A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) transferiu a realização da Audiência Pública referente ao projeto de concessão do Metrô de Belo Horizonte, para a Cidade Administrativa Tancredo Neves. A data e o horário permanecem os mesmos: dia 23 de dezembro, de 13h às 17h.

A sessão presencial acontecerá no Plenário do Prédio Gerais – 9º andar, na sede do Governo de Minas (Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, Bairro Serra Verde – Belo Horizonte – MG).

Simultaneamente será realizada a transmissão, ao vivo, no canal da Seinfra no Youtube. Importante destacar que não será possível o envio de perguntas via chat.

O local de realização da reunião presencial tem capacidade máxima para 90 pessoas, nos termos dos protocolos determinados pelo Minas Consciente. Os interessados em acompanhar a sessão presencialmente deverão fazer inscrição prévia pelo e-mail concessaometro@infraestrutura.mg.gov.br.  A mensagem deverá ser encaminhada até 18h do dia útil anterior à audiência e conter nome completo, endereço de e-mail, telefone de contato e empresa/entidade que representa, conforme disposto no regulamento.

Outros detalhes sobre a concessão, bem como o regulamento com a forma de participação estão disponíveis no site da Seinfra e, também, no site da Unidade de PPP do Governo de Minas Gerais. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo endereço de e-mail concessaometro@infraestrutura.mg.gov.br.

Consulta Pública
Também está em andamento a consulta pública do projeto. Sugestões, contribuições e questionamentos sobre o modelo proposto podem ser encaminhadas para o e-mail concessaometro@infraestrutura.mg.gov.br, até o dia 27 de dezembro.

O formulário modelo de questionamentos e o regulamento com a forma de participação pode ser acessado clicando aqui.

Projeto
O escopo do projeto, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e conduzido em parceria com o Governo Federal, prevê a modernização e ampliação da Linha 1, além da conclusão da construção da Linha 2, assim como a operação dos serviços por 30 anos.

A iniciativa, inédita, associa a venda da empresa pública federal à concessão dos serviços pelo estado, com a outorga da melhoria, ampliação, construção e operação do metrô da capital mineira. A modelagem tem por objetivo atrair a expertise privada para a ampliação e operação do sistema de transporte, com mais eficiência e facilidade para acessar novas tecnologias necessárias à modernização dos serviços.