O Governo de Minas, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), finalizou as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Norte, no km 19,10, da rodovia LMG-682, no perímetro urbano da cidade de Machacalis, no Vale do Jequitinhonha. A obra coloca fim a antigo problema de circulação em meia pista, que se arrastava há quase uma década.

A ponte foi alargada em 2013. Porém, o encabeçamento, ou seja, o aterro nas cabeceiras da ponte para nivelar na altura da rodovia, não foi executado naquela ocasião.

Com o passar do tempo, construções de casas de alvenaria foram erguidas, próximas à ponte, o que impedia a finalização da obra, devido à necessidade de acordos de desapropriação.

Por este motivo, o acesso à ponte era realizado somente em meia pista, o que tornava a travessia perigosa e colocava em risco os usuários da via, em função de um desnível de mais de quatro metros de altura.

Resolvido os problemas de uso e ocupação do solo, o DER-MG concluiu o trabalho de encabeçamento da estrutura de concreto, na segunda quinzena de novembro, e o tráfego no local finalmente está liberado em duas pistas.

A LMG-682 possui 45 quilômetros de extensão e liga os municípios de Águas Formosas, Machacalis e Bertópolis. A ponte concluída é o acesso principal de saída e de entrada para as cidades vizinhas e comunidades rurais.