A restauração de mais duas rodovias no Vale do Rio Doce acaba de entrar na reta final. O pavimento nos 25,4 quilômetros na MG-329, entre Caratinga e Bom Jesus do Galho, já está completamente restaurado. Da mesma forma, as obras nos 19,3 quilômetros da LMG-823, que liga Inhapim à São Sebastião do Anta, também estão avançadas. Juntas, as melhorias somam cerca de 45 quilômetros de extensão, favorecendo a qualidade de vida da população e impulsionando a economia da região, vocacionada para o plantio de café.

Os serviços, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), estão focados, agora, na sinalização horizontal da pista de rolamento, drenagem e serviços complementares. Iniciadas em maio de 2023, as intervenções, previstas no conjunto de obras do Provias, deverão ser concluídas no primeiro trimestre deste ano com a instalação da sinalização vertical. O investimento é de, aproximadamente, R$ 20 milhões.

Rota cafeeira

As duas rodovias integram um percurso rodoviário de escoamento da safra de café da região e beneficiam, diretamente, mais de 130 mil pessoas. Além disso, a MG-329 é uma importante ligação com a BR-116, no município de Caratinga, fazendo a conexão com a BR-262, próximo a Rio Casca, na Zona da Mata.

“É uma satisfação enorme acompanhar a evolução de mais uma obra aguardada pela região do Vale do Rio Doce. Em breve teremos mais uma entrega que vai ampliar a segurança e o conforto para população, graças ao planejamento e a retomada da capacidade de investimento do Governo de Minas”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Segundo Tavares, por meio do Provias, Minas está requalificando a malha viária estadual com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias. São 124 trechos e um investimento total de mais de R$ 2,5 bilhões.