Tornar o Sistema de Integridade desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) mais acessível e inclusivo. Esse é o principal objetivo do projeto Vozes da Integridade, que disponibiliza versões em áudio das principais políticas de integridade e ESG (Environmental, Social and Governance) da Secretaria.

Por meio do recurso da audiodescrição, o projeto Vozes da Integridade permitirá que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo das políticas de integridade da pasta. Disponível ao público em geral, as versões audiodescritas poderão beneficiar também idosos e pessoas que tenham dificuldades de leitura, por exemplo.

A iniciativa fortalece o compromisso da pasta em desenvolver um ambiente inclusivo, alinhado a uma agenda de integridade ampla, como explica o Compliance Officer e presidente Comitê Executivo de Integridade e Proteção de Dados da Seinfra, Marcos Caldeira. “Com o lançamento do projeto, a Seinfra espera democratizar ainda mais o acesso às suas diretrizes de integridade e servir de exemplo e inspiração para todos que se relacionam com a pasta”, destaca.

O primeiro produto em áudio é o Guia Prático de Relacionamento com Agentes Privados, que pode ser acessado no canal da Seinfra no YouTube. Com aproximadamente 24 minutos de áudio, o Guia reúne um conjunto de orientações e boas práticas para comunicação, reuniões e encontros entre os agentes públicos da Secretaria e seus interlocutores privados.

Na avaliação do Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o projeto reforça o compromisso do Governo de Minas em promover uma gestão inclusiva. “O lançamento desse material em áudio amplia o alcance das nossas políticas de integridade e compliance, além de fortalecer nossa proposta de difundir cada vez mais essa prática no serviço público”, reforça.  

Apoio
A gravação do Guia contou com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que cedeu o especialista em audiodescrição, Michel Vercélis Cândido.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, garantir a inclusão de cada pessoa em Minas e no Brasil ainda é um desafio que Estado e sociedade precisam superar em conjunto.

“O Projeto Vozes da Integridade vem ao encontro desta meta e é um prazer poder contribuir para que isto aconteça. A versão em áudio das políticas de integridade dá a noção da grandeza da proposta que a Seinfra está colocando em prática, garantindo a acessibilidade dos conteúdos de seus projetos de integridade”, avalia.

O trabalho contou, ainda, com a parceria da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), que disponibilizou os estúdios do Programa Minas Rural para a produção do material.

Clique aqui para ouvir o Guia Prático de Relacionamento com Agentes Privados