A partir deste sábado, 30/08, mais 22 linhas do Vetor Norte - que atendem aos municípios de Ribeirão das Neves, Vespasiano, São José da Lapa, Confins, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Capim Branco, passam a integrar o sistema MOVE Metropolitano com linhas alimentadoras no Terminal Vilarinho. Trata-se da segunda etapa de implantação deste terminal que atenderá, no total, 38 linhas alimentadoras, transportando uma média diária de 39 mil passageiros.
A primeira etapa teve inicio em 14 de junho e promoveu o transporte de 24 mil passageiros por dia, em média, utilizando 16 linhas alimentadoras e cinco linhas troncais metropolitanas com destino a área central (direta e paradora), área hospitalar e Cidade Industrial, com duas opções de trajeto, passando pelo Anel Rodoviário ou pela Avenida Carlos Luz.
O sistema MOVE Metropolitano entrou em operação pela primeira vez no dia 26 de abril deste ano, com o Terminal São Gabriel. Atualmente este sistema opera nos terminais São Gabriel, Vilarinho e nas estações de São Benedito e Justinópolis. Ainda com obras em andamento a estação Bernardo Monteiro (área hospitalar) e terminais São Benedito (Santa Luzia), Justinópolis (Ribeirão das Neves) e Morro Alto (Vespasiano). Até o momento, foram investidos recursos da ordem de R$ 148,3 milhões, para implantação do MOVE Metropolitano.
Redução do tempo de viagem
Apenas os ônibus do Sistema MOVE podem acessar o Centro de Belo Horizonte através das pistas exclusivas das Avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos. Com a queda do viaduto da Avenida Pedro I, as viagens hoje são realizadas pelas ruas laterais, por onde também circulam os carros. Os consequentes engarrafamentos em função da interdição da pista atingem os usuários do Move metropolitano que passam pela via, no entanto, as pistas exclusivas podem ser usufruídas nos demais trechos.
Racionalização da operação das linhas
Gradativamente, a cada entrada em operação de terminal ou de estação do MOVE Metropolitano, vai acontecendo a redução do número de ônibus que trafega pela área central da capital. As pistas exclusivas, além de reordenarem o tráfego nos corredores de acesso ao centro, aliadas ao uso das estações de transferência, proporcionam mais conforto aos passageiros. Com a implantação da segunda etapa do Terminal Vilarinho, cerca de 24 ônibus metropolitanos deixarão de acessar o centro de Belo Horizonte.
Na parte operacional, o sistema de transporte de passageiros da região metropolitana passa por uma profunda racionalização de linhas e itinerários com o objetivo de propiciar mais alternativas aos usuários, reduções tarifárias em trajetos específicos, redução do tempo de viagem, maior integração com o Metrô e diminuição do número de ônibus que acessam o hipercentro de BH.
Quando todos os terminais do Move Metropolitano estiverem em operação o sistema vai atender 14 municípios do Vetor Norte da região metropolitana (Caeté, Capim Branco, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Matozinhos, Nova União, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas, Vespasiano e Sabará), e deverá transportar uma média diária de 230 mil passageiros.
Informações
Os passageiros das linhas alimentadoras da 2ª Etapa de implantação do Terminal Vilarinho vão receber folhetos contendo informações do Sistema MOVE Metropolitano e do funcionamento do terminal. Cartazes serão afixados nos ônibus.
Monitores da equipe “Posso Ajudar” vão atuar no Terminal e nas Estações de Transferência (ao longo dos corredores) e na Estação de Transferência no centro de Belo Horizonte (Estação Tupinambás), na Avenida Paraná.
Mais informações podem ser obtidas no LIG Minas 155 – opção 6, ou no site www.movemetropolitano.mg.gov.br. Sobre a comercialização do cartão Ótimo, as informações serão repassadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintran).Estará disponível para consulta, no site do DER/MG (www.consultas.der.mg.gov.br/), as informações das linhas MOVE Metropolitano, como horários, itinerário e valor da tarifa.