A Secretária de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) promoveu na tarde desta quarta-feira (5/5), no auditório do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), um encontro com 11 prefeitos e oito representantes de prefeituras da Região Metropolitana de Belo Horizonte para tratar das ações do programa RMBH Fiscaliza. O objetivo é incrementar as ações de fiscalização do transporte coletivo nas cidades da RMBH.

Durante o encontro, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernado Marcato, anunciou que na próxima semana serão iniciados os treinamentos envolvendo os agentes do DER-MG e das prefeituras que aderiram ao RMBH Fiscaliza. A intenção é unificar os protocolos de fiscalização, tais como a forma de abordagem dos coletivos, a realização das vistorias e a aplicação os autos de infração.

“O objetivo de estarmos aqui é criar um espaço de escuta e, também, de ações resolutivas em parceria com os municípios, de todos os pontos pertinentes a infraestrutura e a mobilidade dos cidadãos da RMBH”, ressaltou Marcato.

A prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, que preside a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH (Granbel), destacou que a iniciativa do encontro abre a oportunidade de dialogar de modo mais próximo com o Estado. “Na condição de porta-voz dos prefeitos da RMBH, acredito ser o momento de mostrar a realidade e as carências dos municípios que estão sofrendo com a redução dos quadros de horários dos ônibus e, juntos, realizarmos adequações visando um futuro melhor após a pandemia”, concluiu.