Evento de divulgação do Preço SETOP. Foto: Divulgação

O auditório do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER/MG recebeu um grande público, nesta sexta-feira, 24, durante a palestra “Preço Setop”, proferida pelo subsecretário de Obras Públicas, Paulo Antônio Moreira Avelar e pela diretora de custos Naélia Portugal Pires. O evento foi realizado com o objetivo de abrir uma discussão sobre a nova planilha referencial de preços e sua transição para as obras de edificações.

O “Preço Setop” surgiu a partir de um acordo de resultados firmado entre a Secretaria de Transportes e Obras Públicas e o Governo do Estado determinando, até 30 de julho desse ano, a criação de um preço referência para as obras de engenharia e as prefeituras.

A princípio, a nova tabela de referência trará 1.800 composições de preços que serão atualizados a cada três meses. “Além disso, os preços serão regionalizados, refletindo a realidade local”, explica o subsecretário,.

Segundo Paulo Avelar, o Preço Setop é um modelo para todo o Estado. “Até então, as obras eram feitas a preço unitário e não tinham um projeto bem definido. Não tinham segurança, não tinham o que a empresa queria. Com a conjugação dos projetos padronizados e o preço justo unidos, teremos, assim uma obra a preço global”.

O professor e pesquisador da UFMG, engenheiro Abdias Magalhães Gomes, responsável pelo Caderno de Encargos feito para a prefeitura de Belo Horizonte, afirmou que se trata de um projeto de gestão pública diferenciado, focado na responsabilidade social. “É um modelo de vanguarda e poderá servir como padrão para qualquer Estado do país” disse.

Estiveram presentes engenheiros do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais, superintendentes da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, membros da FHEMIG, da Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento.

Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas

3239-0881/3239-0882/3239-0883