O subsecretário de Obras Públicas, José Bonifácio Mourão durante
O subsecretário de Obras Públicas,
José Bonifácio Mourão durante,
durante a assinatura do termo de posse.
Foto Divulgação

O vice-governador de Minas, professor Antonio Augusto Anastasia, destacou, durante a solenidade de assinatura do termo de posse do subsecretário de Obras Públicas, José Bonifácio Mourão, nesta sexta-feira, 05/06, a importância do trabalho administrativo do novo subsecretário, voltada para o progresso e desenvolvimento econômico. "O governador escolheu com muito cuidado o Dr. Mourão, para que ele nos mostre o seu trabalho. Destaco aqui a sua aguçada sensibilidade política e seu perfil responsável e ético, qualidades importantes nos dias de hoje", disse.

Segundo Mourão, a expectativa é somar e contribuir com o Governo Aécio Neves no sentido de dotar o Estado da melhor infraestrutura em obras. "Vários programas de atribuição da Setop estão em andamento e nós queremos levar nossa contribuição, não só para os programas dessa subsecretaria como também para os de outras, incluindo ProAcesso e ProMG", afirmou, destacando que "outro objetivo nosso é agilizar ao máximo os processos em andamento, como é o caso dos recursos emergenciais para os municípios vítimas de inundações e estabelecer um elo de aproximação cada vez maior entre os municípios e esta secretaria".

Mourão disse, ainda, que pretende trabalhar para tornar mais rápidas as construções e reformas atribuídas à Setop e de interesses das outras secretarias, como por exemplo, a da Saúde e a de Desenvolvimento Social.

Estiveram presentes solenidade realizada na o auditório da Setop, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, João Antônio Fleury, o subsecretário de Transportes Fabrício Sampaio, diretores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop), deputados e prefeitos entre outras autoridades.

O subsecretário

José Bonifácio Mourão nasceu em Sabinópolis-MG. Formado, em 1967, em Direito pela Universidade Federal do Estado de Minas Gerais, onde também fez  Doutorado, advogou até 1982, quando iniciou carreira política no executivo municipal como vice-prefeito de Governador Valadares (1982-1986).

A partir de 1987 foi eleito deputado estadual por três mandatos consecutivos. Foi relator da Constituição Mineira e é autor do livro "A lei Orgânica Municipal".

Em 1996, foi eleito pela primeira vez prefeito de Governador Valadares. Entre setembro de 2001 e maio de 2002, Mourão foi secretário-adjunto de Assistência Social da Criança e do Adolescente e da Secretaria de Estado do Trabalho. Em 2003 retornou ao cargo de deputado estadual na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALEMG), onde permaneceu até 2004. A partir de 2005, assumiu pela segunda vez o cargo de prefeito de Governador Valadares.

Subsecretaria

Criada em 2007, a subsecretaria de Obras Públicas teve como primeiro subsecretário Paulo Avelar que, assumiu a gerência do Projeto Estruturador Minas Avança, implantado em 2005, com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano em cidades-polo mineiras. Foram concluídas 56 obras, das 69 obras previstas, representando um investimento final de R$ 270 milhões.

Outro trabalho a criação do Preço Setop, uma planilha referencial e regionalizada de custos de serviços de engenharia e preços de materiais para obras de edificação e infraestrutura em todo o Estado. Por este trabalho, a equipe da Subsecretaria obteve o reconhecimento ao ganhar o Prêmio de Excelência de Gestão, em 2008.

"A primeira preocupação da gestão do secretário Fuad foi melhorar a qualidade dos convênios. Passamos a ter preços de referência em todo o estado, disponibilizados na internet, e o mesmo procedimento foi feito com os projetos. Isso representou um avanço fantástico, levando a criação de obras e convênios com melhores preços e maior qualidade", destacou Avelar.

Segundo Paulo Avelar, a relação dos clientes com o Deop melhorou, pois foi criada uma interface em que se tornou possível a comunicação entre as Secretarias de Estado do Governo de Minas. "Nós passamos a freqüentar as casas dos nossos clientes e no caso das prefeituras, passamos a ir às regionais explicar o funcionamento do Sistema de Transportes e Obras Públicas. Hoje, na pesquisa de satisfação do cliente, a nossa nota chega a oito pontos", conclui.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais