A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) participou, em conjunto com a Subsecretaria de Esportes, de audiência pública convocada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater o processo de reacomodação das federações que hoje ocupam salas do Estádio Jornalista Felipe Drummond, o Mineirinho. A reunião aconteceu na manhã da última quarta-feira (14/10).

A mudança é necessária uma vez que o estádio precisa passar por reformas estruturais urgentes. A Seinfra tem buscado maneiras de viabilizar as obras e não descarta uma parceria com a iniciativa privada, em modelo que está sendo estudado. Contudo, cabe ressaltar que a privatização do imóvel não é objetivo do Governo e que a sua propriedade permanecerá com o Estado de Minas Gerais.

O prazo estabelecido para a realocação das federações que atualmente ocupam o Mineirinho é 31 de junho de 2021, conforme a Resolução Conjunta Sedese/Seinfra nº 06/2020 de 12 de maio de 2020.

A data foi informada às federações com a devida antecedência, em reunião inicial realizada no último dia 23 de junho, de modo a permitir que as mesmas tivessem tempo hábil para se organizar. Na mesma oportunidade, a Seinfra e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) se colocaram à disposição para apoiar a realocação desses grupos.
 
O objetivo é que todos sejam realocadas em imóveis que atendam suas respectivas necessidades administrativas e a prática de esportes, sendo que estão sendo avaliados outros espaços pertencentes ao Estado. O Mineirinho permanecerá à disposição para realização de eventos esportivos.
 
No total, 16 entidades esportivas ocupam o Mineirinho atualmente: Federação Mineira de Jiu-Jitsu, Federação Mineira de Judô, Federação Mineira de Tiro Esportivo, Federação Mineira de Arco e Flecha, Federação Mineira de Vôlei, Federação Mineira de Futebol de Mesa, Federação Mineira de Escolas de Futebol, Federação Mineira de Sorvebol, Federação Aquática Mineira, Federação Mineira de Ginástica Artística, Federação Mineira de Canoagem, Sindicato dos Árbitros de Minas Gerais, Federação Mineira de Futebol 7, Federação Mineira de Boxe, Clube Paladino do Espaço, Federação Mineira de Bodybuilding.
 
Em razão dos efeitos da pandemia, a Feira de Artesanato está com seu contrato de permissão de uso suspenso até a autorização do Poder Público para o seu retorno. O contrato tem duração de 1 ano e não tem sua renovação garantida, podendo igualmente ser alocado em outro local e ter seu retorno debatido após a revitalização do espaço.