A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) foi comunicada oficialmente pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre a implementação do reequilíbrio tarifário unitário do metrô de Belo Horizonte, a partir de zero hora de domingo (5/5/2019). Por este motivo, nessa mesma data, a tarifa de integração das linhas do Sistema de Transporte Metropolitano, feitas somente com a utilização do Cartão Ótimo, será acrescida de R$0,50.

Para os passageiros que não utilizam a integração com o metrô, as tarifas dos ônibus metropolitanos permanecem inalteradas.

No cálculo das novas tarifas de integração, as empresas de ônibus continuarão recebendo os mesmos valores, sendo a diferença do reajuste totalmente repassada à CBTU.

A Subsecretaria de Regulação de Transportes já comunicou às empresas, que operam as 131 linhas integradas ao metrô, para adotarem as providências necessárias para a cobrança dos novos valores da tarifa reajustada, conforme Resolução nº 13, de 02 de maio de 2019.

Cartazes serão afixados dentro dos ônibus, informando a nova tarifa de integração.

A CBTU ainda vai implementar outras cinco recomposições tarifárias em 7/7/2019, 8/9/2019, 3/11/2019, 5/1/2020 e 7/3/2020. As alterações na tarifa integrada das linhas metropolitanas, decorrentes desses outros reajustes, serão oportunamente comunicadas pela Setop.

Veja a relação das tarifas das linhas metropolitanas ao utilizar a integração com o metrô, a partir de 5/5/2019: