O projeto do Rodoanel Metropolitano foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (17/3), a empresários membros da Associação Comercial da Ceasa Minas (ACCeasa-MG). O encontro contou com a participação do subsecretário de transportes, Gabriel Fajardo, que detalhou os aspectos técnicos do projeto e esclareceu dúvidas dos participantes.

A Ceasa Minas recebe, diariamente, um fluxo de aproximadamente 6 mil caminhões com a produção agrícola não apenas de Minas Gerais, mas de diversos estados brasileiros.

A construção do Rodoanel Metropolitano, na avaliação dos empresários, irá beneficiar diretamente o setor produtivo, trazendo uma melhoria logística significativa, com reflexos positivos em toda cadeia de abastecimento.

Diretor-presidente da ACCeasa, Noé Xavier explica que a maior agilidade no transporte de cargas trazida pelo projeto vai favorecer diretamente a Ceasa Minas, uma vez que muitos produtos, como por exemplo os hortifrutti, têm validade de apenas um dia.

"Contamos com a presença de representantes de associações e cooperativas dos produtores rurais, além do sindicato dos carregadores e todos, de forma unânime, entendem que o traçado proposto pelo Governo de Minas para o Rodoanel é a melhor opção não apenas para a Ceasa, mas para o município de Contagem", afirmou.

Alto padrão
O Rodoanel será uma rodovia Classe 0, isto é, com os mais elevados padrões técnicos, controle total de acessos e prestação de serviços de alta qualidade aos usuários, como atendimento médico, guincho e suporte 24 horas.

O modelo da contratação será via parceria público-privada (PPP). A empresa vencedora da licitação será responsável pela elaboração de projetos, construção da rodovia, além da sua operação e manutenção pelo prazo de 30 anos. Ao Estado caberá a fiscalização do contrato para que todas as exigências sejam cumpridas pela concessionária e o nível de serviços oferecido aos usuários da via seja satisfatório.

Para viabilizar a construção do Rodoanel Metropolitano, o Estado irá investir cerca de R$ 3 bilhões, oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência da tragédia de Brumadinho. A empresa vencedora, por sua vez, investirá aproximadamente R$ 2 bilhões.

O critério de escolha da licitação será o menor valor da contraprestação a ser paga pela administração pública. Isto é, vencerá a disputa a empresa que oferecer o maior desconto sobre o valor a ser aportado pelo Estado no projeto.

Benefícios
O Rodoanel ligará alguns dos principais polos econômicos de Minas Gerais, ampliando a malha viária do estado com melhoria na qualidade de vida da população e garantindo melhores vias de acesso. A região do Anel Rodoviário ficará, portanto, mais livre para a circulação de veículos coletivos e individuais, sendo possível a significativa redução no número de acidentes e maior agilidade no tráfego.

Dentre os diversos reflexos positivos esperados estão o aumento do PIB da RMBH entre 7% e 13% em 10 anos e a diminuição das emissões de CO2 em quase 10% devido à existência de uma nova via que diminui os tempos de deslocamento e a quantidade de congestionamentos, permitindo maior eficiência e redução das cargas poluidoras dos veículos.