As obras de implantação e de melhorias do Contorno de Cataguases, na Zona da Mata, já estão com quase 80% dos trabalhos concluídos. O trecho, de 6,4 quilômetros, recebeu a visita do Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, do subsecretário de obras e Infraestrutura, Breno Longobucco, e do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, na última terça-feira (20/9).

A expetativa é que o Contorno seja finalizado ainda este ano. Após a conclusão, a via será o principal acesso ao novo terminal rodoviário do município e uma importante conexão com a rodovia CMG-120, trazendo melhores condições de trafegabilidade, segurança para veículos e pedestres, além desafogar o trânsito dentro de Cataguases.

Estão sendo investidos cerca de R$20 milhões na implantação e restauração das pistas, por meio do Provias, maior programa de obras rodoviárias da última década do Governo de Minas.

MG-280

Outro segmento na região que também passará por intervenções é a MG-280, entre Paula Cândido e o entroncamento da MG-124, próximo a Divinésia. A autorização para contratação da obra foi assinada nessa quarta-feira (22/9) e contou com a presença do secretário Fernando Marcato, do prefeito de Paula Cândido, Daniel Calixto e da prefeita de Divinésia, Cirlei de Freitas, entre outros prefeitos da região.

Para realizar a obra de pavimentação de 16km, o Governo de Minas vai investir cerca de R$ 9 milhões.

Quando concluído, o segmento passará a ser uma rota alternativa entre Viçosa e Ubá e irá beneficiar diretamente os municípios de Paula Cândido, Divinésia, Visconde do Rio Branco e Senador Firmino. Com a pavimentação, a indústria moveleira e o agronegócio da região ganham maior produtividade e capacidade de escoamento.

“A população da Zona da Mata aguarda há muito tempo por essas entregas e, dessa vez, as obras vão de fato acontecer. Já garantimos recursos no âmbito do Provias e em breve poderemos anunciar a inauguração desses trechos que vão melhorar de forma definitiva a logística na região”, avalia o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Provias

As ações do Provias se dividem em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

No total, serão 55 obras de recuperação funcional em 1.770 quilômetros da malha rodoviária e 44 empreendimentos pavimentações e construção de pontes, que somam cerca de 807 quilômetros.

Os recursos para as obras são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.