Crédito: Filipe Cardoso e Wendel Lopes

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, participou, nesta quarta-feira (13/2), do Seminário de Abertura do Ano de 2019, realizado pelo Grupo VOTO em parceria com o Financial Times. O evento aconteceu em Brasília e reuniu alguns dos principais líderes políticos e empresariais do Brasil, com o objetivo de debater propostas e mobilizar protagonistas da sociedade em torno de uma agenda de ações e reformas.

Marco Aurélio Barcelos participou do segundo painel do seminário, cujo tema foi “Privatizações, empresas estatais e competitividade do Estado brasileiro”. Junto dele estavam o secretário-geral da Secretaria de Desestatização, Salim Mattar, o presidente da Dana, Raul Germany, e o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (Ibeji), Augusto del Pozzo. O painel foi mediado pela jornalista Soraia Hanna, coordenadora editorial da VOTO.

Comentando as privatizações das rodovias em Minas Gerais, Barcelos adiantou que pretende lançar um programa disruptivo e preciso de concessões. “O Estado não pode esconder as suas ineficiências. Não há serviço público de graça”, disse. “Precisamos dar uma guinada no país, aprimorando a gestão pública com segurança jurídica e ordenamento. Conferir à nação o que mais importa: desenvolvimento econômico e social”, completou.

Após a participação no evento, o secretário Marco Aurélio Barcelos e o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, seguiram para outras duas agendas: no Ministério da Infraestrutura, reuniram-se com o diretor de Estruturação e Articulação de Parcerias, Fábio Carvalho; e, no Ministério da Economia, foi feita reunião com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, Diogo Mac Cord de Faria, e com o coordenador-geral de Mobilidade Urbana e Equipamentos Sociais, Edson Silveira Sobrinho.

Foto: Filipe Cardoso e Wendel Lopes