentos de R$ 285 milhões neste projeto.

Obras para recuperação em chuvas recebem R$ 180 milhões

Durante o período de 2011/2012 Minas Gerais foi um dos Estados brasileiros mais afetados pelas fortes chuvas. Foram aplicados R$ 180 milhões no período, com obras de recuperação de rodovias danificadas pela chuva e na reconstrução de pontes, dentre outros trabalhos. Destaca-se, nesse cenário, a construção da nova ponte que dá acesso ao município de Guidoval, com investimentos de R$ 19 milhões.

Para os próximos anos, estão previstas, dentro do PAC Prevenção, ações de Drenagem e Intervenções em encostas em 22 municípios selecionados.  O valor total do investimento é de R$ 792 milhões. As obras serão conduzidas pelo DEOP/MG, com a supervisão da Setop.

Obras públicas têm expansão e melhorias

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Obras Públicas (Deop/MG) realizou importantes investimentos na expansão e melhoria da infraestrutura do Estado nas áreas de Saúde, Educação, Defesa Social e Equipamentos Públicos. No período de 2011 e 2012, foram concluídas 158 obras com investimentos de R$ 662 milhões.

Outra obra importante executada pelo Deop é a requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas e implantação do Complexo Viário do Barreiro, com o objetivo de reduzir o impacto das enchentes nas bacias do Ribeirão Arrudas na região sudoeste de Belo Horizonte.

Já estão em fase de conclusão as obras no Ribeirão Arrudas e para o próximo ano está previsto o início das obras no Córrego Ferrugem. Foram reassentadas cerca de 900 famílias, com construção de 672 unidades habitacionais. Para a execução das obras do Ribeirão Arrudas, foram investidos R$ 261 milhões. Os investimentos previstos para as obras do Córrego Ferrugem somam R$ 227 milhões.

"Os Departamentos de Estradas de Rodagem (DER-MG) e de Obras Públicas (Deop-MG) realizam as metas propostas. Buscamos a excelência na qualidade dos serviços, a execução das obras dentro dos prazos estabelecidos com  eficiência", finalizou Melles.

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