O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) está finalizando as obras complementares das condicionantes ambientais, previstas no licenciamento para implantação da AMG-3085, que interliga as rodovias BR-040 e MG-353, próximo a Juiz de Fora, na Zona Da Mata.

As obras são necessárias em virtude do licenciamento ambiental da estrada, e têm como objetivo mitigar problemas para o manancial, em caso de acidentes ou até em função do uso rotineiro da rodovia, uma vez que ela cruza a bacia da Represa Doutor João Penido. As águas da represa abastecem 50% da população de Juiz de Fora e armazena aproximadamente 16 bilhões de litros. A vazão regularizada da represa possui capacidade para até 800 litros por segundo.

A rodovia dá acesso ao Aeroporto Regional Itamar Franco, situado entre os municípios de Goianá e Rio Novo. As intervenções incluem construção de sistema separador de água e óleo, canaletas e barreiras do tipo “new jersey”, próximas à barragem Doutor João Penido. A previsão é que as obras sejam totalmente finalizadas até o próximo mês. O investimento é de R$ 10.835.209,91.

O DER-MG já implantou as canaletas e barreiras para proteção de eventuais resíduos que possam contaminar a represa em cerca de 9 km da via, que tem um trajeto total de 15,2 km. Além disso, foram implantadas contenções em determinados pontos.

Atualmente, a equipe de trabalho está realizando várias ações em pontos específicos, fazendo a limpeza de canaletas, caiação e plantio de vegetação com hidrosemeadura.

Como medida preventiva e de segurança, até a conclusão das obras, foram instaladas placas educativas e de orientação aos motoristas de caminhão sobre o tráfego de cargas perigosas, incluindo, ainda, ações de fiscalização preventiva e contato com as empresas da região que realizam este tipo de transporte.

Provias

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o Provias vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.
O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.