O projeto de recuperação da pista do Aeroporto de USIMINAS/IPATINGA está na fase final para readequações e apresentação de documentos complementares, devendo ser apresentado pela Secretaria em breve para sua aprovação final pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura – SAC/MINFRA.    

Os recursos contemplam a recuperação do pavimentação da pista de pouso e decolagens, pista de taxiamento e pátios de aeronaves, e pintura da nova sinalização horizontal, taxiway e pátio de aeronaves.

O Termo de Compromisso nº 06/2019, cujo objeto é a Restauração do pavimento da Pista de Pouso e Decolagem, das Taxiways, do Pátio de Aeronaves; Execução da nova sinalização horizontal das taxiways e do pátio de aeronaves do Aeroporto de Ipatinga (SBIP), foi assinado e publicado no DOU em 31/12/2019, conforme anexo.    

Os recursos, provenientes do Ministério da Infraestrutura, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), serão liberados conforme o cumprimento das etapas previstas no Plano de Trabalho. Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).
Por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), serão destinados pela União R$ 12 milhões. A contrapartida do Governo de Minas Gerais será de cerca de R$ 1.2 milhão.

Ainda não há previsão exata para o início das obras, pois após os ajustes técnicos dos projetos, ainda é necessária a aprovação final do Projeto Básico, pela SAC/MINFRA, para dar início ao processo licitatório. Concluída esta etapa, será possível planejar o cronograma definitivo com maior assertividade, que será divulgado pela Secretaria em momento oportuno.