Uma nova marca para um novo modelo de gestão. As Agências Metropolitanas de Belo Horizonte e Vale do Aço desenvolveram uma nova identidade visual, mais moderna e atrativa. Ao longo dos últimos quatro anos o Governo de Minas Gerais otimizou e racionalizou a atividade estatal e as Agências Metropolitanas são órgãos modelos dessa modernização. Portanto, a nova marca visa refletir o caráter inovador das autarquias e fortalecer a identidade regional, destacando o território das regiões metropolitanas.

O novo padrão realça contornos com traços minimalistas que facilitam sua aplicação, e padroniza as cores laranja e cinza como as oficiais utilizadas pelas duas autarquias. A cor laranja caracteriza a prosperidade e avanço no trabalho desempenhado pelos órgãos, mesclando com o movimento de estabilidade e sofisticação do tom cinza. As fontes usadas, da família Montserrat, facilitam a leitura.

O Manual integra a aplicação de versões em gradiente, monocromáticas e sobrepostas em fundos coloridos específicos, que alteram o uso da marca. Clique aqui para acessar o manual na íntegra.

Regiões metropolitanas
Minas Gerais possui duas regiões metropolitanas: a de Belo Horizonte, criada em 1973, e a do Vale do Aço, de 1998. A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) é composta pelos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. Com uma população de mais de meio milhão de habitantes, a região possui IDH superior ao de Minas Gerais e Brasil. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) reúne 34 municípios e população de cerca de 6 milhões de habitantes, sendo a terceira maior do Brasil, ficando atrás apenas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

A RMBH tem destaque nacional e representa, hoje, percentual considerável do PIB mineiro, além da trajetória marcada pelo pioneirismo e pela ousadia. “Desenvolver nossa RMBH é um dos pilares do governo. Que possamos, juntos, fortalecer cada município e desenvolver novas parcerias. Juntos somos melhores e maiores”, destaca a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa.

Os municípios da RMVA são destaques dentro e fora do Brasil pela sua produção industrial e somam o 2º maior PIB do interior de Minas. Para o diretor-geral da Agência RMVA, Renato Martins, a logomarca evidencia, por meio do contorno do mapa, a grandeza da região e salienta a identidade inovadora que a Agência RMVA possui. “A marca foi elaborada para refletir a cultura de inovação e mudança que o governador trouxe para a gestão do Estado de Minas Gerais e fortalece a identidade regional”, pontua Renato.