O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou, na manhã desta sexta-feira (19/5), as obras de construção da ponte sobre o rio Jacaré, no KM 24 da rodovia MG-170, entre Lagoa da Prata e Moema, na região Central de Minas.  

As equipes já começaram a demolição da antiga ponte que dará lugar a nova estrutura com dimensões de 49,60 metros de comprimento por 12,10 metros de largura. O investimento global será de R$2,8 milhões e os serviços serão executados em 210 dias consecutivos. 

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, o início das obras traz um alívio para todos. “Sabemos dos inúmeros transtornos causados pela interdição da ponte. Agora este problema está com os dias contados e iremos devolver à população uma estrutura nova e segura”, garantiu. 

Enquanto são executados os trabalhos, o DER-MG orienta os motoristas utilizarem um desvio passando por dentro de uma usina sucroalcooleira na região, o que aumenta o trajeto em cerca de 9 quilômetros. 

A ponte foi interditada no final de dezembro de 2021, diante do diagnóstico de uma falha estrutural. A medida foi tomada em caráter de segurança, uma vez que a estrutura recebe um tráfego diário de aproximadamente 800 veículos leves e pesados.  

Cabe destacar, ainda, que a rodovia MG-170 é um importante corredor viário por onde transita um grande volume de produtos do agronegócio, com destaque para o milho e soja. A região também abriga empresas do setor sucroalcooleiro e de laticínios que abastecem o mercado regional e nacional.