O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) está executando uma série de ações nas rodovias do Médio e Baixo Jequitinhonha, como melhorias na trafegabilidade das estradas e renovação da sinalização. Os serviços são coordenados pela unidade regional do órgão em Araçuaí, por meio de contrato de conservação.

Mais de 450 placas de regulamentação e de advertência foram instaladas e substituídas para orientar os motoristas nas rodovias MGC-342, entre Araçuaí e Coronel Murta; MGC-367, entre Araçuaí e Virgem da Lapa; LMG-676, entre Araçuaí e Berilo, e LMG-677, no segmento que liga Ijicatú ao município de Leme do Prado.

A sinalização horizontal também foi revitalizada nas rodovias MGC-342 (Araçuaí/Coronel Murta); LMG-676 (Francisco Badaró/ Berilo); e AMG-2215 (Francisco Badaró/Jenipapo de Minas).

O DEER/MG recuperou ainda quatro pontos de erosões na rodovia LMG-676, entre Berilo e Francisco Badaró, e realizou a limpeza de dispositivos de drenagem, como bueiros e canaletas, preparando os trechos para o período de chuvas. As laterais das pistas de toda a malha da regional Médio e Baixo Jequitinhonha foram revestidas com cal, melhorando a visibilidade da pista para os motoristas.

O coordenador regional do DEER/MG em Araçuaí, Daniel Rego Gazzinelli, reforça que as placas melhoram a segurança, sobretudo para quem transita na rodovia à noite, auxiliando a direcionar os veículos. “Todos os trabalhos foram executados com objetivo de regulamentar o uso da via, advertir para situações potencialmente perigosas e indicar, orientar e informar os usuários da estrada”, diz.