O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles, e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) José Elcio Santos Monteze, participaram de Audiência Pública nessa quinta-feira (25), em Três Pontas, Sul de Minas. Os assuntos abordados foram relativos à região, como a construção da terceira pista na MG-167, que liga Três Pontas à Varginha, o programa Caminhos de Minas, a situação das rodovias que cortam a região, o funcionamento do aeroporto de Varginha e as linhas aéreas de transporte de passageiros.

Para a implantação de terceira pista na MG 167, no trecho que liga Três Pontas a Varginha, Carlos Melles afirmou que recebeu a autorização do governador Anastasia para que já iniciar os trabalhos de abertura do processo licitatório para o projeto de engenharia da MG-167. "Portanto, em breve, o estudo para a melhoria e aumento de capacidade no trecho de 28 quilômetros, que liga Três Pontas a Varginha, será iniciado".

Melles adiantou também que dentre as melhorias previstas para o trecho estão a implantação de aproximadamente 12 quilômetros de terceiras faixas, a inserção de acostamentos e a realização, em alguns pontos, de alterações no traçado da rodovia, já que existe a necessidade de algumas correções relacionadas à segurança viária. O diretor-geral do DER/MG, José Elcio Monteze, apresentou as intervenções previstas que contemplam a região, em um dos principais programas rodoviários do Governo de Minas, que é o Caminhos de Minas, sucessor do ProAcesso.

"Dois trechos muito solicitados pela população para que sejam pavimentados já estão com seus projetos de engenharia em andamento, pois são trechos que fazem parte do programa Caminhos de Minas: Três Pontas a Paraguaçu, que se subdivide em Três Pontas a Pontalete e Pontalete a Pargauçu; e de Três Pontas a Carmo da Cachoeira", explicou o diretor, que acrescentou ainda as informações de que o Contorno de Varginha, com 3,9 quilômetros, "está com o projeto em licitação e que o trecho Varginha - BR-381, com 18 quilômetros, em breve estará com o projeto de engenharia concluído", acrescentou Monteze.

"Há anos, ao viajarmos pela MG-167 nós temos perdido não só tempo, investimentos, aulas nas escolas, consultas médicas, mas, principalmente, vidas. Com este anúncio de hoje vemos a preocupação do Governo de Minas em solucionar esta questão, ouvindo o clamor dos cidadãos que transitam por esta rodovia tão importante para o Sul do Estado", comentou o prefeito de Três Pontas, Paulo Rabello.

Recuperação das rodovias na região
O programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (PROMG) realizou no período de 2009 a 2012, o 1ºcontrato de manutenção e recuperação de 505 quilômetros de rodovias sob a responsabilidade da 10ª Coordenadoria Regional do DER/MG. Durante quatro anos foram investidos cerca de R$ 147,2 milhões na melhoria das condições de tráfego nas rodovias estaduais que atendem aos municípios de: Boa Esperança, Campanha, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Elói Mendes, Ilicínea, Monsenhor Paulo, Paraguaçu, Santana da Vargem, São Bento Abade, Três Corações e Três Pontas.

O secretário Melles explicou que o Governo de Minas já autorizou a Setop e ao DER/MG providenciarem a licitação do segundo contrato do PROMG para a região. A previsão é de que a contratação dos serviços ocorra no segundo semestre deste ano.

Aeroporto de Varginha
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), firmou um convênio com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), com o objetivo de promover a aquisição de oito veículos de combate a incêndio. O valor total do convênio é de R$ 12,3 milhões e a contrapartida do Governo de Minas será de 10%. O Aeroporto de Varginha será beneficiado com um veículo de combate a incêndio. O processo de licitação está sendo conduzido pela SAC e até o final de maio estará concluído. A previsão é de que até o final do ano os primeiros veículos de combate a incêndio sejam entregues.

Investimentos no Sul
O secretário Melles ao fazer uma retrospectiva da ação e dos resultados alcançados pelo Governo de Minas, por meio da Setop e do DER/MG, na região sul, desde 2003, destacou programas como o ProAcesso, ProMG, ProAero, Obras Públicas e o Caminhos de Minas. Com o ProAcesso, foram 18 trechos concluídos, totalizando 333,3 quilômetros pavimentados, com investimento de R$ 300 milhões. O ProMG promoveu a recuperação de 1.452,7 quilômetros de rodovias estaduais beneficiando os município e a população das Coordenadorias Regionais do DER/MG, de Itajubá, Poços de Caldas, Varginha e Passos.

O Programa Aeroportuário de Minas Gerais, ProAero, já investiu R$ 25 milhões nos aeroportos de Guaxupé, Ouro Fino, Piumhi e Lavras. Para os aeroportos de Poços de Caldas, Três Corações e Caxambu estão previstas reformas e melhorias com valor estimado de R$ 35,4 milhões. A obra do aeroporto de Itajubá já foi licitada, com valor previsto de R$97 milhões. Entre 2003 e 2013 foram investidos R$139 milhões em obras diversas nos municípios da região pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, DEOP-MG. Dentre algumas intervenções estão reformas de delegacias, construções de escolas e reforma de pronto atendimento.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais