As licitações para a construção do aeroporto de Itajubá, no Sul de Minas, e reforma e melhoramento do aeroporto de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foram publicadas no Diário Oficial Minas Gerais deste sábado (12), após liberação de R$ 235 milhões para a melhoria da malha aeroportuária de Minas Gerais, anunciada pelo governador Antonio Anastasia na última semana. Os investimentos deram início à segunda etapa do Programa Aeroportuário do Estado de Minas Gerais (ProAero), da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), com a contratação dos serviços sob responsabilidade do Departamento de Obras Públicas (DEOP-MG).

Itajubá foi contemplada com a construção de aeroporto que irá atender a aviação regular para aeronaves com capacidade para 50 passageiros, construção de pista de pouso de 1400 x 30m, taxiway, pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros, seção de combate à incêndio, sinalização horizontal, balizamento noturno, cerca da área patrimonial e acesso ao aeroporto. Os investimentos somam R$ 100 milhões.

No Alto Paranaíba, o aeroporto de Patos de Minas receberá reforma e melhorias na pista de pouso e decolagem e no pátio de aeronaves, e construção de seção de combate a incêndio, com recursos da ordem de R$ 6 milhões.

De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles,  a meta do Proaero é promover a adequação, ampliação, melhoria e revitalização da malha aeroportuária do Estado. "Nosso objetivo é que todas as cidades de Minas Gerais tenham acesso a um aeroporto regional ou local, por meio de rodovia pavimentada, a uma distância máxima de 100 quilômetros", destacou.

Dos novos investimentos, R$ 100 milhões terão como fonte o Banco do Brasil e R$ 127 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O restante, cerca de R$ 8 milhões, será aportado por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), vinculado à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O valor de R$ 8 milhões já inclui 20% de contrapartida do Estado.

O Edital encontra-se disponível no site www.deop.mg.gov.br .

Investimentos e avanços

O Governo de Minas dá continuidade ao ProAero, que busca a adequação, ampliação, melhoria e revitalização da malha aeroportuária do Estado, objetivando dar acesso aeroviário a todas as regiões de Minas. Essa malha é constituída por 93 aeródromos, dos quais 14 com aviação comercial regular: Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Pampulha, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, São João Del Rei, Varginha, Araxá, Patos de Minas, Diamantina, Juiz de Fora (Serrinha) e Presidente Itamar Franco (Zona da Mata).

De 2003 a 2012, o programa recebeu investimentos de R$ 369 milhões, dos quais R$ 50 milhões do Governo Federal. Foram realizadas obras em 23 terminais aeroportuários: Araxá, Capelinha, Cláudio, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Governador Valadares, Guanhães, Guaxupé, Ituiutaba, Iturama, Lavras, Manhuaçu, Passos, Piumhi, Poços de Caldas, São João Del Rei, Oliveira, Ouro Fino, Ubá, Viçosa e Aeroporto Regional da Zona da Mata.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais