O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), realiza nos dias 24 e 25 de março, no auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, o Seminário Construção Digital BIM.

O evento é gratuito e foi elaborado para fornecer aos profissionais de engenharia civil, arquitetura e técnicos de órgãos estaduais e de prefeituras, o panorama de disseminação da metodologia BIM no Brasil. Além disso, o encontro busca oferecer as orientações essenciais para a transição digital de projetos e construções com a utilização desta metodologia. A inscrição e a programação completa estão neste link.

Serão dois dias de palestras e debates com profissionais de referência no tema. Dentre os temas abordados estão a utilização do BIM nas políticas públicas, estratégia de implantação, estudo de traçado nas rodovias e apresentação virtual de obras.

A iniciativa faz parte do esforço do Governo de Minas em adotar o BIM em seus projetos já regulamentados por meio do Decreto Nº 48146, de 02/03/2021, que dispõe sobre a estratégia estadual de disseminação da metodologia e instituiu o Comitê Gestor da Estratégia BIM-MG.

“Os principais fatores que motivam o uso do BIM são a necessidade de aumentar a transparência, assertividade, produtividade, controle de custos e o gerenciamento mais eficiente de projetos e obras”, justifica Vitor Curi, coordenador-geral do Grupo de Trabalho BIM do DER-MG.

BIM

O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção é um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção.